ComportamentoRelacionamentos

12 maneiras de lidar com pessoas teimosas e convencê-las a ouvir:

12 maneiras de lidar com 1

Se você tem uma pessoa teimosa em sua vida, considere-se afortunado.



Pessoas difíceis podem ser irritantes, estressantes e nos enlouquecer.

Essa pessoa pode ser um colega de trabalho ou até mesmo um ente querido.

Mas, uma vez que você aprende a trabalhar com ela (não contra ela), ficará feliz ao descobrir quão forte, inteligente e sábio você realmente é…


1. Desperte uma nova atitude.

Veja a pessoa teimosa como uma oportunidade de se tornar uma versão melhor de si mesmo. Você, provavelmente, já ouviu a seguinte frase: “Você não pode mudar ninguém, só pode mudar a si mesmo.” Bem, aqui está sua chance. Mude a maneira como vê essa pessoa desafiadora.


2. Faça uma pausa


Resista à vontade de participar de uma briga. Controle de impulso é uma força de caráter que vai ajudá-lo. Vá para o banheiro (onde você pode soltar um grito e voltar para a situação que precisa enfrentar).


3. Jogue xadrez com as palavras

Planeje estrategicamente suas conversas. O movimento certo com as palavras certas pode resultar em um resultado positivo, em vez de uma luta. Cabe a você determinar o que é certo. Apenas faça tudo o que puder para evitar dizer: “Não, você está errado”.  Mostre sua opinião contrária com respeito e dignidade.



4. Faça-a ouvir o que você tem a dizer

Tente manter uma conversa formal, sem distrações. Atente-se ao volume e o tom de sua própria voz. Lembre-se de  falar com sinceridade e honestidade.



5. O momento certo …

Espere o momento oportuno para mostrar seu ponto de vista. Sempre antes de ter uma conversa, pergunte a si mesmo: este é o melhor momento para apresentar minha opinião?


6. Vá devagar.


É um processo. Aprenda a esperar. É preciso tempo para abrir uma mente fechada.


7. Divida suas ações em segmentos

Uma pessoa teimosa sofre de perda auditiva temporária. A única opinião que ele ouve é a própria. Uma opinião contrária deve ser entregue em pequenas porções. Plante as sementes, e cuide-as com cuidados. Pequenos segmentos são mais fáceis de digerir.



8. Pense no ponto de vista da outra pessoa

Pratique a compaixão. É difícil ser paciente com uma pessoa que está empurrando suas costas contra a parede, mas tente entender (sem fazer uma psicanálise completa), o que ela vê.



9. As pessoas teimosas são inteligentes, boas em negócios e grandes tomadoras de decisão

Não se apresse em mudá-la. Volte a pensar: perceber uma dificuldade é uma força positiva. A persistência é uma coisa boa. A teimosia é um parente próximo da perseverança, um traço necessário para o sucesso. Pense em como isso o beneficia.


10. Pegue os reinos.


Não se encaixe na sua atitude anti-tudo. Veja através disso, identifique-a, reconheça-a (silenciosamente em sua mente) e tome controle de como lida com a situação. Sem menosprezar a outra pessoa, tente ver seu ponto de vista e, respeitosamente, mostre-lhe que sua opinião é importante.


11. Respire profundamente

Lidar com uma pessoa teimosa pode ser cansativo. Parece que você está pisando em cascas de ovos. Sempre que dá um passo, você pode ouvir o crepitar sob seus pés. Tudo o que você diz nunca é o certo a dizer.


12. Aproveite sua nova versão de si mesmo!

Depois de dominar essas habilidades, você é o rei (ou a rainha) da conversa. Você está agora mais calmo, mais inteligente e mais forte do que antes. Parece muito trabalhoso, mas conforme você praticar essas dicas, elas se tornarão naturais. Veja assim: alguns dos maiores contribuintes para a sociedade são de firmeza e vontade. Onde estaríamos sem a teimosia de Steve Jobs, Jeff Bezos e Bill Gates? A teimosia é o impulso para superar os desafios, desde que você não seja um deles.

“A obstinação quase ao ponto de um otimismo tolo [permitiu-me ser bem-sucedido]”. Tom Horton, ex-presidente e CEO da American Airlines.

________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack

Direitos autorais da imagem de capa: bacho12345 / 123RF Imagens</a>

10 “maus hábitos” que todas as pessoas inteligentes têm:

Artigo Anterior

14 citações para inspirá-lo a perseguir seus sonhos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.