7min. de leitura

10 simples maneiras de praticar bondade todos os dias:

Todos sabemos que devemos tratar as pessoas com bondade, mas às vezes, em nossas estressantes vidas cotidianas, podemos esquecer de tratar o nosso próximo com respeito e compaixão.

Na verdade, de acordo com uma pesquisa, 76 por cento dos entrevistados dizem que o mundo é um lugar menos gentil do que era de 10 a 20 anos atrás.


A boa notícia é que os seres humanos são naturalmente conectados para serem amáveis.

Então, se você quiser espalhar boas vibrações e compaixão, aqui estão 10 maneiras simples de praticar bondade todos os dias:

1. Use boas maneiras

Tenho certeza de que seus pais lhe ensinaram isso, mas, às vezes, simplesmente, nós nos esquecemos de dizer “por favor” e “obrigado”. Não se esqueça de dizer “por favor” quando pedir algo, não importa se estiver falando com um garçom, representante de atendimento ao cliente, caixa, amigo, ou mesmo um estranho aleatório.

Dizer “por favor” muda o tom de um pedido. Em vez de fazer uma exigência, você está sendo cortês com a pessoa, o que a torna mais propensa a querer ajudá-lo.


Por outro lado, quando você diz “obrigado”, está expressando gratidão por um comportamento ou serviço, e está deixando a pessoa saber que você aprecia e valoriza seu esforço. Ninguém quer se sentir insignificante – diga “por favor” e “obrigado” e faça feliz o dia de alguém.


2. Sorria para um estranho

Como você se sente quando alguém sorri para você? Na maioria dos casos, faz você se sentir feliz, e você provavelmente sorri de volta. Sorrir é realmente contagioso, de acordo com um estudo publicado na revista Trends in Cognitive Sciences. Frequentemente, imitamos expressões faciais de emoções por causa da estimulação sensório-motora. Então, quando vemos alguém sorrir, muitas vezes, fazemos o mesmo.


Não importa o que está acontecendo no seu dia, sorrir pode fazer você se sentir melhor. É difícil ficar chateado quando você está sorrindo. Então, compartilhe esses bons sentimentos com os outros – mesmo quando não os conhecer pessoalmente – e certifique-se de sorrir para as pessoas que encontrar.


3. Não seja duro com abraços

Um sorriso e um abraço amigável podem transformar  o dia de uma pessoa. Um bom abraço pode levantar o espírito de alguém, fazê-lo sentir-se amado e apreciado.

Mas você sabia que esse simples ato de afeto também nos afeta, quimicamente? “Basicamente, um bom abraço é a maneira mais rápida de fazer a oxitocina fluir em seu corpo”, de acordo com Susanna Halonen, um especialista em psicologia positiva em Happyologist. “A oxitocina, também conhecida como “droga do amor “, acalma seu sistema nervoso e estimula as emoções positivas.”

Então, se você quer fazer alguém se sentir melhor e elevar  o seu espírito também, dê um abraço!


4. Use suas moedas para fazer a mudança

Você tem alguma moeda extra em seu bolso ou carteira? Por que não usá-la para fazer melhor o dia de outra pessoa?

Em vez de guardar todas, dê a alguém ou para a doação no caixa do supermercado. Você não vai sentir falta  e estará ajudando outra pessoa ou causa.


5. Envie cartões de verdade

Com Facebook e outras redes sociais, as pessoas tendem a dizer “olá” ou “feliz aniversário” através das mídias sociais. Como resultado, as pessoas recebem menos cartões. Você pode, instantaneamente, levantar o humor de alguém enviando um cartão por e-mail. Às vezes, os cartões inesperados são os melhores e vão causar uma impressão duradoura e positiva garantida.


6. Atenda ao celular

Você provavelmente envia muitas mensagens de texto ao longo do dia, mas quando foi a última vez que você, realmente, conectou-se a alguém pelo telefone? Ligue para um ente querido ou para um amigo com quem você não conversa há algum tempo. Mensagens de texto não podem substituir o sentimento de uma conversa por ligação.


7. Ajude um estranho

Segure a porta para alguém, compre o café da pessoa atrás de você, compartilhe seu almoço com alguém, ou mantenha seguro o guarda-chuva para alguém que precisa de uma mão. Às vezes, as menores ações podem ter o maior impacto.


8. Faça biscoitos

Todo mundo gosta de doces – por que não assar alguns biscoitos e levá-los para a casa de um vizinho, para escola de sua sobrinha, ou para qualquer outra pessoa?


9. Deixar alguém ir na sua frente na fila do supermercado

Se a pessoa atrás de você no supermercado só tem um par de itens e seu carrinho está cheio até, por que não deixá-la  ir na sua frente?

Vai lhes poupar tempo – e ela será surpreendida  por sua bondade. Elas podem até mesmo retribuir o gesto se te encontrarem em uma situação semelhante, da próxima vez!


10. Guardar um pouco de dinheiro

Você pode não querer fazer isso todos os dias, mas de vez em quando, deixe uma nota de R$5,00 para alguém encontrar. A pessoa ficará encantada, o que, instantaneamente, elevará seu espírito. Se você preferir não deixar dinheiro em um lugar aleatório, pode dar para alguém em necessidade ou considerar doar para uma instituição de caridade ou causa.

Bondade não requer um grande gesto. Pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Com um pouco de criatividade, as possibilidades são infinitas.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Happify Daily





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.