publicidade

11 maneiras de aumentar a serotonina em seu cérebro (naturalmente)!

Baixos níveis de serotonina influenciam tudo, desde o apetite até o ciclo do sono, memória, desejo, humor.



Vejamos 11 maneiras poderosas de aumentar o seu bem estar mental, foco e motivação, aumentando imediatamente os níveis deste neurotransmissor:

1.Obtenha mais triptofano

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é triptofano. É um aminoácido vital na produção de serotonina, por isso, se você aumentar a sua ingestão dietética, terá dias mais felizes. Alguns dos melhores alimentos para comer incluem carnes magras, ovos e laticínios, mas não se preocupe se você estiver em uma dieta vegana! Nozes e sementes também são embaladas com triptofano.


2.Marque uma massagem

Você deve sentir que uma massagem pode influenciar o seu humor, mas provavelmente não sabe que este não é apenas resultado do trabalho com a tensão muscular. Pesquisas sobre como a massagem muda a química do corpo sugerem que os níveis de serotonina frequentemente atingem o pico após uma sessão, provavelmente devido a uma redução de 30% no cortisol. Quando muito deste hormônio está circulando em torno de seu sistema, seu cérebro é realmente bloqueado de produzir a quantidade certa de serotonina.



3.Aumente seu consumo de vitamina B

Toda vitamina da família B te ajuda a se sentir bem e desempenha um papel em manter seu corpo em forma, mas existem duas particularmente úteis quando se trata da produção de serotonina – vitaminas B12 e B6. Há provas de que a suplementação de vitamina B pode ajudar a tratar a depressão na população idosa. A maioria das pessoas se beneficia de uma dose de cerca de 50-100mg por dia, mas verifique com o seu médico (e não tenha medo de pedir um exame de sangue no caso de ter uma deficiência de vitamina subjacente).


4.Absorva a luz do sol

Sempre que você está sob a luz do sol, inicia a produção de serotonina do seu cérebro. Isso é válido mesmo se o sol estiver coberto por nuvens, então não há desculpa! Faça o seu melhor para passar pelo menos 20-30 minutos fora todas as manhãs ou tardes – esta é uma grande oportunidade para ir a algum lugar bonito, ou apenas refletir enquanto ouve suas músicas favoritas.


5.Adicione mais magnésio à sua dieta

O magnésio influencia o equilíbrio de serotonina e também ajuda a controlar a pressão arterial e regular a função nervosa. Na forma de suplemento, ajuda alguns pacientes a se recuperarem de episódios depressivos. Para adicionar mais magnésio a sua dieta, busque alimentos como folhas verdes escuras, peixes, bananas e feijão.



6.Encontre formas de ser mais positivo

Aumentar os níveis de serotonina do cérebro não é apenas sobre coisas externas, como dieta e ambientes. Estudos psicológicos mostram que você também pode influenciar a produção de neurotransmissores, trabalhando para mudar sua atitude com a vida. Descubra o que faz você se sentir bem sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, e faça mais disso! Bons exemplos incluem socializar com pessoas que você ama, reservar uma hora por dia para um passatempo inspirador, visualizar um evento feliz e manter um diário de gratidão.


7.Reduza o consumo de açúcar

Curiosamente, um dos principais sintomas de baixa serotonina é o desejo por alimentos açucarados, isso é porque a insulina é necessária para fabricar alguns dos componentes da serotonina. Infelizmente, esse aumento no consumo de açúcar é contraproducente, já que normalmente leva a uma queda de humor (contrabalançando os benefícios dos neurotransmissores úteis que você acabou de produzir). Proteja-se de doenças como diabetes e doenças cardíacas e concentre seus esforços em maneiras mais saudáveis ​​de aumentar a serotonina.


8.Meditação

Sim, meditação surge em todo texto sobre bem-estar! No entanto, existem razões boas, baseadas em evidências para isso – meditar realmente pode ajudar praticamente todas as áreas de sua vida. Os níveis de serotonina aumentam em resposta a qualquer forma de meditação que eleva 5-HIAA, um ácido que o cérebro precisa ao produzir serotonina. Como um bônus, a meditação combate a influência dos hormônios do estresse, que não só faz você se sentir mais feliz, mas também reduz a inflamação desnecessária no corpo.


9.Exercitar-se com mais frequência

Qualquer coisa que faça seu coração bombear pode elevar seus níveis de serotonina, e as endorfinas associadas fazem você se sentir fantástico, também. Pense fora da caixa para encontrar tipos de exercícios que realmente te divertem – por exemplo, troque a esteira por correr no parque, fazer aula de dança ou aeróbica aquática.


10.Obter mais vitamina C

Embora a vitamina C não pareça ser tão crucial para a serotonina como as vitaminas do complexo B, algumas pesquisas emergentes mostram uma conexão cada vez mais forte com o humor. Por exemplo, alguns estudos indicam que a vitamina C tem propriedades antidepressivas naturais, e um grupo de cientistas descobriu que as pessoas que aumentaram a vitamina C se sentiram mais felizes em apenas uma semana. Isso pode não só ser a serotonina, mas também o papel da vitamina C na produção de outros neurotransmissores como a dopamina e a epinefrina – ambos nos fazem sentir-nos bem. Laranjas, pimentões, tomates e folhas verdes são opções excelentes se você quiser obter mais vitamina C.


11.Pratique o autocuidado para reduzir o estresse

Se você é o tipo de pessoa que coloca os outros em primeiro lugar, toma muita responsabilidade e está constantemente trabalhando, comece a procurar maneiras de priorizar o autocuidado em sua semana e vai produzir mais serotonina. O autocuidado significa coisas diferentes para cada um, você pode fazer uma lista de dez coisas que fazem você se sentir verdadeiramente feliz!


* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.