7min. de leitura

10 ERROS SOBRE DINHEIRO QUE PESSOAS DE SUCESSO NÃO COMETEM

Gerenciar dinheiro de forma eficaz é uma habilidade chave para o sucesso. As pessoas de sucesso fazem uso efetivo e consciente de dinheiro desde o início da vida. Como qualquer área da vida, é importante educar-se sobre as ameaças e os desafios do mundo. Tomando o tempo para dominar alguns princípios-chave fará você só ganhar no futuro.


1. Não desperdiçam, vivem com menos que ganham

Que vive com menos do que você ganha tem uma habilidade essencial de gestão do seu próprio dinheiro. Algumas das pessoas mais ricas do mundo tomam esse princípio com todo vigor. Por exemplo, Sir John Templeton, um investidor lendário que se tornou bilionário, guardando 50% de sua renda, mesmo vindo de uma família carente. Se 50% prejudica muito seu orçamento, faça-o com 10-15% da sua renda, o importante é poupar.

Dica: Aprender a viver com menos que você ganha leva tempo e educação. Comece procurando maneiras de economizar dinheiro.


2. Não se fixam em preços, entendem a importância do valor

O preço que você paga por alguma coisa, como refeição ou peça de roupa é apenas uma parte da história. As pessoas de sucesso também pensam sobre o valor desse bem, o que vai além de números, pois é algo pensado para possíveis investimentos no futuro. Para itens pessoais eles se atentam para a alta qualidade e durabilidade dos produtos. Por exemplo, um par de sapatos bem feito pode custar R$ 400,00, mas que durarão incríveis longos anos com os cuidado adequados.


Dica: Compre produtos de alta qualidade que terão uma longa durabilidade.


3. Não perdem dinheiro com taxas e juros

Ter um equilíbrio no seu cartão de crédito é extremamente difícil. Pessoas bem sucedidas gastam um pouquinho do seu tempo para entender como funciona a política de taxas e juros do banco com que trabalha.

Dica: Guarde 10 minutos do seu mês para revisar seus boletos bancários e entender como eles funcionam principalmente as datas e taxas. Assim você consegue se programar para nunca pagar a mais que o necessário.



4. Não se esquecem de ajustar as finanças depois de sofrerem grandes mudanças na vida

Você se casou recentemente? Seu marido já foi colocado no seu testamento? Este é um exemplo do que pessoas bem sucedidas fazem com eficiência para manter a saúde financeira sempre atualizada. Sentar com um especialista ao menos uma vez por ano para avaliar sua vida e plano financeiro é uma excelente maneira de estar a par das mudanças importantes.

Dica: Organize suas finanças a longo prazo.


5. Não estão satisfeitos com uma renda estável

Algumas pessoas se contentam em ter 1-3% de aumento, ou de nunca pedir uma melhora salarial e infelizmente essa prática só está fazendo com que seja sugado e comido pela inflação, corroendo assim seu poder de compra. Ao invés disso as pessoas bem sucedidas sempre procuram maneiras de ganhar mais renda.

Pessoas poderosas agem diariamente para aumentarem suas rendas, por exemplo, vivem fazendo cursos para melhorar as suas habilidades ou contribuir para a melhora da produtividade das suas empresas.


6. Não deixam de fazer os seus balanços financeiros

Alcançar sucesso financeiro requer alguns hábitos constantes, isso inclui monitorar suas demonstrações financeiras com consistência. Defina 1 hora de cada mês para rever todas as suas contas, desde investimentos até gastos de casa. Quando detectamos erros rapidamente podemos fazer algo pontualmente para modificar isso.

Dica: Defina uma data mensal para rever suas contas financeiras.


7. Não assumem riscos tolos

Warren Buffet é frequentemente citado com a frase: “A regra número um é nunca perder dinheiro”. Todos os investimentos carregam alguma medida de risco (e, portanto, o potencial de perder dinheiro). Dito isto, as pessoas bem sucedidas usam duas ferramentas poderosas para evitar perdas, elas entendem o valor de pagar um seguro para controlar os riscos (por exemplo, casa, automóvel e seguro de vida) e a importância de distribuir seu dinheiro entre as várias modalidades de investimento.

Lembre-se:  Se parece bom demais para ser verdade (ou se você não entende como ele funciona), desacelere e comece a fazer perguntas.


8. Não fingem entender tudo sobre finanças

O mundo é vasto e complexo e uma pessoa bem sucedida sabe compreender profundamente essa verdade, principalmente quando se trata de dinheiro, pois há um monte de informações lá fora. É por isso que as pessoas bem sucedidas, reconhecem seus limites e se concentram em seus pontos fortes.

Dica:  Revise seu conhecimento sobre dinheiro e investimentos. Se você está apenas começando a se organizar, leia um ou dois clássicos livros de finanças pessoais.


9. Não transferem a responsabilidade para especialistas

As pessoas de sucesso não deixam de procurar o aconselhamento de especialistas, mas eles nunca jogam a responsabilidade de suas finanças em cima deles. Por exemplo, é razoável procurar a orientação de um contador no planejamento de seus negócios financeiros. No entanto, precisam ter tempo para fazer perguntas e avaliar a pessoa que presta assessoria a eles.

Dica: Quando procurar aconselhamento de profissionais como contadores e advogados, faça perguntas e procure ter tudo explicado para você.


10.Não deixam que a busca por dinheiro supere outros valores

Buscar o sucesso financeiro é um objetivo válido. Recursos financeiros significativos lhe dão mais causas para acreditar, isso também significa maior acesso a tecnologia, cuidados de saúde e opções de lazer. Mas, essas pessoas entendem que seu sucesso financeiro é apenas um aspecto para ter uma vida boa e plena. Por exemplo, negligenciar a saúde em busca de dinheiro é uma tolice.

Dica: Revise sempre seus objetivos pessoais para manter o equilíbrio entre metas financeiras, objetivos de carreira, objetivos familiares e outras atividades.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.