10min. de leitura

10 sinais de que você vive uma vida autêntica

Já parou para se questionar se vive uma vida autêntica?


Existem tantos padrões e tantas regras que seguimos ao longo da vida que muitas vezes nos perdemos de nós mesmos, em especial do que valorizamos na vida.

Muitas pessoas levam a vida toda ignorando a própria voz para tentar se encaixar nesses padrões. Eu mesma sou um exemplo disso, pois nunca, nunquinha, tive prazer de trabalhar no corporativismo.

Sempre achei estranho as pessoas gastarem de oito a doze horas, ou mais, por dia, apenas trabalhando, ou passando horas dentro de um shopping enquanto havia tanta coisa para se aproveitar na vida e explorar no mundo. Durante muito tempo, calei a voz que me dizia para buscar outras alternativas, pois achava que existia apenas um meio de “ganhar a vida”.


Uma vida autêntica permite a você assumir o compromisso de viver a sua verdade, assim, abre espaço para que coisas maravilhosas lhe aconteçam.

Dessa forma, sua autoestima e autoconfiança ganham força e, como resultado, você cultiva mais felicidade e bem-estar.

Quando você vive à sua maneira, ganha mais:

  • Leveza, pois não há pressão para se encaixar em um grupo/ambiente.
  • Autonomia, já que você vai fazer o que faz sentido e não o que todos fazem.
  • Autocontrole, estabelecendo os limites necessários para suas ações.
  • Confiança, ao expressar mais os seus sentimentos verdadeiros, sem julgamento.

E o que mais uma vida autêntica pode proporcionar?


1. Não há medo de falhar ou cometer erros

Você tem consciência de que seus erros são extremamente importantes para o seu crescimento e evolução? Para que você possa chegar ao resultado desejado, muitas tentativas deverão ser feitas. Chamamos isso de melhoria contínua, não é mesmo? Fazer algo fora da sua zona de conforto exige coragem. E com qual frequência você tem arriscado? Desafiar-nos é algo extremamente poderoso, pois desperta em nós curiosidade e amor ao aprendizado que, por consequência, nos permite conhecer outras alternativas para que o resultado dessa busca nos surpreenda.


2. Vida autêntica é também sobre se relacionar

Quando começamos a fazer mudanças em nossa vida para nos aproximar do que valorizamos, relacionar-se é algo difícil, muitas vezes doloroso, afinal, passamos a enxergar o mundo de forma diferente quando vivemos a nossa verdade.

As reuniões na escola dos filhos perdem o sentido, algumas amizades mudam ou são deixadas para trás. Você rirá das situações inusitadas que acontecem e elas não se tornam um peso. Passa, então, a perdoar com mais facilidade, pois sabe que você também comete falhas.

Seu ego será transformado positivamente e não aceitará mais comportamentos, como fofocas, intrigas e falta de empatia ao seu redor.


3. Coincidência? Pode até ser, mas…

Quando você passa a viver de maneira autêntica, para de reagir aos acontecimentos, começa assim uma fase em que o Universo parece conspirar a seu favor. Isso parece mágica? Pode ser. É como se você estivesse sempre no lugar certo, ouvindo as palavras certas, com as pessoas certas.

E isso nada mais é do que um processo de eliminar os ruídos e se concentrar no que realmente tem significado. Você passa a frequentar os eventos de que gosta, a ir à casa das pessoas que se interessam pelas mesmas coisas, por isso tem essa sensação de que o Universo está sempre ao seu lado. E está. Preste atenção aos sinais, o Universo fala conosco o tempo todo.


4. Vida autêntica e o momento presente

Você vive intencionalmente, começa a se conectar mais com o momento presente, o que significa dizer que entra em estados de flow com mais frequência. Por outro lado, você perceberá essa tendência se perder à medida que executa as suas atividades.

A vida, como resultado, parecerá menos difícil, pois você não terá tendência a pensar apenas em problemas e dificuldades. Os acontecimentos frustrantes passarão com mais rapidez. Além de estar conectada com o seu verdadeiro “eu”, sua vida reflete mais qualidade e bem-estar.


5. Não há mais necessidade de mentiras

Se você vive uma vida autêntica, não tem necessidade de mentir. Você se comunica com as pessoas de maneira honesta e aberta. Não precisa se enrolar nas palavras ou pisar em ovos ao dar sua opinião sobre algo. Não apenas não terá necessidade de mentir para os outros, como também para si mesma.

Então quando alguém lhe fizer um convite de que não está a fim de aceitar, não terá por que mentir nem ficar dando voltas para dizer “não”. Você se sente grata pelo convite, mas não sente o peso de dizer que não pode ou não quer aceitar. Simples assim.


6. Em uma vida autêntica, não há espaço para a negatividade

Viver de maneira autêntica também significa nutrir amor e compaixão pelas pessoas e pelas causas em que você acredita. Especialmente se você teve uma jornada difícil, aprenderá a promover mais gentileza e bondade.

Então, ao invés de julgar, reclamar e discutir, você poderá tirar boas lições de suas experiências. Estar conectada com sua a verdade significa também ser mais sensível com quem está ao seu redor, portanto, é um comportamento comum evitar situações negativas, bem como as pessoas que atraem a negatividade.


7. Você passa a apreciar mais a natureza

Isso é a mais pura verdade. Desde que eu passei a viver de forma intencional, estar em contato com a natureza tem um significado diferente. A necessidade de estar mais conectada com coisas artesanais, o mar, espaços com jardim está sempre me chamando a atenção. Uma boa caminhada, uma trilha, molhar os pés na água são atividades que trazem a sensação de bem-estar e tranquilidade.

O poderoso silêncio da natureza faz parte de nós. Todos os seres vivos são uma expressão única do Universo, por isso acredito que estamos todos conectados de alguma forma. Quando estamos em meio à natureza, lembramos do significado de unidade e também de que somos parte dela.


8. O momento “eu” é cada vez mais indispensável

Uma vida autêntica demanda naturalmente uma rotina de autocuidado. Não falo aqui de frequentar a yoga ou ir à manicure, falo sobre tempo para se reenergizar de forma integral: corpo, mente, espírito e emoção.

E uma das forma que sempre recomendo – e faço para mim – é sempre buscar experiências diferentes: ir ao cinema sozinha, passar um tempo fazendo algum hobby, ler um livro sobre algo que gostaria de aprender.

Quando você dedica tempo a algo que ama, sente alegria e contentamento ao alimentar sua alma. Passar um tempo se questionando sobre suas ações e planejando mudanças também é um hábito saudável e importante.


9. Você tem clareza do que precisa para ser feliz

Existe uma grande tendência a buscar felicidade e realização fora de si. Quando eu tiver (relacionamento, carro, dinheiro, trabalho), então serei feliz. As pessoas vivem perseguindo a felicidade, mas se esquecem de pensar que algo tem de acontecer até lá.

Quem vive uma vida autêntica sabe criar a própria felicidade, pois a verdade delas é impressa em tudo o que fazem, dessa forma, vivem em alta frequência onde as coisas acontecem de forma mais natural.


10. Não há comparação com o mundo externo

Por fim, a única comparação que você costuma fazer é com quem você foi ontem. Quem vive de maneira autêntica sabe que cada um trilha a sua jornada e não existe competição. Você apenas segue o seu caminho.

Todos estamos aqui para aprender, expandir, experienciar o que precisamos para vivenciar tudo isso, portanto não há motivo para se comparar, competir ou se preocupar com a vida dos outros. Você se manterá tão ocupada vivendo a sua vida que apenas desejará o mesmo para as outras pessoas.

Considerações finais

Viver uma vida autêntica é realmente o maior presente que você pode se dar, para isso você precisará de coragem para ser quem realmente é. E mesmo que você ainda não esteja vivendo essa realidade, existe uma razão para que tenha passado por tudo isso e esteja lendo isso agora.

Eu acredito que você merece viver uma vida que se alinha com quem é e seus valores pessoais. Se ainda não vive dessa forma, estou aqui para ajudar você a encontrar o seu jeito de ser feliz.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.