12 sinais que indicam que uma pessoa está mentindo

5min. de leitura

Por mais que a pessoa esteja acostumada a mentir, ela sempre deixa passar alguma dica de que não está sendo verdadeira.



Todos nós mentimos diariamente, seja para evitar pequenas brigas ou para não magoar o outro. Isso é comum, e não é nenhum crime, contanto que não machuque ou prejudique ninguém.

Porém existem situações em que precisamos da verdade e não sabemos direito se podemos confiar na palavra da pessoa. Isso acontece com nossos namorados, maridos, filhos e até colegas de trabalho. Preste atenção aos sinais de mentira!

Por mais que a pessoa esteja acostumada a mentir, ela sempre deixa passar alguma dica de que não está sendo verdadeira. Preste atenção a esses 12 sinais de mentira que costumam aparecer e chegue à verdade mais rapidamente e sem drama!


Desvendamos os 12 sinais de mentira:

1. Movimento de cabeça

Se a pessoa acena negativamente, com a cabeça, mas no momento está afirmando algo, isso pode significar que ela está mentindo. O contrário também vale. Por exemplo, ela fala que não estava em casa na noite anterior, mas faz pequenos movimentos de aceno com a cabeça.


2. Coçar o nariz ou a boca

Essa ação dificulta a visão do rosto inteiro e também indica mentira, principalmente se a mão fica constantemente na face.



3. O olhar diz muito sobre nós

Se a pessoa foca o olhar demais para cima e para a direita, pode estar inventando alguma história.


4. Perguntas

Você faz uma pergunta e ela lhe responde com outra pergunta ou pede para você repetir. Ela pode estar ganhando tempo para inventar a resposta.


5. Leva objetos à boca

Caneta, lápis ou a mão. Qualquer coisa que distraia a atenção do que está sendo dito indica mentira.


6. Microexpressões

Sempre que tentamos camuflar um sentimento, deixamos pequenas expressões “nos entregarem”. Elas duram menos de um segundo, mas normalmente são opostas ao que queremos transmitir. Por exemplo, se a pessoa quer sorrir, mas está brava, um pouco antes de abrir o sorriso, ela pode ficar com um olhar de raiva.


7. Detalhes

Você pergunta onde a pessoa estava no dia anterior e ela conta uma história sem fim, cheia de detalhes. Isso indica que ela passou muito tempo pensando na resposta e pode ter criado algo a mais.


8. Tom de voz

Normalmente, quando mentimos, nosso tom de voz se altera um pouco. Se você já conhece bem a pessoa, consegue perceber se ela está falando em tom de voz mais grave, agudo, alto ou baixo. Se não a conhece muito bem, inicie a conversa com perguntas tranquilas, como onde ela mora e se é casada.

Essas respostas serão dadas no tom de voz normal, se depois ela mentir, você vai conseguir sentir a diferença.


9. Ações desnecessárias

A pessoa que mente fica desconfortável e costuma se mexer demais, então, se você sente que ela está mexendo demais no cabelo, limpando os óculos repetidamente, fique atento.


10. Excesso de honestidade

A pessoa que mente pode dar muito valor à honestidade, dizendo frases, como “para ser sincera…” ou “para falar a verdade”.


11. Questione

Faça perguntas repentinas e inesperadas. Quando a pessoa estiver relaxada, pergunte-lhe tranquilamente por algum detalhe da sua história e veja se ela se altera.


12. Suor

Quando mentimos, tendemos a suar um pouco a mais. Repare abaixo do nariz, na testa e axilas da pessoa.

Viu como é possível saber quando alguém mente ou tenta mentir para você? Conhece outros sinais? Conte-nos nos comentários abaixo e ajude seus amigos a identificar os mentirosos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.