Testes

17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se você tem uma alma criativa!

19

Preste atenção nestas belas imagens! Elas guardam mais do que aparentam ao olho nu.

É de conhecimento geral que a arte é algo que reverbera em cada um de nós de forma diferente. Não existe maneira certa ou errada de interpretar um quadro, uma escultura, uma peça, etc – cada leitura é única, pois cada pessoa ver a arte através das lentes de sua vivência.

Separamos alguns quadros que certamente irão saltar aos olhos daqueles que possuem verdadeiras almas criativas e que ficaram no imaginário até mesmo dos mais céticos quanto à arte.

Prepare-se para este deleite que seus olhos irão experienciar com estas obras. E saiba que aqui temos um homem em especial para agradecer pelas belas pinturas: Rob Gonsalves, o autor de todas essas obras.

Continue a leitura e aprecie o trabalho inigualável deste artista!

Crianças caminhando na corda bamba ou em cima de uma cidade?

2 1

Direitos autorais: Reprodução

Esta imagem pode causar um pouco de pânico em pais, mães e responsáveis por crianças; afinal, o que vemos em um primeiro momento é uma criança atravessando o que parece ser uma cidade em uma corda bamba, uma proeza desafiadora até mesmo para os maiores equilibristas, e que ninguém espera ver seu filho ou filha fazer.

No entanto, as almas criativas logo irão notar que a imagem guarda mais segredos do que parece. Basta um olhar atento por toda a cena, acalmando o coração por um momento em relação ao risco da criança, para perceber que ao longo da pintura a paisagem das casinhas da cidade vai se transformando em uma calçada, um ambiente muito mais seguro para os pequenos atravessarem.

Este é o diferencial deste artista: as nuances de suas obras.

A família constrói um quebra-cabeça ou a própria casa?

5 1

Direitos autorais: Reprodução

Esta imagem tem uma aura diferente das demais aqui nesta lista – e até mesmo de outros trabalhos do artista. Na cena, vemos duas pessoas sentadas sob o chão montando um quebra-cabeças, uma delas parece até mesmo estar em pé sob o quebra-cabeças. No entanto, se repararmos bem, podemos ver que as pessoas na figura a ser montada estão interagindo com quem monta, quase como se fossem todos da mesma família.

O que também chama atenção nesta situação é o semblante de tristeza dos personagens. Montar o quebra cabeça desta casa não é algo simples, e aparentemente está desgastando a família. A pintura também abre precedentes para imaginarmos se a casa que está sendo construída não é a mesma em que a cena se passa.

As bailarinas ocultas sob o luar:

7 1

Direitos autorais: Reprodução

A luz da lua pode nos enganar em diversos cenários, na vida real inclusive existem diversas músicas dedicadas a se apaixonar por alguém sob a luz do luar e logo em seguida descobrir algo sobre quem se ama. Na arte, a luz bruxuleante do luar é tão misteriosa quanto na vida real e no caso desta imagem ela guarda ninfas bailarinas ocultas.

Feitas de uma junção do luar com a água da cascata, quanto mais próxima elas chegam do chão, mais nítido fica de que a cascata, na verdade, é constituída de belas mulheres, que se disfarçaram na luz do luar.

Enigmáticas, porém atraentes, as bailarinas do luar sorriem na pintura enquanto executam seus movimentos, nos convidando a nos juntar à dança; viver a vida de forma mais mística.

Velejando através dos arcos do tempo:

1 1

Direitos autorais: Reprodução

A imagem de capa deste texto se repete mais uma vez. Como você pode ver agora mais de perto, os barcos estão velejando pelo oceano, sob um céu de brigadeiro, com todas as condições perfeitas para a seguir viagem. O que pode passar despercebido para alguns, mas certamente não para os que têm a veia criativa aguçada, é que ao longe, onde deveriam haver mais barcos, vemos vários arcos, como os que observamos em construções. Eles estão na coloração azul, o que pode dar a entender que são feitos da matéria prima do céu.

Independente de como esses arcos se materializaram e qual a sua origem, a sua presença na pintura passa a ideia de que estamos velejando pelos arcos do tempo, a estrutura da vida.

Escritório Arbóreo:

3 1

Direitos autorais: Reprodução

Como não se confundir com essa belíssima imagem do artista, que faz com que nossos olhos percorrem paisagens diferentes? Aqui, Rob Gonsalves faz um jogo entre a vida nas grandes cidades, com a constante correria e ausência de tempo, sem falar na dificuldade em se encontrar uma paisagem natural, com a imponência das árvores.

Ao invés de chegar ao escritório e lidar com a papelada e com as ligações, e se você chegasse a uma clareira como essa, com uma fogueira te esperando?

Pedalando nas alturas:

3 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Essa imagem chega a causar vertigem em alguns, isso porque o jogo de perspectiva nos coloca a pensar quem realmente está em primeiro plano e quem não está. É como se as pessoas estivessem em andares diferentes, mas quando paramos para prestar atenção, não é bem isso que a pintura mostra.

O contraste entre as cores frias de quem aparenta estar em cima, com as folhas de outono em tons quentes, também nos provoca essa sensação de impacto.

Aviação na hora de dormir:

4 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Para aqueles que têm filhos, essa imagem não estaria muito distante do que habita a imaginação deles, não é mesmo?! Essa obra de 2001 mostra algumas crianças que estavam, aparentemente, indo dormir. Mas quando reparamos as colchas das camas, temos a sensação de que estamos observando a terra de um ângulo muito distante, como se estivéssemos nas alturas.

O avião e a alegria das crianças vêm apenas para confirmar que, no mundo dos sonhos, tudo é permitido.

Fenômeno de flutuação:

5 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

A obra de 2014 passa uma calma e uma tranquilidade que muitos não estão mais acostumados a presenciar. Ao flutuar em um rio, aparentemente temos a sensação, ao olhar para o suposto céu da imagem, que ela está, na realidade, flutuando nas estrelas. Essa ilusão de ótica garante que as pessoas não apenas fiquem vidradas com a ideia, mas também com as impressões que podem ter dessa figura.

Empilhando prédios:

6 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Quando participam de uma brincadeira, as crianças tendem a tensionar os limites da imaginação e da realidade, e com isso aprendem muito sobre as convenções sociais e como se comportar em sociedade. Enquanto empilham os blocos, podem muito bem acreditar que trabalham como engenheiras, construindo os prédios que os pais um dia podem morar.

Cachoeira de pessoas:

7 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

A sensação de que a água se transforma em pessoas não é algo real quando você observa essa imagem? A ideia de movimento e de mutação realmente é capaz de transpor os limites da tela, causando uma estranheza no público muitas vezes. Mas isso tudo é obra da ilusão de ótica que esse artista gosta de provocar.

Lanternas de estrelas:

8 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Patinar no gelo pode não ser uma realidade para a maioria das pessoas que moram em países quentes, mas temos a consciência de como as coisas funcionam, a partir de livros, filmes e outras produções que nos colocam a par das condições meteorológicas do frio extremo. Quando olhamos essa pintura, temos a sensação de que as pessoas que aparecem na parte de baixo do quadro estão, na realidade, flutuando. Depois, quando olhamos mais atentamente, percebemos que são estrelas, ou que estão apenas patinando no gelo durante a noite.

Dormindo sob a neve:

9 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Quem nunca teve a sensação de que a neve era algo fofo, extremamente macio, tal qual um travesseiro branco? É justamente essa visão que Rob Gonsalves explora ao mostrar essa ilustração, apresentando uma noite comum na neve, com a exceção de que no canto inferior esquerdo, uma criança dorme, fazendo da neve sua coberta.

Ilhas de vela:

10 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Pode ser um nascer do sol, ou mesmo um pôr do sol, que se confunde com a paisagem e com os barcos que irrompem no horizonte. A obra de 2009 confunde a cabeça de quem a analisa, fazendo com que a ideia de que as árvores são barcos e os barcos são ilhas se torne presente. São pequenas ilhas de pedra ou pequenas ilhas de vela?

O medo da noite:

11 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

A sensação de que a protagonista dessa imagem sente medo surge para você? Enquanto caminha por esse local, aparentemente aberto, repleto de sombras e refletindo a luz do luar, ela se confunde imaginando pessoas nas nuvens ou ela de fato está vendo pessoas ou estátuas? Esse é um questionamento que acompanha a maioria daqueles que admiram essa obra.

Cortinas de paisagem:

12 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Este rapaz está apenas cortando uma cortina velha, não é mesmo? Mas, olhe novamente, ele pode muito bem ter desenhado as silhuetas de prédios no tecido, criando a sensação de que está criando uma paisagem noturna. Ou quando observamos mais ainda, podemos acabar imaginando que a parte à esquerda da imagem se trata de um quadro. A ilusão de ótica neste caso veio para causar muitas dúvidas.

Empinando velas:

13 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Passar uma tarde ao lado dos filhos pode ser uma das melhores coisas a se fazer em um final de semana ou feriado, principalmente quando temos um dia de vento. Ensinar as crianças a empinar pipa pode ser um daqueles programas de sucesso garantido, que vai permanecer na memória deles mesmo enquanto adultos. Nesta imagem, Rob Gonsalves faz uma brincadeira entre uma paisagem que se assemelha a uma praia, e as nuvens do céu que se confundem com o mar. Em alguns momentos enxergamos pipas, em outros velas.

Perspectiva da casa:

14 17 obras de arte que desafiam a sua mente e revelam se voce tem uma alma criativa

Direitos autorais: Reprodução

Quando você analisa essa figura, o que enxerga? Muitos acreditam que, em primeiro plano, temos duas pessoas reformando uma casa, mas quando olham um pouco mais, acabam percebendo que o jogo de perspectiva novamente mexeu com suas cabeças. A casa, que de início parece uma só, em outros momentos aparenta ser diferente por conta do tamanho.