15 simples atos de caridade que muitas vezes nos esquecemos de fazer

5min. de leitura

Muitas vezes passamos por difíceis eventos diários, mas que em sua simplicidade, são manifestações concretas do amor de Deus.



A caridade não se limita à ajuda material, mesmo sendo realmente necessária, não é tudo. Toda obra de caridade autêntica é, portanto, uma manifestação concreta do amor de Deus aos homens e, assim, torna-se anúncio do Evangelho.

1.Sorrir: Um cristão é sempre alegre!

15 simples atos de caridade2

Nós não percebemos, mas quando sorrimos aliviamos o fardo daqueles que nos rodeiam. Quando estamos na rua, no trabalho, em casa, na faculdade. A felicidade do cristianismo é uma bênção para os outros e para si mesmo. Quem tem Cristo em sua vida não pode ser triste!



2.Dar sempre graças (ainda que não “devas” fazê-lo)

Nunca se acostume a receber porque você precisa ou porque tem “o direito”. Receba tudo como um presente, sempre dê graças. Quem é grato é mais feliz.


3.Lembrar aos demais o quanto você os ama

Você sabe que os ama … e eles? Carícias, abraços e palavras nunca são demais. Se Jesus não tivesse sido homem, nunca teríamos entendido que Deus é Amor.


4.Saudar com alegria as pessoas que você vê todos os dias

15 simples atos de caridade3


Saudar as pessoas diariamente lembra-as da importância que têm. Tanto o seu trabalho quanto o dele se torna mais confortável ao ver que é valioso para os outros, a sua presença muda as coisas.


5.Ouvir a história do outro, sem julgamentos, com amor

O que pode nos tornar mais humanos do que ouvir? Cada história que te contam te une mais com o outro, seus filhos, seu parceiro, chefe, professor, preocupações e alegrias … você sabe que não são apenas palavras, são partes de sua vida que precisam ser compartilhadas.


6.Parar para ajudar. Esteja ciente de quem precisa de você

O que mais podemos dizer? Não importa se é um problema de matemática, uma pergunta simples ou alguém que está com muita necessidade! Todos nós precisamos de outros.


7.Levantar o ânimo de alguém

15 simples atos de caridade4

Você sabe que a pessoa não está bem e não sabe o que fazer. Decida dar-lhe um sorriso para que ela saiba que nem tudo é ruim. É sempre bom saber que alguém te ama e sempre estará contigo, apesar das dificuldades.


8.Comemorar as qualidades e êxitos do outro

Frases simples como “Parabéns!”, “Eu estou feliz por você” ou “Essa cor fica bem em você” ajuda-nos a ver uns aos outros como Deus nos vê.


9.Separar as coisas que você não usa e dê a quem precisa

Já imaginou que sua roupa favorita quando você tinha 17 anos, pode ser a favorita de um adolescente que não tem muito para vestir? Se você é o irmão mais velho, você sabe. Portanto, é bom se acostumar a apreciar o que tem e se tiver mais do que precisa, ajude alguém.


10.Ajudar quando necessário para outro descansar

Isso é viver em família: quando um descansa outro trabalha. Quando ajudamos uns aos outros nas responsabilidades diárias, a vida melhora.


 

11.Corrigir com amor, não permanecer em silêncio por medo

Corrigir é uma arte. Muitas vezes nos encontramos em situações com as quais não sabemos lidar. O melhor método é o amor. O amor sabe não apenas corrigir, mas perdoar, aceitar e seguir em frente. Não tenha medo de corrigir e ser corrigido, isto é um sinal de que os outros estão apostando em você e querem que você seja melhor.


12.Limpar o que usou em casa

Para uma boa atmosfera, você sabe que é importante organizar e limpar o que usa. Há uma voz dentro de você que lhe diz que deve ajudar um pouco mais do que quer … E surpreendentemente você se sentirá bem ao fazer isso.


13.Ajudar os outros a superar obstáculos

Ajudar a atravessar a rua, carregar suas malas, ou dar-lhe algumas moedas. Esses detalhes nunca serão esquecidos. Seja o estranho que ainda acredita na humanidade.


14.Telefonar para seus pais

15 simples atos de caridade5

Agora você mora sozinho, se move sozinho e talvez tenha sua própria família. No entanto, seus pais ficam felizes em saber que você se lembra deles. Estar ciente do que eles precisam ou simplesmente saber como eles estão é algo que não custa muito e é um enorme gesto de gratidão.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: LaFamilia.info

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 06/05/2016 às 15:29






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.