O SegredoSucessoVida Plena

3 maneiras para tornar sua vida simples e bem sucedida novamente

mt

Nós todos temos dias, semanas, meses e, alguns, até mesmo anos, em que nos sentimos ansiosos e sobrecarregados com coisas que temos que fazer. É uma sensação indescritível for interior. O estresse preenche seus pensamentos e emoções, com muita frequência, te incomodando durante todo o dia. Você tem tantas coisas para fazer, que nunca parece dar conta de conclui-las. A pressão é intensa e avassaladora.



Leia o e-mail que eu recebi hoje de uma leitora chamada Gale:

“… Quanto mais velha fico, mais difícil é me sentir tranquila e bem sucedida. Eu sou uma esposa e uma mãe trabalhadora de dois filhos, e o ponto é o seguinte, eu sei que me sentiria mais feliz se minha família e eu não tivéssemos tantas obrigações extracurriculares. Mas temos. Eu tenho um trabalho de fim de semana onde eu ensino e lidero um grupo de jovens que milha filha participa, ajudo meu marido a treinar a equipe de futebol do nosso filho, lidero um grupo de oração na minha igreja, entre outros.

Agora, a única maneira de concluir todas as minhas atividades é dormir menos e trabalhar mais, mas tenho notado que me sinto doente, e não consigo desempenhar bem minhas funções, quando não durmo o suficiente. E eu quero cuidar de minha saúde, então tenho dormido oito horas completas nas últimas noites. E, inevitavelmente, agora estou atrás de minhas atividades de novo.”


Eu posso entender muito bem, porque era exatamente assim que Angel e eu nos sentíamos antes de começarmos a simplificar nosso estilo de vida. Estávamos sendo puxado em dezenas de direções diferentes a cada dia e nunca tínhamos tempo suficiente para fazer tudo. Naturalmente, nós queríamos realizar cada obrigação que tínhamos de uma forma bem feita, e tínhamos nos convencido de que poderíamos fazer tudo. Mas a realidade era que estávamos fazendo um péssimo trabalho, e ficando completamente estressados por causa disso.

Então, para Gale, e para todos os outros que se sente assim, aqui está a dura verdade vocês estão evitando:

Você não pode fazer tudo. Seu prato está muito cheio. Você tem que deixar algumas coisas irem!

A menos que você queira que sua saúde enfraqueça e que seu estresse e continue a aumentar rapidamente, você deve começar a fazer essas três coisas:


1. Decida o que você iria colocar de volta no seu prato se pudesse limpá-lo.

Nossas vidas ficam incrivelmente complicadas, não da noite para o dia, mas gradualmente. As complicações se aproximam de nós, um pequeno passo de cada vez.

Hoje eu aceitei um convite para uma festa no Facebook, amanhã eu digo sim quando um vizinho me pede para ajudá-lo a desmontar seu sofá, então sou convidado para um lanche, decido ser voluntário no grupo de jovens do meu filho. Um sim de cada vez, e logo minha vida estará muito ocupada e complicada e eu não saberei onde errei.

E o ciclo continua em todas as esferas da vida também …


E porque eu estou estressado, eu me distraio …

Como podemos nos proteger deste ciclo vicioso?

Temos que dar um passo a uma base regular e reavaliar o que temos no nosso prato e por quê.

Ao invés de pensar, “Oh meu Deus, existem muitas coisas no meu prato!” … Vamos perguntar: “E se eu começar de novo em um prato limpo?”


O que você faria se sua agenda estivesse vazia? Se seu prato estivesse completamente limpo, com espaço limitado, o que você colocaria nele, hoje?

Eu acrescentaria sossego, um tempo focada para escrever, tempo para brincar com meu filho, praticar exercícios e tomar chá com meu marido Angel, uma longa caminhada e uma a tarde uma boa conversa com um velho amigo que não falava há algum tempo, leitura e tempo de aprendizagem, e tempo sozinha para pensar, meditar e relaxar antes de dormir.

O que você colocaria no seu prato?

Uma vez que você tiver descoberto, você saberá o que pertence ao seu prato. E agora você só precisa analisar constantemente convites, atividades, solicitações e tarefas que surgem, e perguntar: “Esta é uma das coisas que eu colocaria no meu prato limpo?”


E para ajudar a reforçar as suas decisões, você precisa …


2.  Aprenda a dizer “NÃO” quando não quiser algo novo no seu prato.

Dizer sim a tudo te coloca no caminho para ser miserável. Nós todos temos obrigações, mas um ritmo confortável só pode ser conseguido se você administrar corretamente os seus “SIM”. Então, pare de dizer “sim” quando quer dizer “não”. Você não pode ser agradável o tempo todo. Dessa maneira, as pessoas se aproveitarão de você. Você tem que estabelecer limites claros.


Eu sei o que você está pensando, parece injusto dizer não à coisas que valem muito a pena fazer. Te mata dizer não. Mas você deve.

Porque a outra alternativa é fazer trabalhos mal feitos em todas as áreas, e sentir como se estivesse preso em um ciclo interminável de fracasso e frustração. Você não vai dormir o suficiente, seu foco vai ficar cada vez pior devido à exaustão, e, eventualmente, você vai chegar a um ponto de ruptura.

Então lembre-se, a única coisa que mantém tantos de nós presos neste ciclo debilitante é a fantasia em nossas mentes de que podemos ser tudo para todos, estarmos em todos os lugares ao mesmo tempo, sermos heróis em todas as áreas. Mas, isso não é a realidade. A realidade é que não somos o Superman ou Mulher Maravilha. Nós somos humanos e temos limites. Temos de abandonar a ideia de agradar a tudo e a todos, e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ou você faz algumas coisas bem feitas, ou fazer tudo mal feito. Essa é a verdade.

E essa é uma brecha perfeita para o próximo ponto …



3. Concentre-se em não mais do que três coisas todos os dias.

Você pode ter mais do que três coisas no seu prato, mas isso não significa que você deve tentar mastiga-las todos de uma vez. De fato, em um mundo perfeito você gostaria de encontrar o foco total e fazer apenas uma coisa bem, por um período de tempo prolongado. Você pegaria um item muito importante de seu prato, diria não a todo o resto, e se concentraria em apenas uma coisa. Essa coisa poderia ser um projeto no trabalho, uma obrigação da família, ou uma causa de caridade,mas apenas uma coisa. Você gostaria de aprender a fazê-la bem. Iria melhorar mais e mais a cada dia, iria servir às pessoas excepcionalmente com sua habilidade magistral, e não estaria estressado com o malabarismo de obrigações.

No entanto, não é assim que a vida funciona. Na maioria dos casos, não podemos escolher apenas uma coisa, por isso você deve escolher duas ou três. Com dois ou três focos, você não vai estar tão concentrado, não vai aprender tão profundamente, mas é preferível. Com quatro ou cinco focos, você não vai fazer nada bem, aprender nada pofundamente ou servir alguém excepcionalmente.


Então comece escolhendo duas ou três coisas: Acorde todas as manhãs, descubra quais são as duas ou três coisas mais importantes do dia, e esqueça o resto. Seja implacável. Coloque as outras obrigações em outros lugares, e diga às pessoas a seu redor que você realmente quer ajudar, mas hoje o seu prato está cheio. Você não pode atendê-las bem hoje, então infelizmente você deve dizer “não”.

A vida não é complicada. Nós somos complicados. Quando paramos de tentar fazer tudo de uma vez, a vida torna-se simples e um sucesso novamente, um momento de cada vez.

Como está o seu prato agora? O que você precisa tirar dele? Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas opiniões conosco.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Marc and Angel Hack Life

Para todos aqueles que foram…

Artigo Anterior

4 comportamentos tóxicos que separam casais

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.