publicidade

12 maneiras de lidar com pessoas teimosas e convencê-las a ouvir:

Se você tem uma pessoa teimosa em sua vida, considere-se afortunado.

Pessoas difíceis podem ser irritantes, estressantes e nos enlouquecer.



Essa pessoa pode ser um colega de trabalho ou até mesmo um ente querido.

Mas, uma vez que você aprende a trabalhar com ela (não contra ela), ficará feliz ao descobrir quão forte, inteligente e sábio você realmente é…

1. Desperte uma nova atitude.

Veja a pessoa teimosa como uma oportunidade de se tornar uma versão melhor de si mesmo. Você, provavelmente, já ouviu a seguinte frase: “Você não pode mudar ninguém, só pode mudar a si mesmo.” Bem, aqui está sua chance. Mude a maneira como vê essa pessoa desafiadora.


2. Faça uma pausa

Resista à vontade de participar de uma briga. Controle de impulso é uma força de caráter que vai ajudá-lo. Vá para o banheiro (onde você pode soltar um grito e voltar para a situação que precisa enfrentar).


3. Jogue xadrez com as palavras

Planeje estrategicamente suas conversas. O movimento certo com as palavras certas pode resultar em um resultado positivo, em vez de uma luta. Cabe a você determinar o que é certo. Apenas faça tudo o que puder para evitar dizer: “Não, você está errado”.  Mostre sua opinião contrária com respeito e dignidade.



4. Faça-a ouvir o que você tem a dizer

Tente manter uma conversa formal, sem distrações. Atente-se ao volume e o tom de sua própria voz. Lembre-se de  falar com sinceridade e honestidade.


5. O momento certo …

Espere o momento oportuno para mostrar seu ponto de vista. Sempre antes de ter uma conversa, pergunte a si mesmo: este é o melhor momento para apresentar minha opinião?



6. Vá devagar.

É um processo. Aprenda a esperar. É preciso tempo para abrir uma mente fechada.


7. Divida suas ações em segmentos

Uma pessoa teimosa sofre de perda auditiva temporária. A única opinião que ele ouve é a própria. Uma opinião contrária deve ser entregue em pequenas porções. Plante as sementes, e cuide-as com cuidados. Pequenos segmentos são mais fáceis de digerir.


8. Pense no ponto de vista da outra pessoa

Pratique a compaixão. É difícil ser paciente com uma pessoa que está empurrando suas costas contra a parede, mas tente entender (sem fazer uma psicanálise completa), o que ela vê.


9. As pessoas teimosas são inteligentes, boas em negócios e grandes tomadoras de decisão

Não se apresse em mudá-la. Volte a pensar: perceber uma dificuldade é uma força positiva. A persistência é uma coisa boa. A teimosia é um parente próximo da perseverança, um traço necessário para o sucesso. Pense em como isso o beneficia.


10. Pegue os reinos.

Não se encaixe na sua atitude anti-tudo. Veja através disso, identifique-a, reconheça-a (silenciosamente em sua mente) e tome controle de como lida com a situação. Sem menosprezar a outra pessoa, tente ver seu ponto de vista e, respeitosamente, mostre-lhe que sua opinião é importante.


11. Respire profundamente

Lidar com uma pessoa teimosa pode ser cansativo. Parece que você está pisando em cascas de ovos. Sempre que dá um passo, você pode ouvir o crepitar sob seus pés. Tudo o que você diz nunca é o certo a dizer.


12. Aproveite sua nova versão de si mesmo!

Depois de dominar essas habilidades, você é o rei (ou a rainha) da conversa. Você está agora mais calmo, mais inteligente e mais forte do que antes. Parece muito trabalhoso, mas conforme você praticar essas dicas, elas se tornarão naturais. Veja assim: alguns dos maiores contribuintes para a sociedade são de firmeza e vontade. Onde estaríamos sem a teimosia de Steve Jobs, Jeff Bezos e Bill Gates? A teimosia é o impulso para superar os desafios, desde que você não seja um deles.

“A obstinação quase ao ponto de um otimismo tolo [permitiu-me ser bem-sucedido]”. Tom Horton, ex-presidente e CEO da American Airlines.

________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack

Direitos autorais da imagem de capa: bacho12345 / 123RF Imagens</a>

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.