13 maneiras de transformar inseguranças em pontos fortes de relacionamento:

É natural pensar que quanto mais seguro você se sentir sobre si mesmo, mais saudáveis ​​serão seus relacionamentos. Afinal, quando você está se sentindo bem consigo mesmo, deve, teoricamente, estar em um lugar emocional melhor com o seu parceiro. Enquanto seu verdadeiro eu se sentir razoavelmente confiante, tudo deve correr bem, certo?

Mas novas pesquisas sobre o valor de reconhecer fraquezas pessoais como uma chave para a satisfação de relacionamento coloca essas suposições aparentemente sensíveis em questão.

De acordo com a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Alice Huang e Howard Berenbaum (2017), nossas autoavaliações mais saudáveis ​​envolvem o reconhecimento e a aceitação de nossas falhas. Como os autores a definem, essa qualidade de autossegurança é a “aceitação aberta e sem julgamento das próprias fraquezas” (p.64). A chave para a autossegurança é a ideia de que nos permitimos notar, mas não ser incomodados pelas “coisas que desafiam a nossa autoestima” (p.64). Autossegurança não é o mesmo que a autoestima. Você pode ter autoestima alta, mas baixa autossegurança, se tende a ser crítico consigo mesmo e suas falhas, constantemente encontra falhas em suas características pessoais, nas decisões que toma em sua vida, ou na maneira como pensa e sente. Sua autoestima ainda pode ser alta, mesmo enquanto você tenta proteger-se de confrontar essas verdades infelizes.

Há razões sólidas por trás dessa lógica teórica. Em geral, a autoestima elevada está de fato ligada a uma série de qualidades psicológicas favoráveis, incluindo melhores relacionamentos.

No entanto, se essa autoestima repousa sobre o suporte frágil do medo de ter suas fraquezas expostas, então seus relacionamentos também descansarão em uma base instável. Quando os povos elevados na autoestima, mas baixos na autossegurança funcionam na desaprovação ou nas falhas, podem tornar-se defensivos, de acordo com Huang e Berenbaum.

Para manter sua autossegurança, em contraste, os pesquisadores acreditam que é necessário praticar a autocompaixão, o que permite que você experimente a bondade para consigo mesmo, a humanidade comum e a atenção plena. Você não é excessivamente duro com suas fraquezas, reconhece que ninguém é perfeito e percebe suas fraquezas sem deixá-las te afetar. Para alcançar este estado, é importante que você evite ficar envergonhado quando faz algo que ameaça seu senso de autoestima.

Huang e Berenbaum usaram este conjunto de ideias como base para uma medida de 13 itens destinados a fornecer um índice de autossegurança.

Veja abaixo: classifique cada afirmação numa escala de 1 (concordo plenamente) com 7 (discordo totalmente):

  1. Minhas fraquezas me fazem sentir que há algo de errado comigo.
  2. Minhas fraquezas me fazem desejar consertar-me.
  3. Minhas fraquezas tornam a vida menos agradável.
  4. Minhas fraquezas tornam a vida menos gratificante.
  5. Minhas fraquezas tornam a vida menos significativa.
  6. Por causa de minhas fraquezas, eu tenho dificuldade de gostar de mim mesmo.
  7. Por causa de minhas fraquezas, eu acho difícil me perdoar.
  8. Por causa de minhas fraquezas, eu acho difícil me respeitar.
  9. As minhas fraquezas me incomodam muito.
  10. Eu seria mais feliz sem minhas fraquezas.
  11. Eu gostaria de não ter minhas fraquezas.
  12. Apesar das minhas fraquezas, acho fácil me apreciar por quem sou. (Reverse-score)
  13. Apesar das minhas fraquezas, acho fácil ser gentil comigo mesmo. (Reverse-score)

Como você pode ver a partir desses 13 itens, a autossegurança envolve ser capaz de lidar, não defensivamente, com o conhecimento de suas imperfeições. As pessoas com autossegurança elevada se perdoam por essas fraquezas, não se arrependam de tê-las, e não acreditam que precisam ser corrigidas a todo custo.

Para testar a validade do conceito, os pesquisadores examinaram a relação entre os pontos nesta escala e medidas de autoestima, autocompaixão e propensão à vergonha. Os participantes também classificaram sua qualidade de relacionamento, assim como os indivíduos indicados pelos participantes como mais próximos a eles, incluindo pais, amigos, irmãos, outros parentes, parceiros românticos e companheiros de quarto.

Em dois estudos adicionais, os pesquisadores examinaram a estrutura estatística de sua nova medida e avaliaram se as pontuações seriam relativamente estáveis ​​em um intervalo de curto prazo. Embora relacionadas a outras medidas de autoavaliação, as pontuações totais sobre autossegurança estavam ligadas à qualidade do relacionamento como julgado pelos participantes e seus familiares ou amigos mais próximos. Além disso, Huang e Berenbaum relataram que as pessoas com autossegurança elevada eram inferiores em qualidades como hipersensibilidade aos julgamentos do eu pelos outros, ansiedade por ser emocionalmente vulnerável.

Pessoas com alto nível de autossegurança também são melhores parceiros de relacionamento: Ao ser capaz de aceitar suas próprias fraquezas, você também está aceitando as fraquezas dos outros.

Agora, vamos transformar os itens da escala em formas construtivas para melhorar a sua autossegurança. Os autores não forneceram uma maneira de determinar quais pontos são altos ou baixos na escala de autossegurança, mas você deve ser capaz de julgar a partir de suas próprias respostas onde suas limitações se encontram.

Itens 1 e 2: são sobre sua tendência a se concentrar em suas falhas, no que está errado com sua personalidade, atributos físicos ou habilidades.

Itens 3 a 5: avaliam a forma como suas fraquezas fornecem um obstáculo imaginário para a sua capacidade de desfrutar suas experiências de vida. Você acredita que suas fraquezas estão no caminho de sua realização.

Os itens 6 a 13: referem-se a quão severamente você julga suas fraquezas no contexto de gostar de si mesmo como você é, com falhas e tudo. Desejando que eles fossem embora, você se puniria por tê-los.

Como, então, a autossegurança permite que você tenha um melhor relacionamento e ser julgado mais favoravelmente pelas pessoas que mais gosta?

Quando você está seguro em si mesmo, não sente que precisa ser constantemente apoiado e lisonjeado. Como resultado, será muito mais fácil e provavelmente mais divertido estar ao seu redor. Você não vai desmoronar com provocações. Se cometer um erro, você não vai sentir que tem que mentir para cobri-lo. Você será menos defensivo em geral, menos ansioso.

Huang e Berenbaum acreditam ter identificado um aspecto-chave do autoconceito que ninguém examinou antes. A autossegurança também se encaixa no foco recente da psicologia positiva na autoaceitação e ideia de que você pode ser feliz sem ser perfeito. A ideia de autossegurança sugere que você pode deixar essas fraquezas em sua consciência e ainda se sentir bem sobre si mesmo e os outros em sua vida.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psychology Today



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