10 COISAS PARA NUNCA DIZER A UMA PESSOA SENSÍVEL:

Todos nós provavelmente conhecemos uma pessoa sensível. Essas pessoas nos protegem de danos, nos ajudam a superar nossas tempestades mais difíceis, nos nutrem e sempre oferecem um ouvido para ouvir e um ombro para chorar. Para muitos de nós, a vida seria muito mais difícil sem essas almas bonitas para nos ajudar. Elas sentem as coisas em um nível muito profundo, e embora pareçam criaturas complicadas, simplesmente ficam sobrecarregadas por estímulos com muita facilidade.

Elas não desejam tornar as coisas mais difíceis, e certamente não querem atenção ou simpatia. Pessoas altamente sensíveis, em poucas palavras, simplesmente sentem mais. Elas processam as coisas mais lentamente e não ressoam com o estilo de vida acelerado do mundo de hoje.

Muitas vezes se sentem como estrangeiras neste mundo, porque têm muitas emoções e pensamentos em qualquer momento, e isso que torna a vida muito cansativa, às vezes. Entretanto, tentam duramente viver uma vida normal, pelo menos na superfície. Sob as águas calmas, porém, está um turbulento mar de emoções sempre em mudança, que a maioria das pessoas nunca vai conseguir ver.

Pessoas sensíveis já têm muitos problemas e certamente não precisam de estresse extra ou pressão das seguintes declarações/perguntas:

1.”Por que você é tão emocional?”

10-coisas-para-nunca-dizer-a-uma

Pessoas sensíveis definitivamente não precisam ouvir isso. Alta sensibilidade é, de fato, um traço biológico real que cerca de 20% da população tem, de acordo com a Dra. Elaine Aron.

Então, na próxima vez que você conversar com uma pessoa altamente sensível, lembre-se de que ela não pode evitar um traço de personalidade que nasceu com ela, e só quer viver uma vida normal como todo mundo.


2.”Por que você demora tanto para fazer as coisas?”

Pessoas altamente sensíveis também processam as coisas mais lentamente, então precisam de mais tempo para fazer tudo. Elas também precisam de pausas frequentes, pois até pequenas tarefas podem parecer esmagadoras. Não as questione sobre seu tempo para fazer as coisas; apenas permita-lhes o tempo que precisam para realizar uma tarefa.


3.”Por que você precisa de tantas pausas?”

Mais uma vez, as pessoas sensíveis ficam cansadas e sobrecarregadas facilmente. Elas não são preguiçosas, incompetentes ou apenas caçadoras de atenção. Elas realmente são pessoas muito inteligentes, capazes, mas trabalham de uma maneira diferente, mais lenta do que os outros. Não as faça se sentirem mal por seguir seus instintos naturais.


4.”Você dificulta a vida.”

10-coisas-para-nunca-dizer-a-uma2

Elas não tornam a vida mais difícil; são apenas mais conscientes e sensíveis às dificuldades que compõem a vida. Elas não acordam todas as manhãs e se esforçam para tornar o seu dia mais difícil do que precisa ser – na verdade, querem o oposto. Pessoas sensíveis só têm uma “luta” diferente da dos outros, mas não se fazem de vítima e nem exigem simpatia. Elas só querem amor, compreensão e apoio, algo que todos nós merecemos.


5.”Você soa como uma criança mimada.”

Outra vez, você não quer usar essas palavras com uma pessoa sensível. Se elas se queixam, é provavelmente uma coisa ocasional, e só precisam tirar algo do peito. Você tem que perceber que, literalmente, todos se queixam em algum momento, por isso não as faça se sentirem mal por simplesmente serem humanas. Todo mundo merece uma chance de expressar o que está as atrapalhando, e tudo o que elas precisam nesse momento é alguém para ouvi-las.


6.”Pessoas sensíveis só querem atenção.”

Na verdade, as pessoas sensíveis geralmente querem o oposto da atenção. A maioria dessas pessoas se identifica como introvertida, e como você deve saber, estar no centro das atenções não é típico de um introvertido. As pessoas sensíveis só querem viver uma vida feliz, normal, sem serem vistas como algum tipo de espécie alienígena. Elas ficam estressadas facilmente pela tensão de um ritmo acelerado, então entenda isso antes de começar a colocá-las para baixo.


7.”Você sente / pensa demais.”

10-coisas-para-nunca-dizer-a-uma3

Pessoas sensíveis não seriam verdadeiras se não pensassem ou se sentissem em excesso. Isso é visto como uma maldição e uma bênção por muitas pessoas altamente sensíveis, mas a maioria não iria querer mudar, se tivesse a oportunidade. Ser capaz de pensar e sentir profundamente dá-lhes uma experiência mais rica, mais completa da vida como um todo. Elas começam a sentir a pressa absoluta e satisfação que vem com os bons tempos, e o desespero e turbulência dos maus momentos. Elas conseguem sentir tudo, o que as ajuda a apreciar os aspectos positivos na vida ainda mais. Então, não as mande parar de pensar e sentir demais, porque simplesmente não funciona dessa maneira.


8.”Não me surpreende que você não tenha amigos.”

Essas pessoas podem ser um pouco reclusas, mas muitas têm uma vida social ativa e saudável. Muitas pessoas altamente sensíveis adoram ter relacionamentos com os outros, mas muitas vezes têm um círculo fechado de amigos, e isso é bom para elas. Não assuma coisas sobre as vidas dessas pessoas, porque provavelmente não são verdade. Se elas não têm muitos amigos, é provavelmente por escolha própria, não por rejeição de outros.


9.”Você torna as coisa muito maiores do que são.”

 

Elas realmente não querem isso; só podem parecer desta forma para os que não têm a característica da sensibilidade. Pessoas sensíveis sentem tudo em seu núcleo, então sim, muitos aspectos da vida parecem grandes demais. Elas têm de processar muitos estímulos durante todo o dia, todos os dias, e descomprimir após a exposição a tudo. Soa desgastante para você? Imagina para quem convive com isso diariamente. Pense nisso antes de julgar as pessoas altamente sensíveis.


10.”Apenas aceite e lide com isso.”

10-coisas-para-nunca-dizer-a-uma4

Talvez uma das piores respostas para dar a uma pessoa sensível. Ela provavelmente resultará em ser ignorado ou levar um tapa. Pessoas sensíveis “lidam com isso” da melhor maneira possível, e não apreciam que digam o contrário. Trate-as com respeito e ofereça compreensão, assim você manterá a amizade por muito mais tempo.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity



Deixe seu comentário