15 coisas que podem ajudar a lidar com a ansiedade:

5min. de leitura

Quem tem ansiedade sabe que cada dia é um novo desafio. Conviver com ela não é uma tarefa fácil.

Não é do dia para a noite que vamos saber lidar. Aos poucos vamos nos conhecendo, descobrindo e aprendendo sobre como conviver e superar.



Abaixo, algumas dicas para ajudar a lidar, ou até mesmo superar, a ansiedade:

Bom dia

Começar mentalizando coisas boas podem tornar o seu dia mais leve e feliz!


Atividade física

Praticar atividades físicas vai ajudar a lidar com estados de ansiedade, pois eleva-se a produção de endorfina e serotonina, substâncias que aumentam a sensação de prazer e bem-estar.  Contribui para extravasar a ansiedade que está aprisionada. Ao praticar exercícios, você pode desplugar-se totalmente dos agentes causadores da ansiedade, possibilitando até momentos de insights para possíveis soluções.


Cuide dos pensamentos obsessivos

Toda vez que eles aparecerem na sua mente, faça algo que prenda sua atenção. Leia, escute música, cante, dance, estude, o que quer que seja, desde que desvie o seu foco do agente causador da ansiedade.



Evite pensamentos negativos

Tente dimensionar a gravidade da situação. Converse consigo mesmo, questione se há alguma alternativa  ou até mesmo, se tal preocupação não é excessiva. Substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos, agradáveis. Não é uma tarefa fácil, mas à medida que você colocar em prática, será cada vez mais natural.


Estar com pessoas que o façam bem

Pessoas tóxicas não vão ajudar em nada. Conviver com pessoas que nos fazem bem é essencial para o seu equilíbrio emocional.


Terapia

Podemos fazer de tudo para combater a ansiedade, mas sabemos que, em muitos casos, a terapia é essencial para nos auxiliar.



Busque tratamentos, reduza seu estresse diário

Se você é o tipo de pessoa que fica estressada com facilidade, sessões de massagens e acupuntura regulares, podem ajudar. Há também alguns tratamentos complementares, como a homeopatia e o uso de florais de Bach. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo.


Meditação

É uma maneira de estar presente e desligar-se por alguns minutos de pensamentos que lhe causam ansiedade.


Mantendo o foco

Passe a fazer atividades que proporcionem atenção plena, ou seja, concentrando o foco no presente. Se estiver focado em suas tarefas no agora, terá a oportunidade de experimentar um sentimento de segurança, de paz interior e de satisfação.


Não seja vítima do perfeccionismo

Não confunda perfeccionismo com um desejo por dar sempre o seu melhor. O perfeccionismo é uma cobrança cruel e irreal e poderá desencadear outros inúmeros problemas.


Aceite o que você não pode mudar

Algumas coisas são o que são e lutar contra elas mentalmente, perguntando por que estão acontecendo com você, culpando a si mesmo, só vai deixá-lo mais ansioso. Deixe de pensar como poderia ter sido diferente. Nem tudo você pode controlar. Existem situações desafiadoras na vida que não dependem exclusivamente de nós, mas podemos escolher a forma como as enfrentamos.


Cuide-se

Reservar um tempo para si mesmo pode contribuir para o seu autocontrole.


Invista no autoconhecimento

Quem conhece a si mesmo, tem mais condições de superar seus desafios. Saber dizer não também é uma forma de proteger-se de situações que podem  não lhe fazer bem.  


Insônia

Ao deitar, evite pensamentos que contribuam com o seu estado de ansiedade. Nada de pensar no que você poderia ter dito ou feito em tal ocasião, na sua agenda do dia seguinte. Tente relaxar. Invista em técnicas de relaxamento. Foque na sua respiração.


Boa noite

Quem sabe terminar o dia agradecendo? Procure pensar em algo que o deixe feliz e sinta gratidão.

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Direitos autorais da imagem de capa: gpointstudio / 123RF Imagens

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* Matéria atualizada em 07/08/2017 às 6:43






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