publicidade

10 maneiras de acabar com o pensar demais:

Há uma linha tênue entre “pensar” em algo e “pensar demais”. O problema é que poucas pessoas conseguem controlar os pensamentos de forma eficiente e fica fácil de cair em uma armadilha mental criada por “pensar demais”. Este tipo de comportamento pode prejudicar mais do que você imagina, pois te impede de aproveitar o momento PRESENTE, e também te impede de tomar uma decisão adequada, que não é ditada pelo erro ou medo de um julgamento.



Aqui está uma lista de idéias sobre como escapar desta armadilha-mental.

Prazo para tomar decisões

Manter um prazo, determinado período de tempo, para tomar uma decisão é uma ótima maneira de evitar o “pensar demais”. Normalmente, quando estamos tentando decidir o que fazer, nós deixamos nossa mente imaginar e explorar todos possíveis resultados das escolhas tomadas. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas muitas vezes o processo de tomar uma decisão pode se prolongar a um período exagerado de tempo. Isso não só pode nos impedir de agir, mas é com certeza é uma maneira de perder nosso precioso tempo.


Então na próxima vez que você se pegar lutando para tomar uma decisão, dê um limite de tempo. Por exemplo, quando se trata de uma pequena decisão, se dê um minuto para decidir e, quando se tratar de uma grande decisão, se dê até o fim do dia para se decidir. Esta estratégia definitivamente vale a pena de tentar porque é simples e te poupa tempo e dor de cabeça!

Dar uma pausa

Dar uma pausa quando você sentir que não esta pensando direito ajuda muito. Todos nós temos nossos momentos de incerteza e instabilidade. Nesses momentos, se forçar  a pensar em uma solução de um problema ou tomar uma decisão pode ser avassalador. Dar uma pausa nos pensamentos negativos, indo para uma caminhada ou tirando um cochilo pode melhorar o seu processo de pensamento de forma significativa. Você vai se sentir revigorado e será capaz de resolver o problema que você estava lutando de uma maneira mais fácil e eficiente.

Lutar contra o “deixar para depois”

Muitas pessoas hoje em dia lutam contra o “deixar para depois”. Talvez isso seja porque na época em que vivemos há tantas distrações potenciais que nossas mentes facilmente se sentem atraídas e caem na armadilha de constantemente adiantar o trabalho que deve ser feito. Mas adiar também pode servir de desculpa para “pensar demais” em diferentes cenários e situações e que podem drenar muito rápido a sua energia. Este problema não é fácil de resolver, porque exige uma mentalidade forte e toneladas de determinação, Mas se você conseguir realmente tornar-se uma pessoa de ação e lutar contra o habito de adiar, você raramente vai ter ocasiões de “pensar demais” mas também vai melhorar sua vida em muitos aspectos. Assim, treinar sua mente para resistir as tentações que estão te distraindo vai te tornar uma nova pessoa, mais forte e mais ativa!


Exercicios

O que faz realmente um bom trabalho no combate ao “pensar demais” é praticar. Praticar um esporte ou simplesmente ir a academia pode não só simplesmente melhorar sua saúde, mas também te ajudar a organizar seus pensamentos. Treinar regularmente pode ajudar a organizar seu tempo de forma mais eficiente e pode reforçar sua vontade e determinação. Você vai se sentir mais produtivo e não vai perder tempo pensando em coisas insignificantes.

Tem importância uma semana/mês/ano daqui?

Perguntar a si mesmo essa questão pode ajudar você a perceber o nível de importância do problema com o qual você está sofrendo. Se não vai ter importância em nem se quer um mês a partir de agora, por que você se preocupa tanto com isso? Treinar a si mesmo para usar esse método para conseguir uma visão mais ampla e adequada da sua situação, vai tornar mais fácil para você deixar ir embora as histórias inúteis com as quais você está obcecado.

Esteja ciente do momento presente

Estar contente no agora pode ajudar você a parar de pensar muito porque você estará focado no que você está fazendo e sentindo neste exato momento.  As pessoas geralmente pensam sobre coisas que ou já aconteceram ou coisas que podem acontecer no futuro. É por isso que praticar a consciência do presente é tão benéfico. Afinal de contas, o que é mais valioso que o momento presente?

Ser um maluco por controle só pode te puxar pra trás

Tentar controlar tudo que você pode na sua vida não vai te levar longe. Ao contrário, é mais possível que isso te puxe pra trás. Pensar sobre algo 60 vezes é uma forma de obsessão por controle. Quando você se pegar fazendo isso, lembre a si mesmo que a vida é feita para ser vivida, não controlada ou planejada até o último detalhe. Quanto antes você perceber isso, mais feliz você vai se sentir porque mesmo que você fizer uma escolha errada ou falhar enquanto tenta atingir um objetivo, você sempre vai poder aprender algo novo. E com certeza, da próxima vez você pode tentar de novo de um jeito mais confiante e inteligente. Todas as pessoas nas quais você se inspira falharam em algum ponto de suas vidas antes de atingirem seus sonhos. E talvez graças a essas falhas, eles tiveram sucesso.

Não pense no que pode dar errado, mas sim no que pode dar certo

Em muitos casos pensar muito é causado por um único sentimento – medo. Cair nessa armadilha mental pode causar grandes dores de cabeça e preocupações excessivas. A triste verdade é que o medo controla a vida de muitas pessoas. Elas estão acostumadas a pensar demais em coisas negativas que PODEM acontecer com elas, as formas como elas podem falhar na vida. Isso tem, infelizmente, se tornado um padrão de pensamento sem base que impede as pessoas de libertarem seu verdadeiro potencial e ousarem sonhar alto. Se você se reconhece nessas linhas, não se preocupe. Você tem o poder de superar os seus medos e fazer coisas grandes na sua vida. Da próxima vez que você perceber que está caindo na armadilha do medo e começar a ficar obcecado com pensamentos negativos, diga a si mesmo “PARE!” e pense no que pode dar certo, no que você PODE alcançar. Visualize seus sonhos e faça deles a sua motivação.

Tome cuidado com a lavagem cerebral que você faz em si

Nós nem sempre percebemos isso, mas o que nós lemos, escutamos, assistimos e as pessoas com as quais nós saímos tem um grande impacto na nossa forma de pensar. Seja cuidadoso com como você decide passar seu tempo. Escolha livros e blogs que podem ajudar você a ser a versão de si mesmo que você sempre sonhou em ser. Pensar muito pode geralmente ser causado pelas coisas que nos influenciam do mundo de “fora”. Sair com pessoas que encorajam você a crescer e apóiam você pode realmente ajudar a superar o hábito de pensar demais.

Tradução: Anne Zowie e Eduardo Santos

Tradução livre de 9 WAYS TO STOP OVERTHINKING

Fonte: http://www.iheartintelligence.com/2014/12/01/stop-overthinking/

Via: Radio Viva Zen

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.