11 provérbios indígenas norte-americanos que trazem sabedoria para nossas vidas:



Os índios norte-americanos, apesar de quase sempre serem retratados como violentos e guerreiros incansáveis, foram um povo que conservou uma visão de mundo voltada para o respeito mútuo, com o objetivo de gerar paz em nosso mundo.

A sabedoria desse povo pode ser reconhecida através de seus provérbios.

Esses provérbios são uma luz em nossas vidas, pois retratam equilíbrio entre força e dignidade, quase sempre em um contexto de amor pela natureza.

Os nativos norte-americanos foram exterminados, mas grande parte de sua sabedoria ainda vive.

Veja abaixo 11 incríveis provérbios desse povo:

Escolha de nossos pensamentos

“Pense o que quiser, mas não se esqueça de que você terá que conviver com seus próprios pensamentos todos os dias.”

Este provérbio do povo Dakota reforça o ensinamento de que nossos pensamentos são uma escolha totalmente nossa, independentemente de nossas realidades de vida, e que eles permanecem conosco todo o tempo. Portanto, selecione bem aquilo que alimenta sua mente, para que sua vida seja uma consequência positiva disso.


Meio ambiente

“Não herdamos a terra de nossos antepassados; só as pegamos emprestadas de nossos filhos.”

Esse provérbio retrata a importância da natureza.

“Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado, o último peixe capturado, só então, as pessoas perceberão que não se pode comer dinheiro.”

Esse poderoso provérbio retrata nossa responsabilidade, enquanto seres humanos, para a sobrevivência de outras espécies e da natureza em si.


Tudo tem um propósito

“Tudo na terra tem um propósito, toda erva pode curar uma doença, toda pessoa tem uma missão a cumprir. Este é o conceito dos índios sobre a existência.”

Com esse provérbio, os nativos dizem que todos nós estamos aqui por um propósito, até mesmo os seres inanimados. Uma poderosa mensagem para aqueles que menosprezam as pessoas menos afortunadas ao seu redor.


Julgar os outros

“Antes de julgar alguém, caminhe 3 luas com seus sapatos”.



Esse provérbio Sioux nos atenta que nunca devemos julgar as pessoas ao nosso redor, sem conhecer a realidade de suas vidas.

Também existem provérbios que servem como um apelo para não ferirmos os demais, porque, quando fazemos isso, ferimos a nós mesmos.

“Evite ferir os corações das pessoas, pois o veneno da dor que você causa aos outros retornará para você. Seja honesto e verdadeiro em todas as suas ações. A honestidade é a grande herança que deixaremos para o universo.”


Aprenda com os fortes

Apesar de esse povo sempre buscar a paz, estava preparado para a guerra, se essa era a única opção. O provérbio a seguir retrata essa realidade: “O bravo morre uma vez, o covarde, muitas.”

O valor que desejamos obter em nossas vidas é representado através desse provérbio: “Se você quer ser forte como o bisão, não coma o bisão, mas sim o que ele come.”

Um provérbio navajo afirma: “Um solo rochoso não precisa de uma oração, precisa de um machado afiado”. Esse provérbio afirma que a intenção não é suficiente, se não for acompanhada de ação.


Amizade

“Siga frequentemente o caminho que leva ao jardim do seu amigo, para que as ervas daninhas não o impeçam de enxergar o caminho.”

Para uma amizade durar, é necessário tempo, interesse, e proximidade. Esse provérbio nos ensina a cultivar os laços de amizade e também diz que quando não o fazemos, podemos criar barreiras difíceis de ultrapassar.


Igualdade

“Não vá atrás de mim, talvez eu não saiba como liderar. Não vá na frente, talvez eu não queira seguir você. Venha ao meu lado para podermos caminhar juntos.”

Esse provérbio do povo Ute, representa a importância da igualdade em nossos relacionamentos.

O que você achou dos provérbios dos nativo americanos? Com qual deles mais se identificou? Compartilhe suas opiniões através dos comentários!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: jozefklopacka / 123RF Banco de Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.