AtitudeDicasFelicidade

11 dicas para impulsionar sua confiança e ser mais feliz

11 ações para você dar um impulso na sua confiança e ser mais feliz

Você quer se sentir confiante, certo?



Você quer ser capaz de caminhar em qualquer lugar sabendo que é uma pessoa incrível. Você vê todo mundo fazendo isso – cheios de si – mas para você isso não acontece naturalmente. Sempre que você tenta agir com confiança seus pensamentos jogam na sua cara todos seus pontos que acha ser negativo, desmoronando com sua confiança. Ou seja, todo momento você se pega num espiral de insegurança e desespero.

Pare, agora!

Todo mundo fica inseguro, às vezes, a vida é assim, sabemos disso. Mas viver na insegurança, com medo? Isso é um hábito errado que você cria. Mas existente em insegurança? Isso é um hábito que você aprende, mas você pode fazer algo para mudar. Aqui estão 11 coisas que pode fazer para que você melhore sua confiança e consiga aproveitar os prazeres da vida com auto-estima.


1. Sorria mais

Soa estranho, certo?

Por que sorrir melhora a sua confiança? É realmente muito simples. Sorrir faz você se sentir bem. Quando você se sente bem, você está mais propenso a pensar que você está feliz e mais seguro.

Então, por elevar seu estado de espírito, você eleva a sua confiança. Você torna-se menos preocupado com suas falhas, com o que você acha ser falha. Você se torna menos rígido com seu interior e acaba apreciando mais o momento.



2. Reconheça suas deficiências

Parte de ser confiante é saber quem você é, o que você é e o que você faz bem. Outra parte da confiança é saber o que você não faz bem. Por que é importante saber o que você não faz bem? Por várias razões:


  • Você pode melhorar. Sabendo que você não se da bem em alguma coisa isso te da o discernimento para fazer ativamente algo em relação. Se você é inconsciente do que não faz bem, não será capaz de trabalhar para melhorar.
  • Você sabe o que é capaz. Ao saber disso, você pode facilmente evitar situações em que a sua confiança pode levar um golpe dessas deficiências, pois você já está ciente delas!
  • Saber onde você fica a desejar brilha a luz onde você é excelente. Nós não podemos nos destacar em absolutamente tudo, mas isso só nos ajuda a apreciar onde nos destacamos mais.
  • Nós podemos entregar o que nós não fazemos com excelência para àqueles que irão fazer com maestria.

Pode nos parecer contraditório todos esses itens para uma pessoa que busca ser mais confiante, mas essas ações nos libertam da necessidade de sermos perfeitos. Ou seja, faz com que nós tenhamos um impulso ainda maior para ir em busca da nossa confiança.


3. Use o seu melhor vestido


Este ponto não é literal, mas é claro que pode ser. É apenas uma maneira bonita de dizer, “vista o que faz você se sentir bem”. Todos nós temos uma “melhor roupa”. Não é sempre um vestido, é claro, pode ser uma camisa, uma gravata, um par de sapatos, ou o que quiser. Não importa o que  é. Basta encontrar o objeto que faz você se sentir bem e usá-lo. Sinta-se bem, pois a confiança escorre para fora de você.


4. Não ligue para as comparações

Você é você. Não existe nenhum ponto em que você deve se comparar a outra pessoa, somos pessoas singulares. Lembre-se sempre:


  • Você e a pessoa comparada não tiveram a mesma vida.
  • Você não teve as mesmas oportunidades que ela.
  • Você não possui o mesmo conjunto de conhecimento que ela.

Haverá momentos em que você se destacará e outros que ficará aquém. E vice-versa. Esta é a vida, não se incomode com isso e simplesmente faça com que consiga doar o melhor que você tem.


5. Deixe de lado as expectativas de outras pessoas


A insegurança em sua maioria das vezes provém de uma comparação de algo que já foi feito por alguma pessoa. Mas o que você sabe é que ninguém caminhou com os seus pés ou você andou com sapato de outras pessoas para chegar onde esta. O que as outras pessoas geram de expectativa de você é irrelevante, não é isso que vai definir o valor do seu trabalho. Só você sabe o que passa e o que passou, então cabe somente a você definir a sua importância e do que é capaz.

Quando você recuperar esse poder vai perceber que o mal estar gerado por querer provar para alguém algo que você sabe que tem de qualidade vem a ser irrelevante, pois o que importa é que nós conseguimos identificar isso.


6. Liste 10 coisas que você gosta em si mesmo

Vá em frente, faça isso. 10 coisas que você gosta em você. Não importa quão tola ou insignificante que possa parecer.

Feito isso? Ótimo. Viu como é fácil romper com esse sentimento de se colocar para baixo?

Continue a construir isso sempre, faça com que se torne um hábito diário e verá como sua confiança aumentará.


7. Esteja preparado

Quando realmente nos preparamos para alguma determinada ação ou acontecimento nos sentimos mais seguros e preparados. Digamos que você estava indo acampar, por exemplo. Seria muito estressante ir sem qualquer planejamento, qualquer preparação, e sem nenhuma idéia de onde será esse acampamento, certo?

Agora quando tomamos tempo para juntar todo o equipamento, conseguirmos nos planejar e souber onde estamos indo faz com que sejamos bem confiantes e seguros para realizar esse passeio.

Podemos relacionar isso a qualquer ação do cotidiano. Se você vai a uma festa, preparar seu look e sua aparência faz com esteja tranqüilo e confiante. Se você vai palestras ou ler algum discurso, revisar o texto te auxilia ficar mais sereno e certo de que arrasará. Ou seja, preparação leva você a se sentir pronto para realizar determinada ação, logo sua confiança dará saltos de alegria.


8. Leve a conversa para um assunto que você domina

Às vezes nos pegamos inseguros em conversas que não dominamos o assunto, ou achamos que não temos nada para contribuir, mas existe um truque simples para que possamos corrigir isso: falar sobre o que realmente sabemos.

Claro que não precisa ser aquela troca de assunto brusca, sem nexo e relação nenhuma com o assunto que estava sendo discutido. O segredo está em conseguir conectar um assunto que você domina no que estava sendo conversado. Não é nem um pouco difícil quanto parece.

Há infinitas maneiras para que possamos relacionar temas uns com os outros. Basta encontrar a conexão. Pratique com os amigos antes de fazer com estranhos ou no seu ambiente de trabalho, isso te dará mais confiança em situações sociais que acontecem no dia a dia.


9. Identifique suas paixões na vida

A paixão é algo que desperta as belezas mais complexas que existem nas pessoas, pois é quando conseguimos demonstrar com os olhos toda nossa admiração e atração pelo momento, mostramos nosso propósito e desejo mais ardente.

Quando temos ciência das nossas paixões na vida, temos muito mais senso de propósito e os reais significados ficam mais claros. Trazendo-nos assim muito mais segurança, ou seja, confiança.

Então se lembre que se você no que é apaixonada, sempre terá uma reserva de confiança a sua disposição.


10. Pergunte para outras pessoas o que elas pensam sobre você

É muito fácil ficar preso no que pensamos a respeito das nossas falhas e como achamos que as outras pessoas nos vê. Felizmente a situação para resolver isso é bem simples, pergunte para alguém que você confia o que ela pensa a seu respeito. Saber de pessoas importantes para você as coisas boas e amorosas que pensam sobre sua pessoa te trará incríveis sentimentos bons. E o mais importante ver que as pessoas enxergam mais coisas boas do que suas falhas, isso te traz uma libertação sobre todos os pensamentos críticos que formamos sobre nós mesmos e que na maioria das vezes não conseguimos nos livrar deles.


11. Seja você mesmo

Essa é bem simples, ser você mesmo é a melhor fonte de confiança que pode ter. Quando você passa a ser você mesmo, consegue perceber que as máscaras vocês às vezes utilizava sempre foram o que tem impediam de ser mais confiante.

Saber quem você é libertar-se de comparações e do juízo dos outros, pois você é o que é não importa o que os outros pensem.

Por último, você deve saber que a confiança é algo notório quando você tem a ciência dos seus talentos, do seu valor e de todas as coisas únicas que pode agregar em diferentes situações. Jogue todos os seus medos e receios fora e deixe a segurança em ser você mesmo brilhar.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

 

9 atitudes de pessoas de sucesso para lidar com a raiva

Artigo Anterior

13 razões pelas quais casais que viajam juntos permanecem mais tempo juntos e felizes

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.