Positividade

10 hábitos essenciais de pessoas positivas

Ser positivo quando as circunstâncias são boas não é uma tarefa difícil. O complicado é sentir-se assim quando você está com problemas e obstáculos. Contudo, é essencial que o ser humano busque por este estado de espírito, caso contrário estará mais sensível a doenças e a infelicidade. Manter-se positivo significa que seu bem-estar não depende das circunstâncias.



Confira a seguir os 10 hábitos essenciais de pessoas positivas e siga esse exemplo:

1. Não confundem desistir com desapegar

Ao invés de apegarem-se a ideias, crenças e até mesmo pessoas que não são mais saudáveis para elas mesmas, quem tem atitude positiva sabe desapegar-se de forças negativas em suas vidas. É importante saber a diferença entre desistir ou despegar, ou seja, entre estabelecer limites e tentar resolver as diferenças ou simplesmente descartar as pessoas ou coisas.


2. Não têm dias bons, elas fazem dias bons

Procure não reagir, mas sim ser pró-ativo, ou seja, não esperar que pessoas ou situações ocorrerem e determinarem seu estado de espírito. A passividade pode levar a falta de envolvimento e consequente frustração, por isso é importante que você faça todas as ações possíveis para que seu dia seja positivo.

3. O passado fica no passado

Lembranças boas e ruins devem ficar no seu devido lugar, ou seja, no passado. Ocupe-se em fazer novasmemórias positivas e não em concentrar-se com nostalgia nas antigas.


 

4. São pessoas gratas

Pense em exemplos de pessoas positivas e procure identificar as características que se repetem entre elas. Você irá perceber que elas são pessoas gratas. Eles não se mantêm focados nas coisas que deram errado, pelo contrário, conseguem enxergar as bênçãos mesmo em meio a dificuldades.

 


5. Pensam nas possibilidades e não nas limitações

Pessoas otimistas focam-se naquilo que conseguem fazer e não no contrário. Mesmo assim, não se deixam levar pela ideia de que possuem uma solução perfeita para cada problema, mas sentem-se confiantes de que podem ter muitas soluções para muitas possibilidades.

 

6. Não deixam o medo paralisá-las


Aqueles que permitem que o medo defina suas decisões e mentalidade perdem as melhores oportunidades da vida, já que essas normalmente envolvem riscos. Mesmo errando elas sabem que asfalhas são uma oportunidade de aprendizado e que os riscos fazem parte da aventura da vida de cada um.

 

7. Sorriam muito

Quando você se sente positivo consigo mesmo, é muito difícil não demonstrar isso com o corpo. É por esse motivo que pessoas positivas costumam sorrir muito. Além de se favorecerem com todos osbenefícios de sorrir, elas também espalham esse sentimento no ambiente em que trabalham e para as pessoas com quem convivem.


 

8. São ótimos comunicadores

A comunicação confiante e assertiva é a solução para que você consiga se conectar com as pessoas. Evite fazer julgamentos apressados e reagir de maneira agressiva, pois você estará permitindo que outras pessoas determinem seu comportamento.

 


9. Sabem que há tempo para a tristeza e dor

Um dos maiores equívocos em relação a pessoas positivas é a ideia de que elas não sofrem, ficam tristes ou que estão sempre felizes. Isso não pode ser verdade. Qualquer um que consegue ser verdadeiramente positiva também entende a ocorrência da tristeza em determinados momentos. Como você iria desenvolver empatia por outras pessoas se não tivesse a capacidade de sentir dor ou pena? A diferença é que pessoas positivas não se permitem permanecer nesse estado por mais tempo que o necessário, mas sabem dar mais valor à esperança para superar suas dores.

 

10. Não são vítimas da vida


Pessoas positivas buscam o envolvimento e ajuda daqueles que são encorajadores e seguros. Eles entendem a necessidade de limitar a relação com indivíduos tóxicos e de perdoar. Não se deixam levar pelos problemas, pois não aceitam a posição de vítimas na história de suas vidas.

 

Fonte: Universia


9 maneiras que algumas pessoas utilizam para se aproveitar de você

Artigo Anterior

Julgar o outro é fácil, mas e a si mesmo? – pergunta o papa francisco:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.