AutoconhecimentoDesenvolvimento PessoalO Segredo

10 maneiras simples de reduzir o estresse

226

Cerca de 10 anos atrás, eu tomei a decisão de simplificar minha vida. Inicialmente, esta mudança foi impulsionada pela logística, pois eu e meu marido nos mudamos de Londres para Sydney, para um pequeno apartamento com absolutamente nenhum armazenamento. Mas manter minha vida simples e livre de estresse o máximo possível tornou-se um modo de vida.



Caminhadas matinais pelo porto, e do quarto para a sala se tornaram meu “trajeto” diário. Com isso, eu tinha tempo de sobra tanto para pensar, quanto para não pensar, e pela primeira vez em anos, encontrei-me com uma mente calma e quieta.

Após o coquetel tóxico de adrenalina e cortisol que correu em minhas veias durante minha antiga vida no mundo corporativo, o novo estado em que me encontrava só poderia ser descrito como de bem-aventurança.

Há algum tempo eu desisti de viver uma vida de alto estresse e estou muito mais feliz e saudável com isso.


Aqui estão 10 maneiras simples através das quais você pode reduzir o estresse em sua vida:

1. Viva no momento

Só porque ainda há coisas que você quer fazer ou ter, não significa que você não pode desfrutar de sua vida como ela é agora.

Viver no momento não significa que você é negligente ou imprudente sobre o futuro, simplesmente significa que, aqui e agora é onde você coloca a maioria de sua atenção.



2. Recarregue suas baterias

Quando você vive uma vida agitada, é importante ter tempo para relaxar. Regularmente.

Ao invés de esperar até que seus níveis de estresse estejam no pico, reserve um tempo diário para sentar-se calmamente e relaxar, independentemente de achar que não precise.



3. Aprenda a dizer não

Não tente ser tudo para todos. Não há problema em dizer “não” às vezes. Na verdade, não há problema em dizer “não” sempre que você quiser.

Quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa, engula sua resposta instantânea e pergunte a si mesmo: Isso é algo que eu quero fazer, que preciso fazer, ou que tenho que fazer? Se você não responder “sim” a qualquer uma destas perguntas, sua resposta deve ser definitivamente “não”.



4. Faça o seu melhor

Pare de tentar ser perfeito. Não existe perfeição. Perfeição é algo inteiramente subjetivo, o que a torna uma meta impossível.

Em vez disso, faça o compromisso de simplesmente fazer o seu melhor. Então, relaxe e confie no conhecimento de que, mesmo que o seu melhor às vezes seja pouco, é sempre bom o suficiente.



5. Aprenda a respirar

A preocupação não é desgastante apenas para a sua mente, ela também tem um efeito debilitante sobre o corpo. Quando você encontrar sua mente trabalhando demais, pare por um momento e sinta os efeitos que esses pensamentos têm em seu corpo.

Ao invés de deixar sua mente correr em círculos exaustivos, comece a respirar lenta e uniformemente. Deixe a calma retornar para sua mente, e a força para seu corpo.



6. Desapegue da sua interminável lista de afazeres

Pare de se preocupar com todas as coisas que você deveria estar fazendo, procrastinar sobre as coisas que não quer fazer, ou retroceder-se para as coisas que deveria ter feito.

Em vez de ser um escravo de uma interminável lista de coisas a fazer, faça as coisas que importam agora, e desapegue do resto.



7. Veja o lado positivo

Haverá sempre duas maneiras de ver tudo o que experimentamos na vida: o lado positivo e o negativo.

Ao invés de focar no que é errado, decepcionante ou frustrante sobre uma dada situação, perceba que seus níveis de estresse diminuem à medida que você se concentra em descobrir o que é certo.



8. Limpe a desordem

É muito mais fácil ter uma mente calma e clara quando você vive em um ambiente calmo e claro. Portanto, não se prenda às coisas que você não quer ou precisa.

Pergunte-se se as coisas que você tem em sua casa, guarda-roupa ou escritório são coisas das quais realmente precisa. Se a resposta for não, pense em vendê-las ou doá-las.


9. Retroceda sua mente

Retroceda sua mente para o tempo em que não existiam mensagens de voz, sms e mensagens instantâneas. Naquela época, se uma pessoa não conseguia falar com você quando queria, ela simplesmente tentaria novamente mais tarde. Não tem que ser tão diferente agora.

Desligue o telefone. Não precisa ser para sempre, apenas por tempo suficiente para que você possa relaxar e desfrutar do silêncio.


10. Passe algum tempo com as pessoas que você ama

No final de sua vida, não importará se você ganhou rios de dinheiro, quantas vezes foi promovido, se teve a melhor casa do mundo ou se sempre vestiu manequim 36. O que importará será se você viveu uma vida cheia de amor, risos e alegria.

Não espere até estar morrendo … preencha seu tempo com essas três coisas, relaxe e desfrute de sua vida.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

6 dicas feng shui para convidar ótimas energias para sua casa

Artigo Anterior

20 razões pelas quais algumas pessoas estão sempre felizes

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.