3 razões pelas quais manter um relacionamento apenas pelos filhos pode não ser uma boa ideia:

3min. de leitura

Muitos casais se sentem pressionados a permanecer em um casamento infeliz pelo bem de seus filhos.



Em vez de seguir caminhos separados, eles permanecem em um casamento que não está funcionando e se fazem infelizes para tentar manter seus filhos felizes.

Embora isso possa parecer a decisão certa no momento, ficar juntos apenas pelos filhos pode realmente acabar causando um impacto negativo sobre a sua família.

Aqui estão três razões pelas quais não se devem manter um relacionamento apenas pelos filhos:

1. Isso causará ressentimento

As crianças podem acabar sentindo que precisam escolher um lado, o que pode ser uma grande luta e fonte de ansiedade para elas. Mesmo que vocês tentem esconder os problemas, seus filhos eventualmente verão uma diferença na forma de interação entre vocês. Eles podem acabar se culpando por problemas dentro da família, o que pode levar a baixa autoestima, culpa, ansiedade e ressentimento.



2. Seus filhos irão internalizar seu comportamento

As crianças aprendem sobre relacionamentos observando seus pais interagirem. Elas aprendem como duas pessoas devem se tratar e o que esperar de um parceiro. Seu exemplo pode mostrar-lhes respeito, compaixão e consideração, ou desprezo, despeito e desinteresse. Se você está infeliz em seu casamento, isso é perceptível através de suas palavras e ações, e seus filhos estão prestando muita atenção ao seu exemplo.


3. Seus filhos serão cercados por conflitos

Muitos pais acham que seus filhos são imunes à tensão em casa, desde que não seja direcionada a eles. Mas a tensão entre os pais pode facilmente fluir para o resto da família. Mesmo se não houver gritos, lutas ou abusos, as crianças vão perceber sentimentos de desprezo e infelicidade. Isso as afeta mais do que você imagina. Se o seu filho se sente cercado por tensão e conflito, ele pode ter dificuldade em sentir segurança e felicidade.

Ficar juntos pelo bem dos filhos pode parecer admirável, mas pode acabar criando um ambiente infeliz para eles. Não ensine seus filhos a se acomodarem. Em vez disso, demonstre autorrespeito, independência e limites saudáveis. Pode ser difícil por um tempo, mas um dia eles vão entender, e serão gratos pelo exemplo saudável que você os mostrou.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.