publicidade

10 coisas que não devemos fazer se quisermos ter vidas mais autênticas, segundo o budismo

O princípio do budismo é promover a consciência, libertar a humanidade do sofrimento, e levar-nos a vidas mais significativas, através da compaixão e paz.

Existem muitas dicas sobre as coisas que devemos fazer, de acordo com essa filosofia, para criarmos uma realidade positiva para nós mesmos. Hoje, trazemos um complemento a essas dicas, apresentando coisas que não devemos fazer de acordo com o budismo, para vivermos com autenticidade e significado.



Veja 10 princípios budistas das coisas que você NÃO deve fazer

1. Não idolatre nenhuma doutrina, teoria ou ideologia

As diferenças crenças ou filosofias são apenas orientações para o caminho certo que devemos seguir, inclusive o budismo, não são a verdade absoluta, e, por isso, não devem ser idolatrados.

A idolatria apenas nos afasta da evolução.


2. Não acredite que o conhecimento que você possui agora é imutável

Seja humilde em relação aos seus conhecimentos, por mais que você saiba sobre um determinado assunto, é sempre possível aprender com outra pessoa. Não existem verdades absolutas. Construímos o conhecimento todos os dias, através de nossas experiências.


3. Não force outras pessoas a pensarem como você

Todos têm o direito à própria opinião e devemos respeitar isso. Não force seus pontos de vida sobre as outras pessoas, busque ser ouvido através do diálogo, mas permita que cada um forme suas convicções com liberdade.



4. Não feche os olhos para o sofrimento que existe no mundo

Nem sempre temos um contato direto com todo o sofrimento do mundo, mas não é por isso que ele deixa de existir. Não feche seus olhos para as pessoas que vivem em condições desumanas, conscientize a si mesmo e às pessoas ao seu redor sobre a necessidade de combater a dor todos os dias.


5. Não trabalhe em algo que seja prejudicial aos seres humanos e à natureza

Não colabore com empresas que que privam outras pessoas de seu direito de viver. Encontre um lugar que aceite não só o seu talento, mas também seu caráter e desejo de fazer bem para o mundo.



6. Proteja todas as formas de vida

Faça a sua parte para proteger todas as formas de vida e prevenir a guerra.


7. Não se perca em distrações

Esteja sempre focado nas coisas boas que existem no momento presente. Plante sentimentos e sentimentos positivos para sua vida se mova sempre para frente, eliminando as distrações negativas no caminho.


8. Não profira palavras de discórdia

Use suas palavras para espalhar amor e bem pelo mundo, elimine de seu vocabulário qualquer coisa que possa alimentar conflitos ou gerar discórdia.


9. Não minta por interesse ou para impressionar pessoas

Não diga mentiras apenas para parecer melhor aos olhos de outra pessoa, ou por algum interesse egoísta. Suas palavras são um reflexo de quem você realmente é. Seja sempre sincero e injustiça, mesmo que isso possa ameaçar sua própria segurança.


10. Não use a comunidade budista para ganhos pessoais

A comunidade budista tem o objetivo de unir as pessoas e apoiar-se mutuamente na jornada da vida, compartilhando ensinamentos e exemplos positivos. Nunca deve ser usada para ganhos pessoais.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Tommaso Lizzul / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.