10 maneiras de melhorar sua rotina de autocuidado:

7min. de leitura

Um pouco de autocuidado pode nos ajudar a levar uma vida muito  mais feliz e saudável!

Mas mesmo quando arranjamos tempo para nos exercitar, meditar, ou nos alimentar de forma mais saudável, muitas vezes acabamos julgando a nós mesmos ou nos distraímos por outros itens em nossas listas de afazeres e não tiramos o máximo proveito de nossa rotina de autocuidado.



Mindfulness, a prática de estar totalmente presente no momento – perceber pensamentos e deixá-los ir, sem julgamento – pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo suas práticas de autocuidado.

Com esta mudança na mentalidade, os benefícios de sua rotina serão amplificados e você verá um impulso, também no seu humor.

Se estiver pronto para levar sua prática de bem-estar para o próximo nível, tente estas 10 maneiras muito fáceis de incorporar mindfulness em sua rotina:


1. Quando estiver em boa companhia, divirta-se

Nesta era digital, é um fato doloroso que nós muitas vezes negligenciemos um ente querido sentado a nossa frente, na mesa de jantar, porque estamos ocupados nas redes sociais. Isso não quer dizer que a mídia social é de todo ruim, mas se está monopolizando sua vida social, é hora de deixar seu celular de lado e desfrutar de uma boa conversa com seu melhor amigo ou com sua família.


2. Quando você se exercitar, faça isso sem julgamentos

Fazer exercícios proporciona surpreendentes benefícios para a saúde, mas pode também colocar-nos em um estado de espírito de julgamento e competição. Talvez você tenha pego a si mesmo durante uma aula de ioga ruminando sobre como não pode fazer um balanço de braço particular, ou talvez você tenha se sentido derrotado após uma corrida, porque não atingiu uma meta pessoal.

Apesar de ter tido um ótimo treino, considere o quão melhor você se sentiria se deixasse ir todo esse julgamento e apenas apreciasse o fato de que teve tempo para fazer algo por si mesmo.



3. Quando você comer, realmente sinta o gosto de seu alimento

Você já está fazendo um esforço para comer de forma saudável, mas está realmente apreciando a sua comida? Ao fazê-lo, você pode transformar sua refeição em uma prática de gratidão, percebendo e apreciando as cores e sabores vibrantes dos alimentos que está escolhendo para alimentar o seu corpo.


4. Quando você oferecer um mimo a si mesmo, aprecie

Não se culpe por querer oferecer um mimo a si mesmo. Os mimos são especiais porque não são ocorrências diárias, assim certifique-se de realmente apreciá-los.


5. Quando você viajar, esteja presente

Você está finalmente tendo as merecidas férias, mas se seus pensamentos estão presos no escritório ou você está a todo momento respondendo a mensagens de pessoas tóxicas, não está fazendo o que se deve fazer nas férias. Férias é um tempo para desocupar a mente, então, deixe ir tudo o que está te impedindo e defina a intenção de viver plenamente cada momento.


6. Quando você estiver fora, observe o que está ao seu redor

Há uma razão pela qual nos dizem, muitas vezes, para parar e cheirar as rosas. Como é muito fácil nos perdermos em nossos pensamentos, muitas vezes, perdemos o que está acontecendo ao nosso redor. Estar ao ar livre é a oportunidade perfeita para praticar mindfulness. Perceber o calor do sol em sua pele e o som dos pássaros acima das árvores, pode transformar o seu trabalho normal em uma prática relaxante que irá ajudá-lo a começar o dia sentindo-se renovado.


7. Quando estiver ouvindo música, sintonize-se ativamente a ela

A música fornece um grande pano de fundo para inúmeras atividades com as quais nos envolvemos diariamente, como cozinhar ou praticar exercícios. Mas ouvir música conscientemente pode ser uma ótima maneira de relaxar e descontrair após um dia estressante. Suas músicas favoritas terão uma nova dimensão quando você prestar atenção aos sons que ouvir. Perceber os diferentes instrumentos e como eles se misturam pode transformar ouvir música em uma prática meditativa.


8. Quando estiver escrevendo, não se censure

Se você gosta de escrever, pode às vezes encontrar-se censurando certos pensamentos, porque pode julgar-se quando vê as palavras escritas olhando para você. Mas evitar nossos sentimentos pode criar ansiedade e causar mais problemas a longo prazo. Permita-se escrever livremente, sem julgamento, e processar qualquer sentimento que possa estar evitando. Ao fazê-lo, você provavelmente vai sentir um peso sendo tirado de seus ombros.


9. Quando estiver lendo um livro, mergulhe nele

Se você é como eu, às vezes pode encontrar-se lendo o mesmo parágrafo várias vezes, porque sua mente está pensando em várias coisas. Isso é parte da experiência humana e mudar pode ser bastante difícil. Se você gosta de ler por prazer, minimize as distrações, afaste seu celular, encontre um espaço tranquilo, e foque totalmente em seu livro. Os pensamentos podem ir e vir, apenas traga sua atenção e foco de volta para o que está lendo.


10. Quando você estiver meditando, apenas respire

O mesmo vale para a meditação, que é um desafio mesmo para aqueles que praticam regularmente. Todo o ruído em nossas cabeças torna a prática uma batalha árdua, então, aproveite ao máximo sua prática deixando ir as expectativas e apenas focando em sua respiração. Não se culpe por não estar “fazendo certo” – há muitas maneiras diferentes de praticar a meditação, e encontrar o que funciona para você pode ser uma parte agradável do processo.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

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