3 maneiras de saber se você está dizendo “sim” demais:

A vida é cheia de oportunidades. Há trabalho, ou escola, se você é estudante. Existem tarefas domésticas e recados, mas também horas de treino, noites com sua família, organizações que você deseja apoiar… tantas coisas das quais pode participar.



Mas se você acabar dizendo “sim” a tudo isso, antes de perceber, estará sobrecarregado, estressado ou, simplesmente, exausto.

Você também precisa saber como dizer “não”.

As pistas…

Como você sabe que está dizendo sim demais? Aqui estão alguns dos sinais de alerta:

  • Você esteve ocupado o dia todo, mas no final do dia, sua lista de tarefas está tão longa quanto quando começou. Embora você tenha trabalhado duro, não tem certeza do que você realmente conseguiu realizar.
  • Você nem olha para sua lista de tarefas. Em vez disso, corre para fazer as coisas – acima do limite de velocidade, sentindo-se impaciente. Ao final do dia, você trava.
  • Você se sente mal em dizer “não”. Talvez não queira decepcionar alguém, ou talvez queira mostrar que está super comprometido.

Se algum desses sinais ressoar com você, provavelmente é hora de fazer uma mudança!


Aqui está uma coisa: uma vida bem vivida não é sobre o quanto você faz. É sobre a qualidade dos momentos que tem. Fazer menos torna as coisas memoráveis!

Uma perspectiva diferente

As crianças sabem disso, instintivamente. Lembro-me quando levei meus gêmeos para um fabuloso museu de ciências. Eu estava ansioso para aprender sobre terremotos, assistir a luz se separar em prismas e vê-los acariciar uma chinchila.

Mas meus filhos, com cerca de cinco anos, tinham uma ideia diferente. Cerca de 50 passos da porta, eles encontraram algo realmente cativante – um bebedouro. Devemos ter passado uma hora lá. Tanto tempo dirigindo, sem mencionar a taxa de entrada, apenas para assistir o respingo da água no bebedouro.


Mas esses são os momentos – aqueles em que você para e aproveita o que está a sua frente, ao invés de se apressar em fazer outra coisa – que compõem uma vida bem vivida.


Todo sim também é um não

Vamos encarar: temos uma quantidade de tempo limitada em um dia. Toda vez que você concorda em fazer algo, está dizendo “não” a outra coisa.

Na minha prática, penso em saber como dizer “não” como uma das habilidades para viver com graça no mundo moderno.

Imagine… viver dessa maneira, poderia ser a diferença entre colapsar no sofá ao final do dia e abrir Netflix e ficar junto a seu parceiro, olhando para ele ou ela com um suspiro satisfeito e um sorriso, porque você sabe que você viveu o dia da sua maneira.


Como dizer “não”, para poder dizer “sim”

Um “não” efetivo não possui três partes. Aqui está um exemplo relacionado ao trabalho:

  • Aprecie a intenção: Gostaria de ver este projeto pronto antes do prazo…
  • Seja simples e claro: …Mas eu sei que depois de horas eu não tenho o foco que preciso para pensar com clareza e fazer um bom trabalho.
  • Sugira uma alternativa: Que tal nos sentarmos amanhã às 9:00h e fazermos um brainstorming de algumas formas de acelerar as coisas?

E aqui está um exemplo mais pessoal:

  • Agradeço muito o trabalho que você investiu nesse projeto…
  • …Mas não estou disponível no próximo sábado.
  • No entanto, eu gostaria de fazer uma doação. Até amanhã farei um depósito.

A essência

Se você é alguém que diz muito “sim”, aprender essa habilidade vai ajudá-lo a diminuir a velocidade e saborear os momentos que tornam seus dias memoráveis. Dizer “não” a algumas das oportunidades convincentes em seu caminho ajudará a dizer “sim” as que realmente importam.

_________

Traduzido pela equipe de O Segredo  – Escrito por Pat LaDouceur – Fonte: Mental Help

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.