10 dicas poderosas para elevar a autoestima!



Sentir-se bem consigo mesmo, ter uma autoestima legal e estar feliz com quem você é, não é tarefa fácil no mundo em que vivemos, um mundo em que redes sociais são catálogos de pessoas bonitas, felizes e bem-vistas.

Torna-se quase uma missão impossível não se comparar, e a comparação é o que faz com que sentimentos de inferioridade entrem no coração, fazendo com que a autoestima caia quase instantaneamente.

Mas como é possível mudar isso e ser realizado com quem você é? Existem algumas formas bem simples de aumentar sua autoestima e deixá-lo satisfeito com quem você é de verdade:

1. Aprenda a receber elogios

Normalmente, pessoas com baixa autoestima se sentem intimidadas quando recebem elogios, e quase nunca acreditam nas coisas boas que ouvem sobre si mesmas. Isso porque o foco maior está nos defeitos.

Ao receber um elogio, agradeça. Conheço pessoas que, se recebem um elogio , logo o desvalorizam, com respostas do tipo: “nossa essa roupa é velha” ou “eu, legal? Onde isso?”.

Então, essa será a primeira de todas as dicas: ao receber um elogio, agradeça e comece a se observar do ponto de vista que o outro o vê.


2. Aprenda a receber críticas sem que elas o desestabilizem.

Tão importante quanto saber receber elogios é saber receber críticas.

Pessoas com baixa autoestima normalmente não sabem lidar com críticas e se abalam ao ponto de deixar que elas apaguem todas as outras coisas positivas sobre si mesmas.

Entenda que críticas existem, afinal somos diferentes e é impossível agradar a todos, então para saber se essa crítica é construtiva, basta você se perguntar o que de positivo aconteceria se você conseguisse melhorar esse ponto em você. Você se sentiria feliz? Isso o tornaria uma pessoa melhor? Se a resposta for sim, comece a trabalhar em cima disso, mas no seu tempo, respeitando seus limites. Porém, se a resposta for não, aprenda a filtrar. As coisas só têm peso sobre nós pela importância que damos a elas.


3. Pare de seguir pessoas fora da sua realidade.

Opte por seguir como referência pessoas reais, como você, financeiramente ou esteticamente. Desta forma, você estará rodeado de pessoas com as mesmas características que as suas, onde espelhar-se será positivo para o seu crescimento.


4. Respeite seus dias ruins

Ninguém acorda todos os dias de bem com o espelho, mas a autoestima vai muito além do que você vê. Nos dias em que estiver se sentindo para baixo, tome um bom banho, coloque uma roupa bonita, cuide da sua aparência e distribua o que você tem além do externo, mostre ao mundo o que você é por dentro. Afinal, coisas boas são contagiantes.




5. Faça coisas para alimentar sua autoestima

Se o que a eleva é ter um autovalor, ou seja, um valor elevado sobre si mesmo, fazer coisas que evoluam seu conhecimento são uma forma de crescer e se sentir útil. Isso é agregador para a autoestima, pratique o novo.


6. Aprenda a se elogiar

Todos os dias quando acordar, mesmo que você esteja se sentindo terrível, fale pelo menos três elogios para si mesmo. Isso o fará criar o hábito saudável de sempre ver o que há de melhor em você.


7. Descubra seus pontos fortes

A melhor forma de descobrir seus pontos fortes é observar-se e anotar. Escreva todos os dias algo novo sobre você, que nunca havia reparado antes.


8. Aprenda a curtir a sua própria companhia

Sair sozinho pode ser bem divertido, sentir seu coração, contar com sua companhia, até ver um filme no cinema. Crie o hábito de fazer atividades sozinho, você vai ver como vai ser gratificante se conhecer melhor.


9. Escreva seus sentimentos ruins

Quando você escreve o que sente, é mais fácil identificar seus pensamentos disfuncionais sobre você, e então convertê-los em pensamentos reais.


10. Arrume-se para você

Quantas vezes você deixou de sair com determinada roupa porque alguém disse que não estava legal? Isso não é errado, mas com frequência você deixa de se arrumar para você, e começa a se arrumar para os outros.

Lembre-se de que, se o que está dentro de você é felicidade, o externo é apenas uma consequência do que você emana.

Permita-se conhecer a pessoa incrível que você é, autoestima é uma construção diária, e você é capaz de construir um vínculo positivo com quem, de fato, pode fazê-la feliz. Tente!


Direitos autorais da imagem de capa: Jeremy Bishop on Unsplash






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.