ComportamentoReflexão

3 razões pelas quais as pessoas têm pensamentos negativos (e como evitá-los):

3 razões pelas quais

Todo mundo tem pensamentos negativos durante todo o dia. O nível de positividade de nossas vidas é determinado pela forma como lidamos com os pensamentos negativos indesejáveis.



Você pode ignorá-los, você pode aceitá-los como verdade ou pode enfrentá-los de frente de uma forma racional. Estes pensamentos negativos podem te arrastar para baixo e sugarem sua vida, se você permitir, afetando sua autoconfiança e autoestima.

Os pensamentos negativos podem privar-nos de todo o nosso potencial como seres humanos e criar um “buraco negro” de profecias autorrealizáveis.

Porém, deste buraco negro você pode escapar.


Aqui estão três razões pelas quais as pessoas têm pensamentos negativos (e como evitá-los):

1.Medo do futuro

3-razoes-pelas-quais

As pessoas naturalmente temem o desconhecido e incognoscível. As pessoas temem o futuro e o que ele pode trazer. Será que vai trazer fortuna? Ou desastre?


Muitas pessoas tentam manter uma perspectiva positiva sobre o futuro e pensam que vão ter sucesso ou alcançar algum objetivo que criaram para si mesmas, se apenas continuarem tentando. Outras são atormentadas por pensamentos e medos de fracasso e desastre. Nós desperdiçamos tanto tempo e energia nos preocupando com coisas que ainda não aconteceram e podem nunca acontecer. Estamos pagando juros de um cartão de crédito ainda não utilizado.

O futuro não existe. O medo do futuro decorre de uma percepção de falta de controle sobre o seu futuro. Uma das melhores maneiras de retomar o controle é fazer um plano para o futuro. Um roteiro para onde você quer estar no próximo mês, no próximo ano ou na próxima década. Nenhum plano sobrevive ao contato com um inimigo, e nosso inimigo é o medo do futuro. Mas um plano de ação nos dá alguma medida de controle sobre nossas vidas. Sabemos onde queremos estar e mais ou menos os passos que precisamos tomar, a fim de chegarmos lá. Delineie metas pequenas, realizáveis de curto prazo que levarão a um objetivo mais complexo de prazo maior. Um plano irá ajudar a reduzir o medo do futuro e, por extensão, reduzir o número de pensamentos negativos que surgem de tempos em tempos.


2.Ansiedade sobre o presente


Nós não só tememos o futuro, mas nos preocupamos com o presente. Nós nos preocupamos se as crianças estão bem na escola, com as coisas que estão acontecendo no trabalho quando não estamos lá, se deixamos as luzes acesas na casa ou se trancamos a porta do carro. A preocupação é uma extensão do medo, medo de esquecermos algo importante. Estamos tão sobrecarregados com informações, em grande parte desnecessária ou inútil, que temos dificuldade em lembrar as coisas que são realmente importantes para nós.

Como vamos combater esse medo?

A maneira mais fácil é através da organização e rotina. Faça uma lista de coisas a fazer no dia seguinte. Faça uma lista mestra para a família, para que os parceiros e as crianças saibam o que precisa ser feito e quem deve fazê-lo. Elimine a ansiedade tomando o controle de sua vida diária. Não sinta que você tem que fazer tudo sozinho e delegue algumas coisas para o resto da família. Com ajuda, a carga se torna muito mais leve para todos.



3.Vergonha do passado

Às vezes, fazemos coisas das quais não nos orgulhamos. Fazemos coisas que não saem da maneira como pensávamos. Vergonha desses erros ou falhas podem surgir de vez em quando. Quando o fazem, nós podemos nos remoer ou reconhecer que aconteceu e nos recusarmos a deixar isso nos abater. Todo mundo comete erros e ninguém é perfeito. Então, por que você busca ser perfeito?

A melhor maneira de lidar com erros é aprender com eles. Olhe o que você fez e, em seguida, se  pergunte o que você poderia ter feito de forma diferente ou melhor nessa situação. Depois de ter sua resposta, coloque o passado para trás. Já se foi. Você não pode mudar o passado, mas pode aprender com ele.

Você continua praticando o mesmo erro uma e outra vez? O que pode fazer para quebrar esse ciclo de comportamento? Talvez evitar lugares ou pessoas que podem te fazer cometer o mesmo erro novamente. Evitar comportamentos que levam ao erro em primeiro lugar.


Retome o controle de seu presente, aprendendo com o passado, em vez de prender-se a ele. Depois de ter se libertado de seu passado e aprendido com seus erros, você estará livre para perseguir seu futuro e desfrutar de seu presente.

__________________

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

 


Você é bem-sucedido?

Artigo Anterior

5 segredos para criar um grande relacionamento:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.