7min. de leitura

10 coisas para fazer quando se está triste

Todos nós passamos por altos e baixos ao longo da vida. Afinal, ela é como uma roda gigante. Ora estamos em cima, ora embaixo. Não importa.


Ao longo da nossa história, viveremos momentos de glória, felicidade e, felizmente, também viveremos momentos tristes, conturbados.

Mas saiba que é possível ser feliz e viver bem também nesses momentos e escrever os capítulos mais belos da nossa história.

Pensando nisso, trago 10 coisas simples que podem ajudá-lo a seguir em frente, sem perder a vontade de apreciar a vida:

1. Orar

Se a raiva, amargura, tristeza, decepção ou dificuldades tomarem conta de você, o primeiro passo será a oração. Não importa a sua religião ou crença. Ore do seu jeito. Entregue os seus caminhos para Deus. Ele jamais desistirá de você. Seja qual for o seu problema, lembre-se que dentro de vós existe a digital do criador. O espírito que habita dentro do seu ser, é infinitamente maior do que todo e qualquer problema que possa enfrentar. Se possível, procure uma igreja. A religião fica a cargo da sua fé. Lembre-se: ”Os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar”. (Crônicas 7:15)



2. Fazer uma caminhada

Todos sabemos que caminhar traz benefícios magníficos e longínquos para o nosso corpo físico. Mas, além disso, pode trazer benefícios para a nossa saúde psíquica. Quando você caminha, o seu corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Além disso, faz o aumento de benefícios como o humor e a autoestima.


3. Ouvir música

Há quem diga que quem canta os males espantam, e não é que é verdade? Bom, pelo menos em parte. Ouvir músicas que gostamos faz o nosso cérebro ativar áreas de recompensas. E se você ouvir músicas que lembram momentos alegres os quais já vivenciou, certamente trará novamente bons momentos, fazendo-o recordar de coisas positivas. Mas lembre-se: evite ouvir músicas tristes, músicas depressivas ou músicas que o lembrem momentos infelizes!


4. Relembre suas conquistas

Sabe aquele carro, a CNH, a sua casa, aquele curso que você tanto queria e conseguiu? Parabéns! Lembre-se de que nada disso foi fácil. Talvez alguns duvidaram da sua capacidade, disseram que você não conseguiria. No entanto, você chegou lá. Relembrar as conquistas é reviver momentos de luta e de glórias. Lembre-se da força interior que existe dentro de você!



5. Converse consigo mesmo

Não. Você não está ou ficará louco ao fazer isso. Dialogar consigo mesmo pode mudar a sua vida. Grandes pensadores como Albert Einstein, Freud, Isaac Newton, Augusto Cury escreveram os capítulos mais nobres da sua história e fizeram algumas das maiores descobertas para a humanidade durante a arte de conversar consigo mesmo. Aprenda a questionar-se sobre os seus problemas, sobre as mazelas pelas quais porventura estiver passando. Tenho certeza de que ninguém além de você mesmo terá as melhores respostas e ou os melhores caminhos.


6. Assista a filmes motivacionais

Motivar-se através de filmes e séries não costuma falhar. Principalmente se você estiver indisposto, com o astral lá embaixo. Alguns títulos já conhecidos podem ajudá-lo a alavancar e voltar para o jogo da vida com as energias recalibradas, como “A procura da Felicidade”, “Desafiando Gigantes”, e “O Vendedor de Sonhos”, dentre outros. Tomar uma dose de força, motivação e inspiração, não faz mal a ninguém. Escolha um título e boa pipoca!


7. Converse com amigos

Todos temos pessoas pelas quais temos uma afinidade maior. Seja aquele colega da faculdade, do trabalho ou um familiar. Procurar um ombro amigo (de confiança) poderá lhe render bons frutos. Ter alguém para conversar, desabafar, dividir problemas e sonhos é de grande valia. Pois o que você não coloca para fora e guarda consigo, pode trazer danos irreversíveis para a sua saúde, seja física ou psíquica. Tenha alguém para te ouvir nos momentos de luta ou aflições.


8. Ria

Se não for o melhor remédio, também não está entre os piores. Rir pode ser a melhor saída para a maioria dos nossos problemas. Aprenda a utilizar o bom humor até nos momentos difíceis. Rir dos problemas pode ser o primeiro passo para a resolução da maioria deles.


9. Aprecie a natureza

Sentir o cheiro do mato molhado, ouvir o canto dos pássaros e da água, apreciar as belas paisagens, respirar o ar limpo e puro, não tem preço. Estar ou frequentar um ambiente livre de poluições sonoras, visuais e poluição do ar, com certeza será uma das melhores terapias que você pode fazer. Coloque isso no topo da sua agenda e pratique essa ideia. A sua mente, o seu corpo e principalmente a sua família, agradecem.


10. Agradeça a Deus

Esta também poderia estar no topo da lista. Pois agradecer é sinônimo de humildade, reconhecimento e principalmente gratidão. Agradeça a Deus pelo dom da vida. Lembre-se de que, independente do problema que você possa estar passando, existe alguém em situação pior do que a sua. Alguém que gostaria de estar no seu lugar. Ter o que você conseguiu ou simplesmente ter a saúde que você tem. Lembre-se de que chegar ao fundo do poço, pode ser a melhor saída. Pois alcançar o chão da lama, ajuda a dar o impulso para o topo dos vencedores. Nunca se esqueça de que quem está atravessando um deserto ou Oásis, deverá se alegrar incessantemente. Pois quem está em momentos difíceis, certamente terá a presença de Deus ao seu lado. Basta ter fé! Já agradeceu a Deus hoje?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: mihtiander / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.