3 passos para encontrar a sua verdade

4min. de leitura

Encontre a sua verdade com esses 3 passos

Muitas pessoas me procuram questionando sobre a felicidade, sobre certas questões de carreira e relacionamentos. Algumas atendo, outras encaminho a outros profissionais mais indicados, mas se eu pudesse simplificar e resumir os principais caminhos que costumo indicar, poderiam ser os seguintes três passos:



O primeiro passo, mais difícil para muitas pessoas, é se conhecer.

Isso não é algo que se aprende em alguma aula ou curso, nem algo que se aprende vivendo, mas, sim, analisando alguns aspectos específicos, que podem levar a ideias mais concretas. Envolve conhecer qualidades, personalidade, capacidades, dentre outras coisas que sozinho, não é possível conhecer. Você mesmo já deve ter perguntado algo sobre si para alguém. O problema é que quando questionamos para as pessoas, elas não sabem as nossas melhores respostas, afinal, essas só podem vir de nós. Se você procurar a sua verdade, de todo o coração, buscando profissionais capacitados para ajudá-lo nessa busca, como psicólogos e coaches, por exemplo, com certeza você terá 1/3 do caminho andado.

Quem faz esse movimento já está na frente. Entrar em qualquer processo de busca interior requer muita coragem. Coragem para lidar com medos, angústias, inseguranças. Ainda que esse passo também seja o responsável pelo encontro de coisas incríveis sobre nós mesmos.


O segundo passo, mais acessível a todos, é conhecer o mundo.

Quando não sabemos quais opções existem, não saímos do lugar. Sem conhecer muitas opções, pensamos que escolhemos, quando, na verdade, falta-nos opção. Conhecendo mais e mais e recebendo informações de valor, podemos avaliar, experimentar e sentir qual direção faz mais sentido, o que mais realiza, o que mais inspira ou desanima e por aí vai. Além disso, o segundo passo é a porta de entrada para um mundo de possibilidades, mais incríveis ou não. Só conhecendo para saber. Conhecer novas opiniões, lugares, pessoas, projetos, dentre outras coisas, pode abrir muitas oportunidades e, inclusive, possibilita o terceiro passo.



O terceiro passo, mais desafiador, é questionar.

Você buscou o autoconhecimento e conheceu várias coisas interessantes. Sem questionar o que se passou e o que se passa aqui e agora, você estagna no tempo e no espaço. Sem questionar de que outras formas você pode ser um indivíduo melhor, ou como pode fazer mais diferença no mundo, no seu trabalho, no seu relacionamento ou em alguma outra área específica da sua vida, você em algum momento deixa de esperançar e se alegrar. Quando o cérebro dá “cliques”, ou quando viramos chaves, aprendemos novas sacadas, nos surpreendemos, aí sim, podemos ser livres para aceitar a nós, aos outros e à vida. Afinal, viver envolve compreender os vários universos que nos permeiam e que nos desafiam a formular novas questões que serão respondidas e elaboradas de várias formas.

Vamos começar juntos pelo primeiro passo?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: theartofphoto / 123RF Imagens


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.