10 verdades sobre morar em outro país…

Muitos não entendem o que leva algumas pessoas a deixarem o conforto do seu lar para irem morar em outro país.

Porém, depois de algum tempo, observam as suas redes sociais e também almejam conhecer aqueles lugares, comer aquelas comidas, falar outro idioma, conhecer novos amigos, enfim, querem viver tal experiência internacional. Então, pensam que a vida poderia ser muito mais fácil em outro país e começam a planejar essa mudança de vida.

Se você é uma dessas pessoas que gostaria de fazer uma mala para desbravar o mundo, leia atentamente esse texto e veja se você está realmente preparado.

1. Você vai se perder na cidade

Se você entra em pânico quando não acha um endereço novo, nem pense em entrar no avião, pois com toda a certeza você se perderá. Não será apenas uma vez, mas duas, três, etc. No entanto, quando passa o primeiro pânico, você percebe que pode perguntar para alguém (se fala o idioma), olhar no GPS (se tem internet) ou usar o mapa da cidade (sempre traga ou busque nas informações turísticas da cidade ou no hotel). Assim, esse medo vai passando e você aprenderá a se localizar em qualquer lugar do mundo e sentirá que não existem fronteiras que possam barrá-lo.


2. Você não vai entender o que eles falam

Se você não domina o idioma e mudou-se para um país com outra língua, prepare-se! A primeira semana será tudo baseado na mímica e no dicionário. Se você fala inglês, geralmente, pode se virar em qualquer lugar, mas nem sempre “they speak english”, portanto, tente estudar o idioma, antes de se mudar, para evitar constrangimentos. Caso não consiga, não se desespere, entre num curso local, pois em cerca de um mês você estará entendendo e falando todos os assuntos básicos. Quando você estuda uma língua usando-a o tempo todo, aprenderá mais rápido.


3. Você vai morar com pessoas estranhas

Para economizar, muitos estrangeiros optam por alugar quartos e dividir a casa. Conviver já não é tarefa fácil, ainda mais com pessoas de outras origens e culturas. Sem embargo, se você tem sorte e paciência fará grandes amigos que se tornarão a sua família local nessa jornada.


4. Você tem que lidar com a saudade e com a solidão

Ninguém entende o quanto a saudade dói, você precisa senti-la para saber. Aquele casamento da sua prima, o nascimento do seu sobrinho, os aniversários dos seus pais, as datas comemorativas e até mesmo a morte de algum parente parece ter uma importância muito maior quando você está longe de casa. A internet ajuda, mas nada substitui a sua presença. Você deve estar ciente de que esses momentos não voltam e saber lidar com a distância. Se você tem tendência à depressão, nem pense em morar fora, as chances de entrar em crise podem aumentar muito nos primeiros meses.


5. Você tem medo de ficar doente

Ficar em casa doente não existe para quem mora fora, você precisa de saúde e disposição para estudar ou trabalhar. Aquela sopa e os remedinhos da mamãe não existem mais, você se acostuma com um paracetamol e uma sopa de micro-ondas, pois você precisa do seu corpo firme e forte para enfrentar tudo, pois você depende só de você.


6. Você precisa trabalhar

Se você não veio com uma bolsa acadêmica ou com uma boa reserva financeira, terá que trabalhar. Quando você é mais jovem pode aceitar trabalhos mais braçais como de garçonete ou babá, mas com o tempo você vai querer trabalhar na sua área. Então, planeje-se bem, a vida em outro país é cara e para um estrangeiro sempre há mais obstáculos.


7. Nem sempre você poderá viajar

Se você pensa que viajará todo o final de semana para algum país, caia na real. Você terá tantos compromissos como tinha antes e essas folgas serão cada vez mais escassas. No entanto, você tem a vantagem de ir num feriado para um país vizinho e as suas férias serão de cinema por um preço bem acessível.


8. Nem todas as pessoas que você conhece serão suas amigas

As pessoas em outro país tendem a se unir para enfrentar as dificuldades juntas. Muitos serão como parte da sua família, mas, ainda assim, nada substituirá aquele amigo de infância. Atenção, também podem aparecer aqueles que vão querer se aproveitar da sua boa vontade, então radar ligado na hora de abrir a sua vida para um desconhecido.


9. Você precisa cozinhar e limpar sua casa

Ou você come comida pronta ou você vai aprender a cozinhar para não engordar e ser mais saudável. A comida na rua enjoa e seu corpo pede uma comida caseira. Aquele prato da sua mãe e da sua avó serão o seu sonho, até a próxima visita ao lar. A faxina também será sua, dificilmente alguém contrata esses serviços, portanto, você aprenderá a ser mais limpo e organizado.


10. Você se tornará uma pessoa forte

Você não será mais a mesma pessoa. Quem morou em outro país volta mais flexível, adaptável e corajoso. Não é à toa que muitas empresas contratam quem teve essa experiência, pois a sua visão de mundo se ampliará, você aprenderá a respeitar as diferentes culturas e saberá lidar mais facilmente com os obstáculos.

Agora se você leu esse texto e sentiu-se preparado psicologicamente, jogue-se no mundo. Porém, vou avisando, a transformação fará com que sua casa seja uma mala e seu lar seja o aeroporto, pois viajar vicia e o único remédio é fazer um novo roteiro.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: ocusfocus / 123RF Imagens



Deixe seu comentário