16 perguntas que te farão perceber o que realmente importa na vida

6min. de leitura

Nosso estilo de vida atual nos fornece tantas distrações e atalhos que pode se tornar fácil nos perdermos daquilo que realmente importa para nós.

Quando estamos desconectados de nosso interior, vivemos em uma urgência e ansiedade constante, como se tudo o que fizéssemos não fosse o suficiente para nos trazer alegria e plenitude na vida. Então, quando sentimos que chegamos ao nosso limite, geralmente buscamos ajuda ou nos afastamos de nossas responsabilidades por um tempo.



No entanto, apenas isso não é suficiente para despertar nossas almas. Precisamos nos dedicar a nos conhecermos mais profundamente, saber o que realmente queremos em nossas vidas para que possamos buscar nosso caminho com mais motivação, paixão.

Por mais que estejamos distantes de nossa verdade, ela existe dentro de nós, em nossos corações, e podemos nos tornar cientes dela quando aprendemos a nos comunicar honestamente com nós mesmos.

As 16 perguntas abaixo podem ajudá-lo em seu autoconhecimento e sucesso na vida, incentivando-o a refletir mais sobre si mesmo e suas escolhas:

1. Como você se sente agora?

Se pudesse descrever seu estado emocional usando poucas palavras, quais seriam? Não existem respostas certas ou erradas, é apenas um diagnóstico simples.



2. Qual desafio você está enfrentando nesse momento?

Estamos constantemente enfrentando desafios em nossas vidas. É importante identificarmos quais são os nossos para que entendamos o que eles podem nos ensinar, contribuindo para nossa evolução.


3. Se você pudesse escolher mudar alguma coisa em sua vida agora, o que escolheria?

Se existe alguma coisa que não o faz feliz em sua vida e que você deseja mudar, identifique-a.


4. O que você pode mudar hoje mesmo em sua vida?

Apesar de o desenvolvimento pessoal ser um processo constante, é importante ser claro consigo mesmo sobre o que você gostaria de melhorar em sua vida.



5. O que o deixa orgulhoso sobre si mesmo?

Cada um de nós é uma pessoa única e especial, com suas próprias falhas, mas também com os próprios dons e encantos. Quais são os seus? É importante reconhecer as coisas boas em si mesmo e mantê-las sempre em mente.


6. O que você aprendeu com o mês anterior?

Lembre-se das coisas que te aconteceram no mês anterior que te ensinaram lições importantes e escreva-as. Essa é uma maneira de não se esquecer de suas lições trouxe.


7. Onde está o seu foco no mês atual?

Costumamos definir metas para nossas vidas em cada nova etapa do caminho, o que você está buscando aprender neste mês?


8. O que desencadeia suas energias positivas ou negativas?

Identifique as pessoas, lugares e situações que estimulam suas energias positivas ou negativas. Avalie o que cada uma delas lhe traz de bom e ruim, e organize-se para que possa aumentar as coisas boas e diminuir as ruins.


9. Se você pudesse falar algo para sua criança interior, o que seria?

O que você diria ao seu eu do passado, dada a oportunidade?


10. Que nova coisa você gostaria de experimentar fazer hoje?

Algumas coisas nos assustam e demoram mais tempo para serem processadas em nossos cérebros, mas sempre existem as coisas que tentaríamos fazer hoje mesmo, se pudéssemos. O que você faria hoje, sem pensar duas vezes?


11. Quais sentimentos você precisa liberar de seu coração?

Todos nós engarrafamos alguns sentimentos e pensamentos dentro de nós, porque não nos sentimos preparados para colocá-los. Quais são os seus? O que precisa tirar de dentro de seu coração?


12. Quando foi a última vez que você se sentiu realmente vivo?

Você se lembra qual foi a última vez que você foi realmente feliz e se sentiu vivo?


13. Existe alguma pessoa insubstituível em sua vida?

Existe alguém que você realmente faz questão de ter em sua vida? Alguém que você não pode se imaginar sem? Essa pessoa sabe que é tão importante assim para você?


14. Quais as coisas pelas quais você é mais grato em sua vida?

De tudo o que você tem em sua vida, quais são as coisas mais importantes, aquelas pelas quais mais é grato?


15. O que você mais teme?

Todos temos nossos próprios medos, e aquilo que mais tememos, de alguma maneira, controla nossas vidas, porque limita até onde podemos ir. Reflita e descubra a coisa de que você mais tem medo, não importa o que seja. Por que será que esse é o seu maior medo? O que isso pode revelar sobre você?


16. Quais são as 3 coisas mais amorosas que você pode fazer por si mesmo?

Quais são as 3 principais coisas que você pode fazer por si mesmo para se sentir mais amado e cuidado?

Ao encontrar as respostas sinceras para essas perguntas, você aprende mais sobre si mesmo e, através dessas novas informações, pode começar a definir prioridades e traçar um caminho positivo de vida, fiel a quem realmente é.


Direitos autorais da imagem de capa: GREG KANTRA / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.