6min. de leitura

10 SINAIS QUE SEU CORPO ENVIA QUANDO SEU FÍGADO ESTÁ FALHANDO:

Seu fígado é um dos órgãos mais importantes do seu corpo. Localizado no abdômen superior direito sob o diafragma, ele ajuda na desintoxicação, digestão, metabolismo, armazenamento de glicogênio, produção de hormônios e em muitas outras funções.


O fígado tem mais de 500 funções! Os seres humanos não são capazes de viver muito tempo sem um fígado. E, embora tenha havido alguns avanços na diálise hepática, a partir de agora, o transplante de fígado é a única opção a longo prazo disponível para aqueles que sofrem de insuficiência hepática.

Toda vez que seu fígado é danificado e se cura, fica com cicatrizes. Isso é conhecido como cirrose. O alcoolismo é uma das principais causas de cirrose. Mas ter uma dieta não saudável, excesso de peso, não se exercitar, diabetes, colesterol alto e doenças cardíacas, podem colocá-lo em risco de ter doença hepática não alcoólica. Tem sido demonstrado que o exercício pode prevenir e até mesmo reverter a doença hepática. Se você tem diabetes e doenças cardíacas, é especialmente importante ter uma dieta muito baixa em gordura, especialmente gorduras saturadas.

Então, como você pode dizer se seu fígado já está danificado?


Abaixo estão 10 sinais de advertência que seu corpo emite para dizer-lhe que seu fígado está sendo danificado:

1.Alterações na cor da urina

A urina pode assumir um tom amarelo escuro na cor devido a um aumento na quantidade de billirrubina no corpo. Desidratação, deficiência enzimática, cálculos biliares e infecção no ducto biliar podem causar o escurecimento da urina por um curto período de tempo. Mas, se sua urina está consistentemente escura durante um longo período de tempo, você deve procurar atendimento médico.



2.Abdômen inchado

Cirrose pode causar uma acumulação de líquido no abdómen, conhecida como ascite. Outras condições médicas também podem causar ascite, mas danos hepáticos são a causa mais comum. Inchaço nos tornozelos também pode estar presente.


3.Icterícia

A icterícia apresenta-se como uma cor amarelada na pele e nos olhos. Isso ocorre porque a bilirrubina não pode ser processada por um fígado danificado. A icterícia também pode causar urina mais escura e fezes mais leves. Ela também pode causar coceira na pele e, em casos graves, pode levar a uma perda de função cerebral.


4.Ternura no abdômen

A ternura abdominal, especialmente na parte superior direita, pode ser um sinal de lesão hepática. A ascite também pode acompanhar a dor, mas nem sempre. A dor pode se apresentar como uma dor latejante maçante que não é aliviada com medicação para dor. Se sentir dor como esta a longo prazo, consulte um profissional médico.


5.Alterações nas fezes

Lesão hepática pode causar alterações nos movimentos intestinais, como cor e composição, constipação, diarreia e dor abdominal. Uma cor pálida nas fezes e fezes sangrentas também podem estar presentes.


6.Irritação na pele

Pele irritada e com uma coceira que não desaparece, pode ser um sinal de danos no fígado. Se o seu fígado está danificado, há uma diminuição no fluxo de líquido em todo o corpo. Isso pode se apresentar como pele espessa, escamosa e coceira. Icterícia e vermelhidão das mãos e pés também podem ocorrer. Em alguns casos, as veias podem ser vistas através da pele.


7.Perda de apetite

A perda de apetite, acompanhada de rápida perda de peso, pode ser um sinal de doença hepática. Quando o dano do fígado atinge este ponto, o prognóstico é muito sombrio porque o dano atingiu o ponto em que apenas um transplante de fígado salvará o paciente


8.Fadiga

Fadiga crônica e exaustão são os sinais mais comuns de danos no fígado. Isso pode afetar radicalmente a qualidade de vida de uma pessoa. Pensa-se que a fadiga está relacionada a acumulação de subprodutos tóxicos no sangue que o fígado já não é capaz de metabolizar. No entanto, a causa exata da fadiga não é conhecida.


9.Náusea

Lesões hepáticas podem levar a problemas digestivos, como refluxo ácido e indigestão que, por sua vez, podem levar a náuseas e vômitos. O vômito persistente sem explicação é um dos sinais de dano hepático.


10.Retenção de fluidos

Os danos do fígado podem conduzir à retenção fluida nos pés, pernas e tornozelos. Como os danos do fígado impedem a capacidade do corpo de circular e produzir proteínas, problemas circulatórios nas pernas podem ocorrer. Quando você pressiona o dedo em uma área afetada e a impressão permanece depois de remover o dedo, é um sinal de retenção de líquidos severa.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Simple Organic Life





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.