FamíliaO SegredoPais e Filhos

13 coisas que um pai responsável nunca vai fazer

“Precisamos de pais para perceber que a responsabilidade não termina na concepção. Precisamos deles para perceber que o que te faz um homem não é a capacidade de ter um filho, é a coragem de levantar um. ” – Presidente Barack Obama



Eu sei que muitos pais não estiveram presentes no crescimento de seus filhos. No entanto, o papel do pai é um dos mais importantes porque, além de proporcionar um lar seguro, ele deve exercer as funções da paternidade de forma diligente. Isso inclui apoio amoroso, orientação e incentivo para vencer as batalhas da vida. Aqui estão 14 coisas que um pai responsável nunca vai fazer.

1. Ele nunca vai dar um mau exemplo

Quantas vezes você já ouviu um pai dizer a seus filhos que há certas coisas que não se deve fazer, como perder a paciência e se comportar mal? O problema é que alguns pais não dão exemplo. Eles perdem a calma no trânsito e amaldiçoam outros motoristas em voz alta. Esquecem-se de que as crianças copiam comportamento.


“Todo pai deve se lembrar que um dia seu filho vai seguir o seu exemplo, ao invés de seu conselho.” – Charles F. Kettering.


2. Ele nunca vai bater ou espancar seus filhos

Um pai irresponsável usa a violência física e espancamento para impor regras. Mas um bom disciplinador sabe como usar outros métodos que são muito mais eficazes a longo prazo. Usar a violência é ensinar uma criança que a agressão pode ser usada para resolver conflitos.



3. Ele nunca irá cancelar compromissos com seus filhos

Crianças esperam que os pais estejam presentes. Pais viciados em trabalho não têm tempo para estar com seus filhos e eles se sentem negligenciados e abandonados. Desfrutar de jogos, filmes e passeios juntos é precioso e um bom pai sabe disso. Por isso, raramente vai abrir mão de estar com seus filhos por causa de algum compromisso urgente no trabalho



4. Nunca esquecerá marcos importantes

Os pais têm que lembrar os marcos na vida de seus filhos e fazer um compromisso firme para estarem presentes. Estes podem ser qualquer coisa, como um jogo importante, uma festa de aniversário ou até uma formatura no ensino médio. A melhor maneira de conhecer uma criança é acompanhar seu progresso e realizações. E quando os pais não conseguem fazer isso, as crianças ficam realmente decepcionadas.

“Sábio é o pai que conhece o próprio filho.” – William Shakespeare



5. Nunca criticará seus filhos de forma injusta

Você sabe muito bem. Pais tendem a criticar os esforços de seus filhos e os inferiorizar. Eles não percebem que, quando uma criança lava o carro, eles precisam incentivá-la, elogiando-a por fazer um bom trabalho. Se ela deixou alguma parte suja, o pai deve dizer para que reviste o carro e verificar se há manchas menores que podem ter passado despercebidas. Essa também é uma maneira de ensinar as crianças a fazer um trabalho bem feito.

Quando eu dizia ao meu pai que estava fazendo o meu melhor, sua resposta era “O seu melhor não é bom o suficiente!” Era muito desanimador.



6. Ele nunca vai deixar seu relacionamento com seu cônjuge afetar a forma como trata seus filhos

Quando o conflito e a tensão começam a aparecer nos casamentos, as crianças são muitas vezes as primeiras a sofrer. Um pai sem amor e indiferente vai deixar seu ressentimento assumir e pode muito bem passar menos tempo com as crianças como uma forma de afetar sua esposa ou parceira. Um pai responsável sempre deixará seus valores preciosos dominarem a vida da família.


7. Ele nunca irá mostrar desrespeito


Quando um pai ama e respeita seu cônjuge e filhos, define o tom para as relações familiares. Mas quando um pai permite que o desrespeito e amargura floresçam e não esconde isso de seus filhos, eles nunca serão capazes de amar e respeitá-lo. Isso deve ser recíproco, e é um elemento essencial na paternidade responsável.


8. Ele nunca será totalmente permissivo

Alguns pais permitem que seus filhos sejam livres para fazerem o que gostam e os mimam. Isso é totalmente irresponsável, porque o mundo real lá fora é cheio de obstáculos, limites e regras. Ser permissivo é a pior maneira possível com a qual você pode criar um filho, porque ele nunca se encaixará bem na sociedade.



9. Ele nunca vai ser imparcial

Pais irresponsáveis ​​colocam seus filhos em riscos consideráveis. Eles se recusam ou não podem cuidar de seus filhos enquanto estão jogando, ou quando seus filhos precisam de apoio emocional. Essa imparcialidade traz lesões em um nível físico e psicológico.



10. Ele nunca vai mentir para seus filhos

Pesquisa mostra que aos cinco anos, as crianças são peritas em mentiras! Muitos deles aprenderam a arte vendo seus próprios pais mentirem. Os pais, por vezes, dizem-lhes como fazer, sugerindo que mintam para seus avós sobre terem gostado de seus presentes.

É, portanto, uma surpresa saber que os pais ficam aborrecidos quando seus próprios filhos mentem para eles. Mas quem lhes ensinou? Um pai ou mãe responsável sabe os perigos de mentir e sempre irão tentar dizer-lhes a verdade.


11. Ele nunca irá ignorar um pedido de ajuda

Quando as coisas dão errado, é terrível se o seu pai não está lá ou nem mesmo disposto a ouvir. Ele nunca tem tempo para seus filhos. As crianças sentem que não têm ninguém a quem recorrer, a não ser a mãe.


12. Nunca insultará seus filhos

Eu sei que alguns pais são muito rigorosos e bastante duros, e muitas vezes têm o hábito de insultar ou ridicularizar seus filhos. Chamam-lhes de estúpido, preguiçoso e desarrumado, entre outros. Há sempre algo para criticar, e eles fazem isso na frente de amigos, familiares e até mesmo colegas. O pai responsável vai corrigir seus filhos discretamente, para que eles nunca tenham baixa autoestima.


13. Ele nunca deixará de amar seus filhos

“Eu não posso pensar em nenhuma necessidade na infância tão forte, quanto a necessidade de proteção de um pai.” – Sigmund Freud.

Um pai responsável nunca vai deixar de amar seus filhos, em quaisquer condições. Mesmo quando casamentos acabam, o pai deve sempre manter contato, mesmo que esteja do outro lado do mundo. Isso também é importante para que a mãe não estrague ou polua a impressão de uma criança sobre seu pai. Ou vice-versa.

Você tem lembranças felizes ou infelizes sobre seu pai? Deixe-nos saber nos comentários.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

8 tipos de mulheres com quem homens nunca querem se casar

Artigo Anterior

Como escolher um amor para a vida toda

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.