5min. de leitura

10 coisas que acontecem quando um empata se relaciona com um narcisista:

É comum empatas serem atraídos para relacionamentos com narcisistas. Os empatas sentem uma necessidade constante de cuidar de pessoas ao seu redor e isso é muito útil para os narcisistas, que vivem em uma busca por validação.



Existem alguns sinais bem específicos de relacionamentos entre empatas e narcisistas. Os 10 sinais abaixo se referem aos empatas que buscam curar parceiros narcisistas.

Os empatas são pessoas muito motivadas que tentam fazer seu relacionamento funcionar, mesmo em meio a adversidades.

10 coisas que acontecem quando um empata se relaciona com um narcisista:

1. O narcisista pode fazer do narcisista o seu alvo

Os narcisistas costumam ser manipuladores experientes e, muitas vezes, cruéis, e por isso os empatas, que são pessoas sensíveis, podem se tornar alvos fáceis para eles. Outro fator que contribui para esse fato é o altruísmo e compaixão que os empatas conservam, que pode torná-los vulneráveis ​​às manipulações narcisistas.


2. O empata coloca os sentimentos de seu parceiro narcisista na frente de seus próprios

Os empatas têm uma natureza de doação. Isso significa que eles tendem a colocar as necessidades das outras pessoas antes das próprias. Como são muito altruístas, dificilmente priorizam os próprios sentimentos, e isso pode alimentar o ego do parceiro narcisista.



3. O narcisista se alimenta da bondade e gentileza do empata

É muito provável que os narcisistas usem seu relacionamento com os empatas para ganho pessoal, principalmente para alimentar seus próprios egos. Ele constantemente criará situações específicas para que possa receber elogios de seu parceiro empata.


4. O narcisista usa a manipulação contra o empata

O  narcisista usará recursos como charme, meias verdades e enganos para manipular seu parceiro empata. Através dessa manipulação, o narcisista tem o objetivo de controlar o relacionamento.


5. O empata gosta de “endeusar” o narcisista

Os egoístas na relação são os narcisistas. No entanto, os empatas também exercem certos comportamentos pensando em sua própria recompensa. O ato de agradar e cuidar de outras pessoas faz com que os empatas se sintam bem e necessários, e é exatamente por isso que, frequentemente, usam os parceiros narcisistas para sua própria gratificação.



6. O empata acredita que o narcisista é especial, apenas mal interpretado

Por mais que muitas vezes seja claro quem o narcisista realmente é, o empata ainda o enxergará com uma pessoa boa, apenas mal compreendida. Sabendo da natureza compassiva de seus parceiros, os narcisistas farão a sua parte para que seu papel de vítima perpetue, e provavelmente os empatas acreditarão, pois buscam enxergar o bem em tudo.


7. O narcisista negligencia o empata

Os narcisistas realmente não se importam com nada e nem ninguém, além de si mesmos. Por esse motivo, não dão atenção para os pensamentos e sentimentos. Em relacionamentos, eles só querem receber, nunca doam e desvalorizam totalmente as necessidades de seus parceiros.


8. O narcisista usará gaslighting e jogos mentais

Gaslighting é uma tática de manipulação na qual o manipulador faz a vítima questionar a sua própria realidade. Os narcisistas manipulam seus parceiros para que eles fiquem loucos se perguntando se algo realmente aconteceu.


9. O narcisista agirá com superioridade ao seu parceiro empata

Narcisistas se enxergam como superiores às pessoas ao seu redor, e não têm problema nenhum em transmitir isso através de seu comportamento. Eles sempre agem  com um ar de superioridade aos seus parceiros, muitas vezes, chegando até mesmo a humilhá-los.


10. Os empatas podem se sentir presos ou abusados ​​por um narcisista (se isso acontecer, devem procurar ajuda)

Os comportamentos de narcisistas sobre empatas não são brincadeira, devem ser levados a sério. Quando os empatas sentem que estão sofrendo abuso, em qualquer nível, devem encontrar a ajuda de um profissional de saúde mental licenciado.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.