publicidade

10 sinais de que você vivenciou abuso emocional em sua infância:

Suas experiências de infância ajudam a moldar a pessoa que você se torna.



Se você foi vítima de abuso emocional quando jovem, pode ter certos comportamentos em sua vida adulta que decorrem dessa conturbada infância.

Abaixo estão dez sinais de abuso emocional na infância:

1. Você está constantemente se desculpando

Se você tem o hábito de dizer constantemente “desculpa” aos outros, mesmo que não seja necessário, pode ser resultado da maneira como foi tratado quando criança. Crianças que sofrem/sofreram abuso emocional, constantemente sentem que nunca conseguem fazer nada certo e que todas as coisas ruins que acontecem é culpa delas.


2. Você duvida de si mesmo

A confiança pode ser uma qualidade difícil de possuir, mas se você está sempre duvidando de si mesmo, pode ter algo a ver com sua infância. As crianças que crescem em um ambiente caótico ou abusivo podem ter dificuldade em acreditar em si mesmas ou em sua capacidade de tomar a decisão certa.



3. Você é sensível a ruídos altos

Uma casa abusiva pode ser barulhenta e assustadora, especialmente para uma criança. Se você pula sempre que um alarme de carro toca, ou sua primeira reação é medo, quando algo cai na outra sala, pode ser devido a uma vida doméstica abusiva.


4. Você é introvertido

As crianças que vêm de uma casa abusiva muitas vezes têm dificuldade em confiar em outras pessoas. Elas têm medo de chegar muito perto, ou mostrar quem realmente são. Como resultado, distanciam-se dos outros para se manterem seguras.


5. Você não mantém contato visual

Manter contato visual com alguém quando você está conversando pode fazê-lo parecer equilibrado e confiante. Mas as crianças que viveram em um ambiente caótico podem sentir ansiedade ao fazerem contato visual com os outros.



6. Você foge dos conflitos

Crescer em um lar abusivo pode ter um efeito profundo em sua visão sobre conflitos. Você os enxerga automaticamente como violentos, então, faz tudo o que pode para evitá-los. Correr parece mais seguro do que enfrentar uma situação difícil.


7. Você constantemente se culpa pelas coisas

Ser emocionalmente abusado pode fazer com que sua autoestima sofra. Se você está constantemente se culpando por coisas que disse ou fez, pode ser que porque, quando era criança, disseram-lhe que tudo era sua culpa.

Se você sofreu abuso emocional, pode se esforçar para enxergar a si mesmo como uma pessoa digna. Quando alguém elogia sua aparência, suas ideias ou seu sucesso, você se afasta do elogio, porque acha que não o merece.


9. Você sente raiva

O abuso emocional pode permanecer com a vítima por muito tempo. Você pode constantemente reproduzir as palavras do seu abusador em sua cabeça e pensar sobre o que suportou, o que o faz sentir raiva. Você pode não deixar que outras pessoas vejam, mas no fundo está com raiva.


10. Você é humilde

Apesar de tudo isso, você permanece humilde e cria tempo para apreciar as pequenas coisas. Você não deixou seu abuso transformá-lo em uma pessoa ruim. Em vez disso, lembra-se de que é um sobrevivente.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.