12min. de leitura

19 coisas as quais você deve renunciar se quiser ser bem-sucedido

Se você quer realmente ser bem-sucedido, faça essa leitura com muita atenção!

Uma vez me disseram a definição de inferno:



No seu último dia na terra, a pessoa que você se tornou vai encontrar  a pessoas que você poderia ter se tornado.

Às vezes, para se tornar bem-sucedido e se aproximar da pessoa que você pode se tornar, você não precisa adicionar mais coisas, você apenas precisa renunciar a algumas delas.

Existem certas coisas as quais você deve renunciar, que são universais e o que o tornarão bem-sucedido. Você pode desistir de algumas delas a partir de “AGORA”, embora possa demorar um pouco mais para desistir da demais.


1. Desista do estilo de vida prejudicial

Tenha cuidado com seu corpo. É o único lugar onde você precisa viver. – Jim Rohn

Se você quer conseguir algo em sua vida, tudo começa aqui. Primeiro, você deve cuidar da sua saúde e existe apenas três coisas que você precisa ter em mente:

Qualidade do seu sono, uma alimentação saudável e a prática  de atividade física.


São pequenos passos que farão você agradecer um dia.


2. Desista ideia de obter resultados a curto prazo

 Você só vive uma vez, mas se você viver certo, uma vez já é o bastante. -  Mae West

Pessoas bem-sucedidas definem metas de longo prazo e elas sabem que esses objetivos são apenas o resultado de hábitos de curto prazo, afinal nada vence a disciplina do que fazer a mesma coisa todos os dias.

Esses hábitos saudáveis não devem ser algo que você faz, eles devem ser algo que você encarna.


3. Desista de pensar pequeno

Todos nós temos medo do fracasso, por isso muitas vezes pensamos pequeno.

Comece a jogar um jogo maior em sua vida, siga seu próprio caminho, ouvindo a sua intuição, fazendo o que se sente bem, sem se comparar com o que todo mundo diz sobre o que você deve ou não fazer.

Ao  pensar pequeno, você não está servindo a si mesmo  e nem a ninguém. Em vez disso, pense grande, ouse,  saia de sua zona de conforto.

Se você está paralisado por medo, isto é um bom sinal. Isso mostra que o que você tem a fazer é justamente sair dessa zona de medo. – Steven Pressfield


4. Desista de suas desculpas

Pessoas bem-sucedidas sabem que são responsáveis por suas vidas, sabem também que a todo momento estão fazendo escolhas, não importa seu ponto de partida, suas fraquezas e falhas do passado.

Ter ciência de que você é o responsável pelo que acontecerá logo em seguida em sua vida, é assustador e excitante ao mesmo tempo.

Afinal, desculpas nos limitam e nos impedem de evoluir e de crescer pessoalmente e profissionalmente.


5. Desista da mentalidade pequena

O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e as combinam de maneira criativa. – Robert Greene, Maestria

Pessoas com mentalidade  pequena pensam que sua inteligência e talentos são características pré-determinadas e que não podem ser alteradas. Elas também acreditam que o talento sozinho leva ao sucesso sem o trabalho árduo, mas… elas estão erradas.

Pessoas bem-sucedidas sabem disso. Elas investem uma quantidade imensa de tempo, diariamente, para desenvolverem uma mentalidade de crescimento, adquirindo novos conhecimentos, aprendendo novas habilidades e mudando sua percepção para que elas possam se beneficiar de suas próprias vidas.

Quem você é hoje não é quem você tem que ser amanhã.


6. Desista em acreditar no famoso “ sucesso instantâneo” e na “pílula mágica.”

O sucesso da noite para o dia é um mito.

Pessoas bem-sucedidas sabem que pequenas melhorias contínuas a cada dia serão compostas ao longo do tempo e é justamente isso que os levaram aos resultados desejados.

É por isso que você deve planejar o futuro, mas deve também se concentrar no dia em que está à sua frente e melhorar apenas 1% ao dia.


7. Desista do seu perfeccionismo

O significado de perfeição é aperfeiçoamento.

Nada será perfeito, não importa o quanto você tente.

O medo do fracasso (ou mesmo o medo do sucesso) muitas vezes o impede de agir e  de colocar sua criação para  fora,  para no mundo. Muitas oportunidades serão perdidas se você esperar que as coisas estejam corretas.


8. Desistir de ser multitarefa

Ser  multitarefa é uma ilusão. Você só estará desperdiçando o tempo mudando de uma tarefa para outra .

Pessoas bem-sucedidas sabem disso. É por isso que elas escolhem uma coisa  por vez , e em seguida, vencem a submissão. Não importa o que seja, pode ser uma ideia de negócio, uma conversa ou um treino.

Estar totalmente presente e comprometido com uma tarefa é indispensável.


9. Desista da sua necessidade de controlar tudo

Algumas coisas dependem de nós, e algumas coisas não dependem de nós. – Epicteto

Diferenciar esses dois é crucial. Retire-se das coisas que você não pode controlar, concentre-se nas pessoas que você pode, e saiba que às vezes, a única coisa que você poderá controlar é a sua atitude em relação a alguma coisa.


10. Desista de dizer “sim” a coisas que não estão alinhadas com seus objetivos

Pessoas bem-sucedidas sabem que para atingir seus objetivos terão que dizer NÃO a certas tarefas, atividades e pedidos de seus amigos, familiares e colegas.

No curto prazo, você pode se sacrificar dessa gratificação instantânea, mas quando seus objetivos se concretizarem, tudo valerá a pena.


11. Abandone as pessoas tóxicas

Fique longe de pessoas negativas. Elas têm um problema para cada solução. – Albert Einstein

Pessoas com quem você se permite envolver por mais tempo adicionam “componentes ” a quem você se tornou hoje.

Se você passa muito tempo com aqueles que se recusam a assumir a responsabilidade pelas suas vidas, sempre arrumam desculpas e culpados pela situação em que estão,  essa será a sua média .

No entanto, se você passar um tempo com pessoas que estão tentando aumentar o seu padrão de vida e crescer pessoalmente e profissionalmente, sua média aumentará e você se tornará mais bem-sucedido.


12. Desista de sua necessidade de ser amado por todos

Você pode ser o pêssego mais suculento e maduro do mundo, e ainda haverá pessoas que odeiam pêssegos. – Dita Von Teese

Pense em si mesmo como um nicho de mercado.

Haverá muitas pessoas que gostam desse nicho e haverá indivíduos que não. E não importa o que você faça, você não poderá fazer com que todo o mercado goste de você. Isso é completamente natural e não há necessidade de se justificar.

A única coisa que você pode fazer é permanecer autêntico, melhorar e fornecer valor  todos os dias e saber que o crescente número de “odiadores” significa que você está fazendo coisas notáveis.


13. Desista de perder tempo com o que não está alinhado com o seu propósito

O problema é que você acha que tem tempo. – Jack Kornfield

Você só tem essa vida louca e preciosa. É por isso que você deve tomar o tempo ao seu favor, visando sempre quem você pode se tornar e até onde você pode ir.

No entanto, para fazer isso você precisa abandonar tudo aquilo que não faz sentido ao seu propósito e aos seus objetivos mais importantes.

Para fazer isso, você deve aprender a assumir o controle do seu foco, atenção e aproveitar ao máximo de suas 24 horas.


14. Desista da dependência da força de vontade

Independentemente da força de vontade ser limitada ou não, as  tarefas feitas no piloto automático exigem menos pensamento, tomada de decisão e energia.

Para ser bem-sucedido, você tem que agir com sucesso. Alinhe suas ações com seus objetivos.

Crie rotinas que automatizem as ações corretas. Seja intencional sobre a configuração de trabalho, saúde, atividades físicas e hábitos de relacionamento.

Automatize seu comportamento, um hábito de cada vez.


15. Desista de sua relutância de pedir ajuda

Seja  homem ou mulher o suficiente para admitir que você não sabe tudo. Não peque em achar  que pedir ajuda é um sinal de fraqueza.

Em vez disso, abrace-o como um ato de força.

O indivíduo forte é aquele que pede ajuda quando precisa. – Rona Barrett


16. Descarte a distinção entre sua vida privada e profissional

Todos os aspectos da sua vida estão interligados, você estará se enganando acreditando que sua vida privada não afeta seu sucesso profissional.

Traga paixão, perseverança e alegria para todos os papéis que você desempenha: como empresário, amante ou amigo. Faça todos os aspectos de sua vida com sucesso e seja pró-ativo.


17. Desista de tomar “Não” como uma resposta

Interprete o feedback da maneira como você escolhe: Um “não” não significa “não” , significa apenas “não agora” ou “não  é dessa maneira”.

Seja o que for que você deseja alcançar, não aceite a rejeição como uma resposta final.

Tome isso como um feedback útil que diz: “Continue”.


18. Desista da necessidade de aprovação dos outros

Você sabota seu sucesso se você fizer escolhas que visem evitar desaprovação. A busca de reconhecimento do seu ego nunca termina e faz com que você perca oportunidades potencialmente gratificantes devido ao seu medo de ser criticado.

Escolha sabiamente entre o que é bom para o ego e o que é bom para o seu sucesso.

Uma pessoa verdadeiramente forte não precisa da aprovação dos outros mais do que um leão precisa da aprovação das ovelhas. – Vernon Howard

e por último….


19. Desista de sua máscara

Ao tentar não nos machucar ou ser rejeitados, nós nos escondemos quem realmente somos atrás de uma máscara de quem pensamos que devemos ser.

Tenha a coragem de ser você, de mostrar suas verdadeiras emoções, ao invés  de  ficar  por trás delas , mesmo com o risco de desaprovação.

Abrace não só o seu lado “bom”, mas também o seu lado vulnerável. Porque a vulnerabilidade é autêntica, é real. É a fonte de criatividade e inovação e é justamente isso cria a oportunidade.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: zoomteam / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 19/03/2018 às 5:23





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.