12 conselhos para desenvolver sua autoconfiança e ousadia

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” – Ralph Waldo Emerson

Ninguém questiona que possuir autoconfiança e ousadia faz muita diferença na vida de uma pessoa, e que desenvolver estas qualidades torna-se essencial para se ter maior sucesso na carreira profissional, bem como para viver uma vida mais saudável, produtiva e feliz. Ao mesmo tempo todos sabemos que ninguém nasce confiante e que autoconfiança precisa ser desenvolvida.

12 SUGESTÕES PRÁTICAS PARA EXERCITAR

Pensando nisso, segue abaixo algumas sugestões para fortalecer sua autoconfiança e sua capacidade de ousar mais, e se você fizer isto, em pouco tempo vai aumentar sua segurança pessoal e sua autoestima, porque ao se tornar mais seguro, você também passa a dar mais valor a si mesmo:

1) COMECE PEQUENO

Inicialmente, não se preocupe em enfrentar os grandes desafios, mas comece a assumir atitudes de riscos razoáveis. Tome atitudes que exijam pequenos riscos, e que se não derem certo, não irão comprometer grandes perdas. Pouco a pouco vá assumindo riscos maiores, e com o passar dos meses, perceberá em si uma postura muito mais ativa e forte no seu dia a dia.


2) EXPRESSE

Manifeste a sua opinião e defenda os pontos de vista que você acredita serem corretos. Ao mesmo tempo, passe a não dar tanta importância aos que os demais pensam sobre você, a não ser que sejam pessoas realmente sábias e relevantes, pois estas realmente possuem muito a nos ensinar. O importante é que você passe a expressar suas ideias e opiniões, de forma assertiva e adequada. Claro que se alguém provar que está errado, então simplesmente aceite, agradeça e aproveite para crescer e mudar suas ideias, crenças e percepções.


3) ASSUMA

Reconheça os seus erros para si mesmo e para outros sem, no entanto, desvalorizar-se perante os mesmos. Errar é natural e não precisamos ter vergonha disto. Antinatural é ficar se corroendo internamente com desvalorização pessoal, e pior, tentar passar a ideia de que é perfeito e que nunca erra. Todos vencedores erram, aprendem com os erros, e crescem superando os mesmos.


4) PONHA LIMITES

Não permita que o humilhem. Quando alguém tentar humilhar você, fale sério e mantenha-se firme na decisão de não permitir que o desvalorizem. Expresse que não está satisfeito com o referido comportamento e dê um “gelo” em quem trata você mal. Ou encontre qualquer outro modo de demonstrar que você não quer e que não aceita ser maltratado e desrespeitado.


5) NÃO ENTENDEU

Quando não entender alguma coisa, tenha a capacidade de dizer abertamente quando não entendeu o que está foi dito. Muitas vezes temos vergonha de dizer que não entendemos, e por isto não compreendemos o que os outros dizem e tampouco aprendemos algo realmente novo para a vida. Somente pessoas seguras lidam bem com isto.


6) ACEITE FALHAR

Não tema se embaraçar ou falhar perante os outros. Lembre-se de que as pessoas mais bem-sucedidas, que mais prosperaram e venceram na busca de seus sonhos, são geralmente as que mais vivenciaram os momentos de sofrimento por falharem na vida, pois para chegar onde chegaram tiveram que passar por muitas dificuldades reais e muitas barreiras emocionais ao longo do caminho. Pessoas vitoriosas foram as que mais falharam porque também foram as que mais esforços e tentativas fizeram em direção aos seus sonhos e ideais. A grande diferença é que elas não se encolheram e desistiram quando cometeram alguma falha ou erro. Apenas corrigiram a rota e tentaram de novo até conseguirem o que queriam, e por isso foram muito mais longe do que os demais.


7) NOVIDADES

Constantemente busque fazer coisas novas. Experimente fazer coisas diferentes do que sempre faz, e procure aprender novos conhecimentos, novas ideias, novas habilidades. As habilidades se desenvolvem com a prática, e os bem competentes foram pessoas que praticaram muito, até tornarem-se muito bons naquela área. Ao se esforçar para aprender novas ideias você se torna mais aberto, flexível e confiante. Portanto, aceite novas experiências, novos sabores, novas cores, novos caminhos e novas ideias. Assim você se torna uma pessoa realmente interessante e capaz.


8) DESCONFORTO

Aprenda a sair da sua zona de conforto e busque conhecer novas pessoas. Arrisque-se falando com pessoas estranhas, desconhecidas e com opiniões diferentes das suas. Não se preocupe em provar que está certo, mas tente ouvir mais e assim refletir mais sobre as suas ideias. Aproveite para ampliar seus conhecimentos e sair do pensamento comum, buscando sempre pensar e evoluir. Agindo assim, no mínimo, estará fortalecendo suas relações e sua capacidade de respeitar e tolerar aos demais, o que o ajudará em muitos momentos da vida social, pessoal e profissional.


9) VISUALIZE

Mentalize-se agindo diferente, com mais ousadia e enfrentando as situações de forma mais positiva e segura. A mente é interessante e quanto mais você conseguir mentalizar que está agindo com novos padrões de comportamentos, tanto mais facilmente você passará a agir com atitudes mais adequadas e positivas. Isto o tornará mais confiante e ousado.


10) DESAFIE

Desafie a si mesmo, sempre que possível, mesmo em pequenas coisas que o intimidam. Por exemplo: faça compras em lojas que não costuma comprar ou nas que se sinta intimidado ou desconfortável. Entre, olhe, pergunte e não se sinta obrigado a comprar pela intimidação de algum vendedor mais dominador ou manipulador. Pouco a pouco você perceberá que conseguirá dizer “não” quando realmente não deseja algo, e assim vai evitar que outros manipulem ou dominem você. 


11) PARTICIPE

Aceite convites para participar de reuniões, debates ou festas, mesmo que não saiba quem estará lá, ou mesmo sabendo que não terá nenhum conhecido no local. Ao mesmo tempo em que vai ampliar as possibilidades de fazer melhores negócios, terá mais oportunidades de conhecer novas pessoas e fazer mais amigos. Isto também vai fortalecer sua autoestima e autoconfiança, bem como suas habilidades de comunicação e relacionamentos.


12) DECIDA

Comece a tomar pequenas decisões, mesmo as mais banais. Pense no que precisa decidir e decida por algo. Não tem que acertar sempre, mas precisa aprender a agir com mais rapidez e ousadia. Parabenize-se por agir como uma pessoa decidida, e lembre-se de que aprender a tomar decisões se aprende tomando decisões. Você vai se surpreender como vai se sentir melhor passando a agir assim.

Estes são conselhos práticos que ao serem aplicados no dia a dia tornarão você e a sua vida mais plena, realizada e diferenciada. Com a prática diária, você se transforma em uma pessoa mais segura e ousada, e passa a viver muito melhor e a ter melhores resultados na carreira e nos relacionamentos.

Um grande abraço e continue confiando em sua capacidade de superar e vencer.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: blueskyimage / 123RF Imagens



Deixe seu comentário