“Aquele que habita o esconderijo do Altíssimo”: a potência do Salmo 91 nos mostra a profecia para Cristo com promessas de proteção e livramento.
Considerado o maior da Bíblia, o livro dos salmos contém 150 (ou 151, pela Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas de profecia, sendo o cerne do Antigo Testamento. Sob uma perspectiva teológica, Deus ouve o pedido do povo e se torna presente, desaprovando qualquer forma de opressão e injustiça.
Salmos são orações que engajam a população em suas verdadeiras condições, questionando governantes, leis e até mesmo Deus. Além disso, alguns são considerados proféticos, enquanto outros são fontes teológicas para devoções no catolicismo, sem esquecer que, supostamente, eles também contextualizam determinadas passagens históricas, como acontecimentos que teriam marcado a vida do rei Davi.
Confira abaixo as 16 frases do Salmo 91, considerado por muitos como uma profecia que faz referência à encarnação, luta, sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo:
Salmo 91
1. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente, descansará.”
2. “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.“
3. “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.”
4. “Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.”
5. “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia.”
6. “Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.”
7. “Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.”
8. “Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.”
9. “Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo, fizeste a tua habitação.”
10. “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”
11. “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”
12. “Eles te sustentarão nas suas mãos para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
13. “Pisarás o leão e a cobra, calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.”
14. “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei, pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.”
15. “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.”
16. Fartá-lo-ei com longura de dias e lhe mostrarei minha salvação.
Para quem está em busca de auxílio e proteção divinos, reconectar-se com os escritos bíblicos é uma alternativa. É natural se sentir perdido, fora de rumo e até mesmo frustrado com as sucessivas inconsistências da vida, mas é necessário compreender que nem tudo poderá ficar sob nosso controle, assim como existem momentos que vamos precisar arregaçar as mangas para tomar as rédeas da situação.
A fé pode ser um importante instrumento de reconstrução, tanto pessoal quanto comunitária, porque também precisamos ter consciência de que é preciso fazer mais do que apenas “viver a própria vida”. O maior exemplo disso, como muitos acreditam, é Jesus Cristo, que encarou os problemas da sociedade como próprios, e teve uma existência guiada pela importância do outro.
O Salmo 91 pode oferecer essa proteção necessária, assim como os outros salmos podem mostrar sentimentos e sensações há muito soterradas, principalmente quando nos percebemos inseridos na rotina complexa do trabalho remunerado e do cuidado da família. Ter a possibilidade de ler o livro é saber que esse contato com o “coração” do Antigo Testamento pode ser capaz de modificar completamente a forma como encaramos os problemas e as alegrias.