Reflexão

10 tipos de pessoas tóxicas que você deve evitar

“As pessoas te inspiram, ou te drenam. Escolha-as com sabedoria” – Hans Hansen



É hora de fazer uma limpeza no grupo de pessoas que compõem seu círculo de conhecidos, colegas e amigos? Há provavelmente algumas pessoas tóxicas lá que estão minando e traindo a sua confiança, e espalhando negatividade. Não há como escapar do fato de que nós não podemos viver em total isolamento, pois somos seres sociais. Precisamos encontrar empatia, compaixão e estímulos positivos para sobreviver “na selva”. Para evitar se desligar de todos, aqui estão 10 pessoas tóxicas das quais você deve se livrar de ou, pelo menos, evitar, o máximo possível.

1. Aquelas que sugam seu tempo como uma esponja.

Estes podem ser membros da família ou amigos que repetem o mesmo velho refrão e não há ganho para você nessa relação. Amizades são feitas de “dar e receber”.


Assim que você perceber que essas pessoas nem mesmo querem ajuda, ou não podem oferecer-lhe apoio tabmém, pode ser hora de reduzir seu contato com elas ou apenas deletá-las de sua vida. Elas vão disperdiçar muito do seu tempo, se você permitir.

No entanto, pode ser impossível se livrar de membros da família. Então, tente algumas táticas como desligar o seu telefone em certos momentos do dia ou simplesmente inventar mensagens urgentes. Todos nós precisamos de um tempo sozinho.

“Eu acho que é muito saudável ficar um tempo sozinho. Você precisa saber como ficar sozinho e não definido por outra pessoa. “- Oscar Wilde

2. Aquelas que te criticam demasiadas vezes.


Nada de errado com um pouco de feedback honesto e justo. Mas quando você achar que certas pessoas estão se engajando em crítica constante, pode ser hora de agir. Quando as críticas não forem construtivas de maneira nenhuma, você pode até mesmo deixá-los sabendo de que, com esse comportamento, eles vão perder todos os amigos que ainda têm.

Você pode também dizer-lhes que suas críticas constantes não são uteis de nenhuma forma e isso o perturba.

3. Aquelas que se fazem de vítima o tempo todo.

Estes são os especialistas no jogo da culpa. Eles nunca se responsabilizam por suas próprias falhas ou erros. São sempre as vítimas e a culpa nunca é deles!


Essas pessoas têm que ser evitadas a todo custo, pois podem começar a envolvê-lo em seu jogo de culpa.

4. Aquelas que têm uma atitude negativa.

Essas pessoas espalham negatividade como uma doença contagiosa. Tente se vacinar evitando-as a todo custo. Estas são as pessoas que estão sempre ansiosas, preocupadas, pessimistas, deprimidas e se queixam muito.

Você precisa se livrar delas, porque se quiser viver mais tempo, uma perspectiva positiva vai acrescentar anos à sua vida. Um estudo de Yale descobriu que ter uma atitude positiva ao envelhecimento pode ajudar você a viver mais sete anos.


5. Aquelas que perdem a calma e drenam sua energia.

Estes são os que realmente drenam a sua energia. Por que você tem que absorver suas explosões tolas? Todos nós temos momentos difíceis. Soltar o vapor pode ajudar essas pessoas, mas por que elas sempre recorrem a você?

Essas pessoas de pavio curto são subdesenvolvidas psicologicamente e sua inteligência emocional está oscilando em torno de zero. Não há necessidade de elas serem parte de seu círculo íntimo.

6. Aquelas que não mostram nenhuma compaixão ou empatia.


Você não quer estas pessoas em seu círculo interno, pelo simples fato de que elas não são capazes de te ouvir ou entender seus problemas quando você precisa delas ao redor. Essas pessoas têm problemas de personalidade e algumas exibem tendências narcisistas.

Elas não têm a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas. Esta é a chave para a interação social e comportamento ético. É por isso que você não quer elas ao seu redor.

“Amor e compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles, a humanidade não pode sobreviver.” – Dalai Lama.

7. As que são desonestas e mentem para você.


“Mentir é feito com palavras, e também com o silêncio.” – Adrienne Rich

Alguns amigos vão jurar sigilo quando você lhes disser algo confidencial. Porém, quando você perceber que esta informação agora é de conhecimento comum, você pode muito bem ficar furioso e decidir acabar com a amizade. Mas as pessoas desonestas e mentirosas também podem fazer mal de muitas outras maneiras. Elas podem mentir para você sobre suas dívidas ou se estão tendo problemas no trabalho. Elas também podem ser hipócritas e mentirem para você sobre o que pensam de seu comportamento quando você pedir opinião.

Essas pessoas prejudicam a amizade porque confiança, veracidade e honestidade são as qualidades mais preciosas entre amigos. Se elas mentem e não são confiáveis, não são dignas de sua amizade.

8. Aquelas que são manipuladoras e irão te explorar.


Há alguns amigos que só querem usá-lo para alcançarem um objetivo como, conhecer uma pessoa importante, uma entrevista de emprego ou mesmo um encontro. Eles usam a fofoca como uma arma e sempre têm uma agenda escondida. Vamos supor que essa pessoa esteja interessada em um trabalho. Ela irá fazer de tudo para que você não se interesse também.Por exemplo, vai lhe contar histórias assustadoras sobre o trabalho, o patrão e o salário miserável. Sua intenção com isso é apenas reduzir a quantidade de concorrentes.

Amigos manipuladoras sabem como extrair informações suas ou levá-lo a revelar algumas deficiências que usarão contra você. Eles vão explorar a sua generosidade e sua consciência social e raramente vão dar algo em troca. Essas pessoas têm que ser evitadas porque estão te usando.

9. Aquelas que são deliberadamente prejudiciais.

Essas pessoas têm uma variedade de táticas e observações que podem ser muito dolorosas. Podem ser seus pais criticando como você está educando seus filhos, quando não foram nenhum grande exemplo ao te educarem.


Às vezes, as pessoas fazem comentários desagradáveis ​​que põem em causa a sua própria honestidade, diligência ou habilidade. Outras ocasiões são quando os amigos não conseguem cumprir as suas promessas, quando não cumprem o favor que você pediu e eles disseram que fariam ou quando simplesmente esquecem de te ligar.

Estas são táticas ofensivas que você não deve negligenciar e aturar. Estes amigos e membros da família parecem ter a intenção de deixar as coisas piores, ao invés de proporcionar carinho e apoio. É por isso que você precisa se livrar deles.

10. Aquelas que são muito estressadas.

Você sabia que os seres humanos são programados para pensarem negativamente e estarem sempre preocupados com a segurança, saúde e sobrevivência? Antropologicamente, isso faz sentido, uma vez que, como homens das cavernas, as coisas não eram assim tão fáceis. É incrível como esse estresse inicial ainda está conosco hoje. É por isso que, quando pessoas estressadas aparecem em nosso grupo ou nos telefonam, temos que estar preparados para resistirmos a elas.

E não faltam pessoas estressadas, uma vez que entre 75% a 90% de todas as visitas ao médico são devidas ao estresse! Estudos mostram que qualquer exposição ao estresse a longo prazo afetam nossos cérebros e comportamento.

Temos bastante estresse em nossas próprias vidas, para termos que lidar com mais pessoas estressadas ao nosso redor. Precisamos nos distanciar delas para sobrevivermos.

Como você conseguiu se livrar de pessoas tóxicas em sua vida? Deixe-nos saber nos comentários!

 

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Lifehack

10 crenças que podem te fazer altamente bem sucedido

Artigo Anterior

15 coisas que pessoas altamente confiantes não fazem

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.