Comportamento

11 coisas que as pessoas não percebem que você está fazendo por causa de sua ansiedade funcional

11 coisas

A ansiedade, aliada à depressão, é uma das condições de saúde mais faladas atualmente em nossa sociedade.



Essas duas condições são sérias, não devem ser alvo de brincadeiras e subestimação. No entanto, há muitos equívocos em relação a elas.

Algumas pessoas acreditam que aqueles que sofrem de ansiedade são apenas pessoas preguiçosas demais para irem atrás do que querem e irresponsáveis com as próprias vidas. Isso está muito longe da verdade.

Abaixo está uma lista de 11 atitudes de pessoas que sofrem de ansiedade.


O objetivo é ajudar todos a entenderem melhor o funcionamento dessa condição e os comportamentos que a desencadeia, para que possam agir com gentileza com seus entes queridos que convivem diariamente com a ansiedade.

1. Evitar situações sociais

As pessoas que sofrem de ansiedade, apesar de gostarem de companhia e de interagir com aqueles ao seu redor, geralmente tendem a evitar situações sociais, porque acreditam que deixarão tudo mais tenso em menos legal para os outros.



2. Ficar obcecado com pequenos detalhes

Essas pessoas são muito observadoras e analisam cada olhar, gesto e suspiro que os outros dão em sua presença, porque têm muito medo de agirem de forma errada e prejudicarem alguém.


3. Ter ciclos de sono confusos


Como são pessoas constantemente ocupadas em seus pensamentos, reflexões e análises durante a noite, que é quando realmente têm tempo, essas pessoas acabam dormindo de verdade nos espaços de tempo livre de seus dias.


4. Sempre esperar pelo pior

Por mais que estejam em uma situação positiva e, aparentemente, nada esteja errado, essas pessoas sempre vão assumir que o pior vai acontecer. Essa precipitação acaba por torná-las cansadas e até mesmo doentes.



5. Repassar conversas em suas cabeças

Elas repassam todas as conversas que tiveram no dia em suas mentes e todas as palavras que lhes disseram, em busca de alguma que denote raiva, tristeza ou frustração em direção a elas. Esse hábito é devido ao medo que sentem de aborrecer as pessoas ao seu redor.



6. Colocar os problemas de outras pessoas na frente dos seus

Se um amigo ou ente querido lhe disser que se sente mal ou que está com alguma preocupação, essas pessoas,  automaticamente, esquecem de suas próprias vidas e focam nos problemas dessa pessoa, o que pode prejudicar sua saúde.


7. Assumir culpa por tudo


Quando se deparam com situações difíceis, as pessoas que sofrem de ansiedade têm a tendência a assumirem a culpa, mesmo que não tenham nada a ver com elas.


8. Nutrir um medo do futuro

As pessoas hiperativas têm imaginação muito fértil. Dessa maneira, sentem o medo de forma diferente, mais profunda, principalmente o medo de futuro. Esse medo se origina da situação em que se encontram atualmente, em que a vida não lhes parece muito boa. Passar mais tempo vivendo assim é assustador para elas.



9. Comparar e avaliar a todo momento

Graças à autodúvida constante, essas pessoas, a todo momento, perguntam  a si mesmas como seus amigos, entes queridos e colegas conseguem conviver com elas, porque se sentem muito sem valor e dispensáveis.



10. Cobrar-se duramente

As pessoas que sofrem de ansiedade não aceitam que são humanas e que, por isso mesmo, cometem erros. Para elas, precisam agir sempre com excelência; cobram-se duramente quando algo não acontece como planejaram.


11. Conviver com uma exaustão mental constante

Devido a todos os comportamentos listados acima, não é incomum que elas vivam em meio a uma exaustão mental intensa, todos os dias.

5 sinais de que alguém está te fazendo de isca para uma discussão:

Artigo Anterior

A esperança e a lei da atração podem fazer tudo possível!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.