10 sábias lições do filósofo Mario Sergio Cortella para edificar sua vida



Mario Sergio Cortella é filósofo, educador, palestrante e professor universitário. Ele é autor de grandes livros como “Não nascemos prontos!” “Qual é a tua obra?” e “Vida e carreira: um equilíbrio possível?”.

Cortella é conhecido como um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, e nos últimos anos ganhou muita popularidade graças a participações em programas de televisão e rádio. Ele consegue comunicar complexas ideias filosóficas com facilidade e nos ajuda a refletir sobre assuntos relevantes na sociedade, principalmente sobre filosofia e educação.

Entre as muitas sabedorias dele, destacamos hoje 10 sábias lições para edificar a vida. Leia com atenção, reflita e incorpore as lições em sua vida para transformar sua realidade!

1. “Raízes não são âncoras… Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra”


2. “É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza. ”


3. “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. ”


4. “O impossível não é um fato: é uma opinião. ”


5. “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar. ”


6. “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda. ”




7. “Esse mundo que aí está foi feito por nós, portanto, pode ser por nós reinventado. ”


8. “Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho. ”


9. “O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.”


10. “Quem estudou latim se lembra que a palavra “feliz” é felix, que significa também “fértil”. Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil. ”


O que você achou das lições de Cortella? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos!



Direitos autorais da imagem de capa: Mario Sergio Cortella






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.