AutoconhecimentoComportamentoDesenvolvimento PessoalO Segredo

25 sinais de que você é uma pessoa mentalmente forte:

A maioria das pessoas conhece a série de TV Star Trek: The Next Generation. O episódio que sempre vem à mente é quando Wesley Crusher havia acabado de perder a oportunidade de entrar para a Academia da Frota Estelar. O Capitão Picard o consola, dizendo-lhe que a verdadeira medida de um homem é o que ele aprende com os erros.



Se você prestar atenção em figuras históricas da vida real, existem muitos exemplos de pessoas que apresentavam resistência mental. Uma figura histórica que se destaca é Theodore Roosevelt(Vigésimo sexto Presidente dos EUA). Suas palavras e ações mostravam o verdadeiro caráter que ele possuía.

Exemplos, na ficção e não ficção, de força interior e coragem. Mas muitas pessoas não podem se olhar como pessoas mentalmente fortes. Somos muitas vezes os nossos críticos mais severos e não percebemos o tipo de força que possuímos.

Aqui estão 25 sinais que mostram que você tem nervos de aço:


1. Você não grita e não se aborrece com facilidade

Mesmo perante os mais severos fatores de estresse, você opta por manter a calma e tenta lidar com as situações sem problemas. Você sente que, levantando a sua voz, você está diminuindo a si mesmo.


2. Você está aberto a comentários


Você não tem medo de expressar a sua opinião; como você também não tem medo das opiniões ou comentários alheios, sejam eles positivos ou negativos. Você prefere aceitá-los, assim você pode aprender.


3. Você pede desculpas quando necessário

Você sabe muito bem quando você cometeu um erro e você pede desculpas, sem se preocupar em perder o respeito dos outros ou se sentir humilhado. Você está ciente de que ao pedir desculpas, você estará sendo superior.



4. Você está disposto a se adaptar para trazer melhorias

Sendo uma pessoa mentalmente forte, você é adaptável a mudanças. Você sabe que a mudança é boa para qualquer condição em que você esteja.



5. Você não limita os seus pensamentos apenas a questões superficiais

Você não vê as coisas simplesmente como elas são. Você analisa profundamente os assuntos antes de chegar a uma conclusão.


 6. Você abstêm-se das expectativas sobre os outros


Você não espera nada em troca quando você vai mais além por alguém. Você sempre foi altruísta.


 7. Você sabe como estabelecer limites para manter as coisas me perspectiva

Você não permite que as pessoas ultrapassem os limites que você definiu. Você impõe esses limites com firmeza, ainda que educadamente.



 8. Você está aberto para receber ajuda

Você está bem ciente dos seus pontos fracos e não tem medo de pedir ajuda. Você sabe que ao fazer isso você está apenas aprendendo.



9. Você não é co-dependente

Você não é exactamente o tipo que depende emocionalmente das pessoas ou para conseguir fazer as coisas. Assim, você mantêm um relacionamento saudável, tanto pessoal como profissionalmente.


 10. Você segue os seus instintos


Você confia na experiência obtida. Sendo assim, você aprendeu a seguir os seus instintos para orientar o seu julgamento.


 11. Você perdoa a si mesmo

É difícil seguir em frente se você não se libertar do que já passou, e esta é uma lição que você aprendeu ao longo dos anos. Então você perdoa a si mesmo quando você comete um erro e deixa o passado onde ele pertence.


 12. Você conhece as suas limitações

Você tem certos limites que você estabeleceu para si mesmo e já os aceitou, porque isso é quem você é.


 13. Você entende que o conflito pode trazer solução para um problema

Você sabe que o rancor nunca foi uma solução para os problemas, nem ninguém consegue nada com isso. Então, em vez disso, você tenta achar uma solução.


 14. Você evita a procrastinação

Você prefere terminar a tarefa que tem em mãos antes de passar para a próxima. Embora a procrastinação seja uma tentação, ela gera a acumulação de trabalho.


 15. Você não toma a negatividade como garantida

Você dificilmente faz suposições sem primeiro estar plenamente consciente da situação em causa. Você evita acreditar em coisas negativas(fofocas) que lhe tenham dito.


 16. Você é responsável no que diz respeito a questões financeiras

Você geralmente é uma pessoa sábia. Você não somente toma decisões com sabedoria; você também evita gastar dinheiro à toa.


 17. Você sabe que a persistência compensa

Você tem uma força de vontade que não o deixa desistir das coisas que realmente quer. Você continua insistindo até o sucesso bater à sua porta.


 18. Você encontra maneiras de contornar qualquer obstáculo

Você continua tentando e não para até que tenha alcançado a sua meta. Desistir não é o seu ideal, mas sim procurar alternativas perante as adversidades.


 19. Você está sempre procurando maneiras de melhorar a si mesmo

Você sempre acha que pode fazer melhor e que há sempre espaço para isso, porque você já aceitou o fato de que ninguém é perfeito.


 20. Você se preocupa com a manutenção da sua saúde

Se você não é saudável, você não é rico nem sábio – e este é o seu lema. Então você tenta viver o mais saudavelmente possível.


 21. Você experimenta coisas novas fora da sua zona de conforto

Não quer dizer que você se cansa das coisas com facilidade, mas ficar estagnado não lhe dá nenhuma exposição nem a oportunidade de aprender coisas novas. Você costuma sair da sua zona de conforto visando novas experiências e diversão ao mesmo tempo.


 22. Você não culpa as circunstâncias em coisas extrínsecas

Você leva tudo em consideração e sabe que culpar algo que não está sob o seu controle é simplesmente inútil.


 23. Você usa o seu tempo com sabedoria

Andar as voltas a perder tempo é um grande “NÃO” para você. Assim, você escolhe aproveitar o seu tempo de forma produtiva para que as pessoas próximas a você possam beneficiar disso.


 24. Você deixa que outras pessoas assumam a liderança

Você sabe como as coisas são feitas então você senta, relaxa e outros assumem a liderança enquanto você aprecia. No entanto, você tenta dar-lhes todo o seu apoio caso seja necessário.


 25. Você mantém a calma e a clareza de pensamento durante uma crise

Manter a calma e a pacificidade perante qualquer tipo de situação sempre gera bom resultado. Assim, mesmo perante uma situação de crise, você tenta o seu melhor par manter a calma.


A vida é cheia de desafios que devemos enfrentar. A capacidade de lidar com esses desafios requer algum grau de resistência mental.

Os tipos de estresse na vida diária podem variar. As coisas acontecem, desde a falta de dinheiro para pagar a prestação da carro até o ter que lidar com a morte de um familiar. Todo mundo lida com problemas e cada um de uma maneira diferente.

Algumas pessoas podem se questionar se realmente têm alguma resistência mental. Certas pessoas têm gelo em sua veias, enquanto outros estão prontos para fugir a qualquer momento. Se você não se considera uma pessoa mentalmente forte, treine para ser. Leia sobre pessoas cujas atitudes você admira.

Estude sobre pessoas que lidaram com a adversidade e contornaram os obstáculos. Aprenda a usar seus testemunhos para uma mudança positiva em sua própria vida.

_____________

Fonte: Tayyab Babar – Lifehack.org

Como fazer o seu ex sentir a sua falta?

Artigo Anterior

11 sinais de que você pode estar namorando um sociopata:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.