Desenvolvimento PessoalO Segredo

10 razões para abraçar mudanças em sua vida

destaque4

Muita gente prefere manter a rotina a qualquer custo e permanecer em uma situação desfavorável, mas cômoda, a correr o risco de mudar. Porém, mudanças são inevitáveis e até as mais incômodas podem ser sinônimo de progresso e evolução.



Se a sua vida está estagnada e você reluta em sair da zona de conforto, descubra por que mudar é saudável e positivo.

1. COMEÇAR DE NOVO

Cada mudança é um recomeço e uma nova esperança de fazer as coisas darem certo. Mudar é jogar fora o lixo emocional, destruir os antigos hábitos e esquecer as feridas do passado.


Esvazie seu coração e se entregue de corpo e alma ao novo. Lembre-se: agindo da mesma maneira, teremos sempre os mesmos resultados.


2. NOVAS OPORTUNIDADES

Sabe aquele emprego novo que você teve medo de aceitar, aquela mudança de cidade tão adiada, aquele novo amor que você está tentando evitar? Podem ser ótimas chances de recomeçar sua vida em um novo ambiente, com novas companhias e energias renovadas.


Jamais desperdice a chance de viver novas experiências: quando mantemos a mente aberta parara as oportunidades que surgem, surpresas boas acontecem com mais frequência.


3. ADEUS, ROTINA

3b


Quando a rotina diária se torna imutável, nos transformamos em robôs, acostumados a fazer sempre as mesmas coisas, ir aos mesmos lugares, andar pelos mesmos caminhos… Nosso dia segue uma escala previsível e cronometrada, e até trocar de padaria parece absurdo.

Mudar a rotina é descobrir uma incrível sensação de liberdade para o corpo e a mente. Pequenas atitudes podem nos libertar do piloto automático e fazer toda a diferença. Que tal tomar um chopp com as amigas na quarta-feira, almoçar em um restaurante diferente ou ir ao trabalho por outro caminho?


4. AUTOCONHECIMENTO


A mudança força a prática do autoconhecimento – talvez por andar há tantos anos nos mesmos trilhos, você já não se lembre mais do que gosta, e goste de coisas que nem sequer imagina.

Conhecer a si mesmo faz com que as pessoas tenham controle sobre seus sentimentos e emoções positivas e negativas, evitando baixa autoestima, frustrações, ansiedade e instabilidade emocional. Ou seja: proporciona bem-estar e melhora na qualidade de vida.


5. EVOLUÇÃO


Mudanças nos fazem aprender com nossos erros e acertos, levando ao amadurecimento e à evolução emocional. A partir do momento em que uma pessoa se liberta de paradigmas, adquire novas experiências e muda sua visão do mundo, nunca mais voltará ao que era antes. A evolução é contínua e infinita.


6. FLEXIBILIDADE

6b


Pessoas que passam por mudanças constantes em suas vidas são mais flexíveis na hora de enfrentar as grandes turbulências da existência, conseguindo administrá-las com mais eficiência e menos desgaste.

Ser flexível não significa ser passivo e esperar os problemas se resolverem sozinhos, mas esperar o momento ideal para tomar as atitudes necessárias com sabedoria.


7. REFLEXÃO


A mudança nos leva para um estado reflexivo: avaliamos o status quo ante, nossos erros, acertos e o caminho percorrido até chegar onde estamos. A reflexão é uma importante ferramenta para lidar com situações futuras da maneira menos traumática possível, e nos impede de cometer os mesmos deslizes que nos atrapalharam no passado.!


8. AMADURECIMENTO

Muitas vezes, a melhor maneira de amadurecer e aprender a levar a vida de uma maneira mais leve é o método da tentativa e do erro. Por isso, a mudança costuma ser o melhor professor.


Mudar nos obriga a aprender como lidar com uma situação diferente da que estamos acostumados, levando ao amadurecimento e à tolerância com as frustrações. Pessoas maduras também se frustram, porém conseguem não absorver essa carga negativa nem descarregá-la em terceiros.


9. CRESCIMENTO PESSOAL

Cada novo desafio que aceitamos enfrentar ajuda a crescer um pouco mais a cada obstáculo transposto. A vontade de superar os desafios e quebrar barreiras nos leva a uma busca contínua pelo crescimento e aperfeiçoamento pessoal. Isso se aplica no campo profissional, emocional, nos relacionamentos ou em qualquer outra área da vida.


10. NOVOS SONHOS

Conforme as coisas vão mudando, os sonhos antigos deixam de fazer sentido. A vantagem disso é que novos sonhos, mais compatíveis com a sua evolução pessoal, passam a abrir espaço em sua vida. E já que você conseguiu enfrentar tantos desafios, por que não se empenhar na realização deles?

 

_____

Fonte: Escrito por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP) via Life Terapias

Gentileza é a gente deixar o outro ser de carne e osso!

Artigo Anterior

Os 10 arrependimentos mais comuns na hora da morte…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.