Mensagem de ReflexãoO Segredo

3 coisas que nunca foram (e nunca serão) culpa sua:

A culpa é um instrumento de poder. Escrevi isso um dia num moleskine velho e deixei por lá. Ontem eu acabei encontrando o velho caderno e a frase-aviso. Refleti sobre ela.



Culpa é algo que a gente usa pra ter ou pra dar poder: quem toma a culpa pra si é egoísta e declara que é por sua causa que alguma coisa aconteceu; quem entrega a culpa ao outro quer se ver livre e tenta de alguma forma minimizar os danos do que aconteceu. Quem detém a culpa tem algo em mãos.

Pensando nisso, percebi como a gente usa esse poder para auto-flagelo.

A gente assume que algo é culpa nossa e carrega um fardo pesado que não precisaria existir se a gente pensasse bem sobre as coisas que não são nossa culpa.


1. VOCÊ NÃO PODE FAZER COM QUE NINGUÉM TE AME

Amor é construção a dois? É. Mas nunca foi imposição. O que você pode fazer é oferecer o seu mundo em troca de companhia, mostrar o que sente e dedicar aquilo a alguém, mas você nunca vai conseguir fazer com que alguém te ame porque o sentimento não parte só de ti, entende? Tem gente que é perfeita pra gente, que até gosta da gente, mas a chavinha ali de dentro não gira, não ativa o mecanismo que faz a pessoa achar que também quer ser nossa. Entender isso é deixar um peso a menos nas costas. É frustrante? É. Mas não é culpa nossa. Não é culpa sua.


2. VOCÊ NÃO PODE MUDAR O SEU PASSADO E O DE OUTRA PESSOA


Passou, passado. Já era. Se desse pra voltar atrás a vida seria um caos de mudanças feitas a todo o momento. Querendo ou não, o passado fez com que a gente se tornasse quem a gente é hoje – e hoje implica em quem seremos amanhã. Você fez merdinha? Fez. A pessoa que você ama fez bosta? Fez. Você morre de ciúmes, insegurança ou medo do que já foi? Pode ser que sim, mas não é sua culpa. Você não tem como alterar o que já foi, o máximo que dá pra fazer é tentar não repetir isso no futuro e entender o erro como aprendizado pra mudar; é dar a chance do outro provar que as coisas são diferentes.


3. VOCÊ NÃO PODE SE CULPAR POR COISAS QUE FOGEM AO SEU ALCANCE

Não é como se tudo estivesse ao seu controle o tempo todo. Existem coisas que dependem exclusivamente da gente – como ganhar ou perder peso, alcançar um objetivo pessoal e afins -, mas tem muita coisa que não se decide pela nossa vontade ou esforço. Você não pode evitar que alguém tome uma decisão errada, ou saia por uma porta, ou feche um carro num cruzamento e se dê mal. Como eu disse no início do texto, culpa é uma forma de poder. E tomar ela pra gente é como se a gente admitisse que podia ter feito algo de diferente pra mudar alguma coisa. Mas não, em muitas das vezes a gente não podia ter feito nada.


_____________

Escrito por: Daniel Bovolento

5 coisas que você não deve permitir que aconteçam em seus relacionamento:

Artigo Anterior

A síndrome de down pode ter os dias contados:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.