ColunistasReflexão

11 desafios legais para 2017:

11 DESAFIOS LEGAIS PARA 2017 foto1

Que delícia começar mais um ano escrevendo aqui no blog e compartilhando coisas boas com vocês! Eu tô com muitos planos e ideias para esse ano, então aguardem muitas surpresas e novidades!



Aproveitando que estamos todos animados, renovados e cheios de disposição, resolvi compartilhar uma lista de ideias de desafios legais para a gente escolher um (ou mais) para fazer esse ano.

São desafios com o objetivo de nos lembrar de valorizar as coisas simples da vida, agradecer, experimentar coisas novas, praticar a positividade, desenvolver habilidades e nos divertir!

Uma experiência nova por mês


Uma vez por mês, faça algo que você nunca fez antes. Eu fiz esse desafio em 2014 e foi muito legal! Lembro que fiz stand up paddle pela primeira vez, comecei a praticar yoga, viajei para Monte Verde (MG), fui ao cinema sozinha, visitei pontos turísticos de SP que nunca tinha ido…

11 DESAFIOS LEGAIS PARA 2017 foto1

Não precisa ser algo grandioso ou que te dê muito trabalho, apenas faça uma atividade que nunca fez ou vá a um lugar que nunca foi. Pense naquelas coisas que você tem vontade de fazer e ainda não fez e planeje-se para fazê-las no decorrer do ano. Colocando a meta de fazer uma por mês, fica mais fácil definir seu objetivo e realizá-lo.



Um hábito novo por mês

Escolha um hábito positivo para colocar em prática todos os dias durante um mês. Pode ser meditar dez minutos por dia, fazer 30 minutos de exercícios físicos todos os dias, um mês sem consumir algo que é prejudicial à sua saúde… Você escolhe! Quem sabe daí não surge um novo hobby ou hábito que você vai levar para sempre?


Enfrentar um medo por mês


Acho essa ideia incrível! Faça uma lista dos seus medos e escolha todo mês um deles para ser enfrentado. Medos grandes, medos pequenos, qualquer medo que você tenha e que gostaria de não ter. De pular de paraquedas, de dirigir, de andar de avião, de ir ao médico, de usar panela de pressão, de puxar assunto com alguém, de altura, de falar em público, de fazer alguma mudança…


Uma foto por dia

Nós estamos sempre com nossos celulares que tiram fotos à mão, então não vai ser difícil nem dar muito trabalho. Apenas fotografe uma coisa boa que aconteceu no seu dia. Pode ser o céu bonito que você viu no fim da tarde, o livro legal que está lendo, algo que você comprou, uma comida gostosa que comeu, uma cena inspiradora que viu… Você vai começar a perceber que, por mais que alguns dias sejam difíceis, todo dia tem algo bom. E quando chegar no fim do dia e você não tiver tirado nenhuma foto, é um bom motivo para se lembrar de fazer algo que te deixe feliz (e fotografar isso!).


11 DESAFIOS LEGAIS PARA 2017 foto2

Ao final de cada mês, você pode pegar as fotos que tirou, montar um álbum e rever as fotos, para relembrar e agradecer pelas coisas boas que a vida te proporcionou.


Escrever uma agenda/diário


Todo ano eu compro uma agenda e todos os dias escrevo nela as coisas boas que aconteceram no meu dia. Tem dias que não tenho nada de muito interessante para escrever, mas escrevo algo mesmo assim. Acho que é uma lembrança muito legal de ter e também uma forma de me expressar, desabafar e entrar em contato com as minhas emoções. Também gosto de, todo final de mês, reler o que escrevi nos últimos 30 dias e fazer uma lista das coisas boas que aconteceram. E todo final de ano eu pego a agenda e leio o que escrevi durante todo o ano, para me lembrar das coisas boas que vivi e agradecer por elas.


O potinho das coisas boas

Esse eu também faço todo ano. Toda vez que algo bom acontece, eu escrevo em um papelzinho, anoto a data e coloco em um potinho. Quando bate o desânimo, eu pego o potinho e leio os papeizinhos pra me lembrar de quantas coisas boas já aconteceram. É ótimo para exercitar a gratidão!



Fazer uma coisa diferente por semana

Tire uma ou duas horas da sua semana para fazer algo simples que nunca tenha feito. Pode ser cozinhar uma receita nova, puxar conversa com uma pessoa com quem nunca conversou ou ver um filme de um gênero que nunca assistiu, por exemplo. Conhecer coisas novas é a melhor forma de expandir seu campo de possibilidades e descobrir coisas interessantes sobre você mesmo e sobre o mundo.



Aprender x coisas novas no ano

Fica a seu critério quantas coisas serão, mas é muito legal colocar na sua lista de resoluções o objetivo de aprender uma, duas, três ou mais coisas novas durante o ano. Pode ser cozinhar, costurar, tocar um instrumento, fotografar, usar o photoshop, dançar… E você pode se organizar para aprender fazendo um curso, vendo vídeos na internet ou com algum amigo que saiba e possa te ensinar. O que você tem vontade de aprender?

11 DESAFIOS LEGAIS PARA 2017 foto3



Criar um blog ou canal sobre um assunto que você adora

Você tem vontade de contar para as pessoas o que sabe sobre um assunto? Ensinar outras pessoas a fazerem algo que você sabe? Compartilhar coisas legais que você adora? Encontrar pessoas que se interessem por algo que te interessa para trocar informações e experiências? Sou suspeita pra falar, mas é maravilhoso ter um blog ou canal (ou os dois) na internet para falar sobre as coisas que a gente ama. Se você tem vontade, crie! Você não precisa fazer isso de forma profissional se não quiser, apenas compartilhe suas ideias, divulgue para pessoas que podem se interessar, abra espaço para elas opinarem e divirta-se!


Oferecer uma ajuda por mês

Você quer um mundo melhor para viver em 2017? Eu também! Então vamos fazer algo para que isso aconteça? Uma vez por mês, ofereça alguma ajuda a alguém que necessite. Você pode fazer uma doação a uma instituição, oferecer um pouco do seu tempo, ensinar algo que você sabe a alguém, doar sangue…


Caderninho da gratidão

Anote todos os dias em um caderninho os motivos pelos quais você é grato hoje. Faça isso todos os dias por um período, que pode ser uma semana, 15 dias, um mês, o ano todo… você quem sabe. Defina qual será o desafio e experimente praticar a gratidão dessa forma. Qualquer exercício de reflexão fica melhor e mais intenso quando você escreve. Experimente fazer isso e veja os efeitos na sua vida.

10 aprendizados de mochileiros:

Artigo Anterior

Coaching: 6 dicas para se sair bem no período de experiência!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.