5min. de leitura

10 atitudes conscientes que nos ajudam a abandonar as preocupações e a ansiedade

Atitudes conscientes são essenciais na busca por uma vida mais tranquila, livre de preocupações desnecessárias e ansiedades.


Nem sempre é fácil incorporar esses comportamentos, principalmente se tivermos vivido até então de uma maneira totalmente diferente. No entanto, é fundamental para entrarmos em uma fase mais saudável e feliz de nossas vidas.

Abaixo estão 10 atitudes conscientes que nos ajudam a abandonar as preocupações e a ansiedade.

1. Dedique-se a viver intensamente cada momento de sua vida, mesmo os mais difíceis

A vida é feita de momentos, e nem tudo sempre vai sair como esperamos. No entanto, é fundamental aprendermos a viver os momentos difíceis, porque são eles que nos ensinam lições e nos capacitam para quando o nosso tempo de conquistas chegar.


2. Compreenda que você não pode fazer tudo para todos

Nós nos cobramos muito. Queremos fazer tudo para todos, e muitas vezes acabamos nos esquecendo de nós mesmos. Essa urgência de “corrigir” tudo é uma das maiores fontes de ansiedade.


Compreenda que você nunca conseguirá resolver os problemas de todos ao seu redor e fazer todo mundo feliz. Aceite suas limitações e libere esse peso de sua mente. Dessa maneira, você viverá muito mais feliz e em paz.


3. Viva no momento presente

Parece cada vez mais difícil viver no presente, porque nossa cultura incentiva desejos e necessidades que criam uma ansiedade pelo futuro. Entretanto, precisamos ter a consciência de que para sermos realmente tranquilos, é fundamental que vivamos no presente. Aproveite cada momento com intensidade, pois ele não voltará.


4. Permita-se ser surpreendido

Quando tentamos “saber tudo”, nós nos privamos do incrível prazer de sermos surpreendidos. Não há problema em não ter todas as respostas. Na realidade, isso é algo normal. Permita-se ser guiado a lugares inesperados e experimentar novos sentimentos.



5. Entregue-se ao fluxo da vida

Temos a tendência natural a resistir às mudanças da vida, queremos que tudo fique do mesmo jeito, quando estamos confortáveis. No entanto, o fluxo da vida é totalmente oposto à nossa zona de conforto.

Tudo está sempre mudando, e a melhor maneira de lidarmos com isso é aceitarmos o fluxo da vida e liberarmos qualquer sentimento de resistência. Quando fluímos naturalmente, aumentamos nossas chances de encontrar algo melhor do outro lado.


6. Pare de tentar compreender tudo

A facilidade de acesso à informação do mundo moderno nos torna neuróticos do conhecimento. Como aprendemos que devemos sempre saber de tudo, a falta desse “saber” nos torna envergonhados.

Mas entenda que a precipitação em entender as coisas antes do tempo torna tudo menos mágico, menos natural. Permita que a vida siga seu ritmo e entenda que no tempo certo as respostas virão até você.


7. Confie no Universo

Muitas pessoas que manifestaram todos os seus sonhos e desejos apenas deram um salto de fé e aprenderam a confiar no Universo como algo maior que elas mesmas. Não é necessário ser uma pessoa religiosa, o importante é apenas crer que algo maior está preparando tudo para o seu sucesso.


8. Abandone o pensamento excessivo sobre o que já aconteceu ou vai acontecer

Pensar excessivamente sobre o passado ou futuro não é a resposta para nada em nossas vidas no presente. O que passou, passou e o que ainda nem aconteceu não deve nos causar pânico ou medo. Foque apenas em viver o melhor possível HOJE.


9. Aprenda a fazer uma coisa de cada vez

Apesar de sermos levados a acreditar dessa maneira, nós não precisamos sempre estar cheios de coisas para fazer, de responsabilidades e expectativas para satisfazer.  A preocupação irracional com o reconhecimento e imagem pessoal pode nos levar à infelicidade.

Valorize equilíbrio e estabilidade, para que possa viver sua vida com sabedoria e abrir mais portas para o seu sucesso.


10. Não guarde mágoas

Se guardarmos mágoas de tudo o que os outros nos fizerem, logo não poderemos mais conviver em sociedade. As pessoas são imperfeitas e estão constantemente falhando, isso nos inclui. Conflitos e desentendimentos são uma parte normal da vida.

As mágoas só servem para nos magoar e nos tornar pessoas amargas. A pessoa a qual direcionamentos esse sentimento não será nem de perto afetada como nós, porque esse sentimento não está nela, mas em nós. Deixe ir esses sentimentos tóxicos e configure-se para uma vida mais iluminada!


Direitos autorais da imagem de capa: Fineas Gavre / Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.