4min. de leitura

12 comportamentos que sabotam suas conquistas

Normalmente, é no fim ou início de ano que fazemos promessas e mais promessas de mudanças. Dessa forma, seguimos o ano. Em algum momento esquecemos tudo o que foi dito, pensado ou sonhado.


Por qual motivo isto acontece?

Veja abaixo alguns comportamentos que podem sabotar seus planos.

1. Fazer promessas vazias: promessas sem propósitos relevantes para sua vida que não motivam ou inspiram atitudes ou mudanças. O que não gera compromisso, nem resultado. Tenha um propósito que seja para você, realmente motivador. Suas metas, seus objetivos, seus motivos, suas conquistas. Suas e seus – não dos outros!


2. Crenças limitantes: “0 sucesso atrai inveja”, “ Isso não é para mim”, “Nunca vai dar certo”. Aprenda a questionar sua veracidade é uma forma de lidar com elas, ressignificando.


3.Acreditar que o destino por si só vá tornar seus sonhos realidade, é entregar suas conquistas ao acaso. Você é o autor da sua história. Não delegue aos outros a responsabilidade por mudanças em sua vida. Isso é uma atitude que o coloca como vítima. Alguém incapaz de conduzir a própria vida. É isso que você quer?



4. Ausência de um plano de ação com data de início e fim. Bem como ausência de estratégias. Você vai ficar patinando, sem sair do lugar.


5. Ausência de um modelo ou referência de sucesso, dentro daquilo que foi proposto.


6. Procrastinação: a síndrome do amanhã eu faço, um dia realizo. O que o impede de começar AGORA?



7. Ganhos secundários. Todo comportamento tem uma intenção positiva e ganhos secundários! Uma forma de lidar com eles é tomar consciência das perdas em longo prazo.


8. Acomodação, sair da zona de conforto vai exigir disciplina, perseverança. Continuar no lugar onde está. É produzir os mesmos resultados que você obteve até aqui.

O que você escolhe?


9. Não procurar ajuda ou suporte para o processo quando percebe que suas dificuldades ou desconhecimento estão atrapalhando suas realizações. É como estabelecer um plano para emagrecer 30 quilos em 6 messes (meta desafiante), sem procurar a orientação e acompanhamento de profissionais da área. Você pode alcançar, mas será que consegue manter? Ou manter sua saúde intacta?


10. Não acreditar que merece. Dessa forma, nem precisa começar.


11. Medo: tudo que é novo gera instabilidade e provoca medo, reação instintiva de defesa e totalmente humano. Tem como função alertar você para o perigo e a reação fisiológica é fugir ou lutar. Porém, ocorre que em muitos momentos ele é apenas imaginário ou fruto de traumas vivenciados. Cabe a você RACIONALIZÁ-LO, usando sempre duas perguntas básicas: na pior das hipóteses, quais seriam os resultados? Faz sentido fugir?


12. O desconhecimento de tudo o que foi citado poderia gerar justificativas plausíveis para você continuar prostrado na inércia. Caso não tivesse lido o texto. Agora que você já leu e está consciente dos sabotadores, não pode utilizá-los como desculpa.

Portanto, levanta e aja! Faça acontecer. A vida é sua e os resultados também!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / ideastudios





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.