10 lições de vida de Paulo Coelho em “O Alquimista”

O livro “O Alquimista” do escritor brasileiro Paulo Coelho é um sucesso mundial, um dos livros mais vendidos da história.

A história do livro centra-se ao redor de Santiago, um jovem andaluz em sua jornada para o tesouro mais precioso do mundo. Essa incrível história motiva pessoas de todo o mundo a ouvirem seus próprios corações, seguir seus sonhos, e enfrentarem os obstáculos da vida.

Abaixo estão 10 lições de vida que Paulo Coelho nos ensina em O Alquimista.

1. O medo é o maior obstáculo em nossas vidas

“Diga ao seu coração que o medo do sofrimento é pior do que o próprio sofrimento. E que nenhum coração sofreu quando esteve em busca de seus sonhos, porque cada segundo da busca é um segundo encontro com Deus e com a eternidade.”

Assumimos riscos sempre que tentamos algo novo em nossas vidas, e eles podem nos despertar medo. No entanto, esse não deve ser um motivo para desistirmos de algo. As recompensas virão na proporção da nossa atitude.


2. As coisas verdadeiras permanecerão

“Se o que se encontra é feito de matéria pura, nunca se acabará. E sempre pode voltar. Se o que você encontrou foi apenas um momento de luz, como a explosão de uma estrela, você não encontrará nada em seu retorno.”

As coisas verdadeiras sempre permanecerão firmes. O que realmente vale a pena é aquilo que resiste ao tempo e às dificuldades.


3. Precisamos eliminar a monotonia de nossas vidas

“Quando todos os dias são iguais aos anteriores, é porque as pessoas falham em reconhecer as coisas boas que acontecem em suas vidas todos os dias.”

A monotonia pode se espalhar facilmente por nossas vidas, mas a mudança está sob nosso controle, em nosso foco e na forma como escolhemos viver. Tudo tem um lado positivo.


4. Aprenda a aceitar o presente

“Porque eu não vivo nem no meu passado nem no meu futuro. Estou interessado apenas no presente. Se você puder se concentrar sempre no presente, será um homem feliz.”

Nossa vida existe no presente. Não faz sentido lamentar-se pelo passado ou ansiar pelo futuro. Quando vivemos fora do momento “agora”, perdemos oportunidade de crescimento e evolução.


5. Seu sucesso também impacta outras pessoas

“Isso é o que os alquimistas fazem. Eles mostram que, quando nos esforçamos para nos tornar melhores do que somos, tudo ao nosso redor também se torna melhor.”

Quando nos esforçamos para nos tornarmos pessoas melhores, criamos um efeito de ondulação que atinge todas as pessoas ao nosso redor e todas as áreas de nossa vida.


6. Tenha atitude

“Quando uma pessoa toma uma decisão, ela realmente mergulha em uma corrente forte que a levará a lugares que nunca imaginou, quando tomou a decisão pela primeira vez.”

Ficar parado não nos leva a lugar algum na vida. Para descobrirmos coisas novas e evoluirmos, precisamos tomar atitudes.


7. Seja irrealista

“Eu vejo o mundo em termos do que eu gostaria de ver acontecer, não do que realmente acontece.”

O mundo tem grandes invenções porque algumas pessoas não se acostumam com o que já existe, e querem inovar, criar novas soluções.


8. Levante-se sempre

“O segredo da vida, porém, é cair sete vezes e levantar oito.”

Nunca sabemos qual será nossa grande oportunidade. Por isso é importante sempre nos levantarmos. Muitas das maiores conquistas do mundo aconteceram depois de inúmeros fracassos. Seja perseverante.


9. Mantenha o foco em seu próprio caminho

“Se alguém não é o que os outros querem que seja, os outros ficam com raiva. Todos parecem ter uma ideia clara de como outras pessoas devem viver suas vidas, mas nenhuma sobre como seguirem seus próprios caminhos.”

Se vivermos aquilo que os outros esperam, ao invés de cumprirmos nosso propósito, não seremos pessoas realmente felizes ou satisfeitos. Conselhos podem ser bons, mas a decisão final tem que ser sua, baseado naquilo que o faz realmente feliz.


10. Não se recuse a agir

“Existe apenas uma maneira de aprender. Através da ação.”

Teorias são importantes, mas a ação é o que torna tudo completo. Esteja sempre preparado para agir.



Deixe seu comentário