3 bagagens emocionais que você precisa eliminar de sua vida para ser feliz

As bagagens emocionais são resquícios que trazemos conosco de nossas experiências de vida. Somos um resultado de tudo o que passamos, e por isso é importante mantermos vivas em nossas memórias as vitórias alcançadas. No entanto, também é preciso aprender que nem toda bagagem é saudável, e nem nos leva para um caminho melhor.

Quando já aprendemos a lição envolvida em uma situação, devemos libertar toda a bagagem emocional relacionada e seguirmos em frente, trazendo conosco apenas as coisas positivas que aprendemos com ela. Dessa maneira, caminhamos para o futuro muito mais leves e preparados para acumular boas experiências de vida.

Nossa felicidade depende muito das coisas que nutrimos em nosso interior, do tipo de bagagem que carregamos conosco. Por isso, devemos eliminar tudo o que não contribui para uma vida de plenitude.

Abaixo estão 3 bagagens emocionais negativas, que precisam ser eliminadas para que conquistemos a felicidade. Leia com atenção e elimine-as para trazer mais positividade à sua vida.

1. “Você não é sua família”

Aquilo que vivemos em nossos primeiros anos de vida ajuda a definir quem nos tornamos, e essas experiências estão diretamente ligadas às nossas famílias, pois são as responsáveis por nos cuidar até estarmos prontos para viver por contra própria.

As pessoas que tiveram famílias saudáveis, cresceram em um ambiente feliz e positivo, e se tornarem adultos com um forte senso de autoestima. Dessa maneira, acumularam bagagens desse período de sua vida.

No entanto, aqueles que tiveram famílias disfuncionais vivem uma outra realidade. Muito provavelmente receberam tratamentos negativos e foram encorajados a acreditar que não eram bons o suficiente. Essas pessoas crescem com uma má impressão de si mesmas e precisam descobrir sozinhas como silenciar essa voz negativa em suas mentes. Além disso, tendem a se tornar extremamente defensivas.

Não é fácil conviver com este tipo de bagagem, e por isso é importante entender quais lições precisa aprender com ela para finalmente se libertar desses sentimentos. Você não é sua família e tem tudo o que precisa para criar uma vida feliz para si mesmo. Conecte consigo mesmo e descubra como se libertar desses pensamentos negativos.


2. Seu novo parceiro não é o seu ex

Relacionamentos românticos são uma grande parte de nossas vidas, e quando não dão certo podem nos trazer consequências sérias. A forma como um parceiro nos trata, e como reagimos a ele pode se refletir em todos os próximos relacionamentos que tivermos, mesmo que seja muito tempo depois. Os relacionamentos devem ser construídos sob os pilares da confiança e respeito mútuo.

Se você já sofreu com um relacionamento no passado, pode ser mais difícil confiar em outra pessoa novamente. Você precisa trabalhar dentro de si mesmo para curar todas as feridas e poder se abrir novamente para o amor. Muitas vezes, é preciso a ajuda de um profissional.

Você não precisa continuar carregando a bagagem emocional de seus relacionamentos tóxicos. Nada disso foi sua culpa, e você deve seguir em frente, buscando a própria felicidade.


3. Você não é seu passado

Essa pode ser uma das bagagens mais difíceis de libertar. Muitas vezes nos condenamos no presente pelas coisas que fizemos no passado, mas é necessário compreender que não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos não seguir o mesmo caminho, e criarmos um futuro melhor.

Concentre-se em aprender as lições que precisa aprender do passado, assim não repetirá os mesmos erros e poderá seguir em frente abandonando a culpa. Você não é mais a mesma pessoa de antes. Você amadureceu, viveu novas experiências e transformou sua vida.

Libertar-se dessas 3 bagagens acalmará sua alma e espírito e lhe permitirá viver com mais plenitude.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: anyaberkut / 123RF Imagens



Deixe seu comentário