10 coisas que os pais jamais devem dizer aos filhos:

3min. de leitura

Você provavelmente já sabe que as crianças imitam o comportamento dos adultos e tudo que elas os ouvem falar pode influenciar diretamente na formação da sua personalidade e identidade, por isso é necessário muito cuidado no que se fala para uma criança ou próximo a ela.



O pediatra Marcelo Reibscheid do Hospital Maternidade São Luiz, em São Paulo, lista 10 coisas que os pais jamais devem dizer aos filhos.

Veja quais são:

1.Jamais chame seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo porque isso fará com que ele realmente incorpore as características referentes ao adjetivo que você usar.


2.Evite dizer SIM sempre. A criança deve aprender a receber um NÃO como resposta quando necessário for e isso apenas fortalece e amadurece a relação entre pais e filhos.

10-coisas-foto-de-capa-e-foto-de-dentro

3.Se uma atividade for obrigatória para a criança, não pergunte se ela quer fazer, apenas diga que agora é a hora de fazer.


4.A criança está chorando? Não a mande parar de chorar, permita que ela expresse seus sentimentos e se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma. Fazendo assim, você está ensinando a criança a lidar com as próprias emoções.

5.Vai levar o seu filho para tomar injeção? Seja verdadeiro com ele e não diga que não vai doer porque você sabe que vai. Diga a ele que será rápido, apenas uma picadinha, mas não o engane.

6.Evite dizer palavrões na frente do seu filho. Lembre-se, as crianças imitam os vocabulários dos pais.

7.Jamais faça piada dos erros de uma criança. A ação de rir ou zombar dela por uma falha que cometeu pode inibir o seu desenvolvimento saudável.

8.Evite contar mentiras para o seu filho. As crianças veem os pais como espelhos e imitam seus comportamentos.

9.Se seu filho teve um pesadelo, não diga que foi apenas um sonho ruim e o mande voltar para cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando isso acontecer, acalme seu filho e leve-o para a cama, ficando ao lado dele até que durma.

10.Jamais ameace seu filho dizendo que vai embora caso ele não obedeça a suas ordens. Ameaças e chantagens não fazem bem para a criança.

Assista ao vídeo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

________________

Referência de Pesquisa: Pais e filhos

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 07/11/2016 às 4:41






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.