3 surpreendentes benefícios da vitamina D para a saúde – e onde encontrá-la!

A vitamina D é uma das grandes aliadas de nossa saúde. Descubra alguns de seus incríveis benefícios e em quais alimentos você a encontra!



Todos nós já ouvimos falar sobre os benefícios da vitamina D, e não é à toa. Essa vitamina é realmente importante para a nossa saúde e fundamental para levarmos vidas saudáveis, com muita disposição e bem-estar.

Muitas vezes, a vitamina D é chamada de “vitamina do sol”, isso porque é produzida na pele quando somos expostos diretamente à luz solar. No entanto, também podemos encontrá-la em alguns alimentos e suplementos, que nos ajudam a manter o nível adequado dessa vitamina no sangue.

Quando temos vitamina D suficiente no organismo, temos um desenvolvimento saudável dos ossos e dentes e boa imunidade, e nos tornamos mais resistentes a doenças. Mas a lista de funções positivas dessa importante vitamina não para por aqui.


Abaixo, mostramos três outros grandes e surpreendentes benefícios da vitamina D, que certamente o convencerão a colocá-la em sua dieta. Confira!

1. A vitamina D pode ajudar na perda de peso

Um estudo da Universidade de Cambridge, com mulheres, mostrou que aquelas que tomaram um suplemento diário de cálcio e vitamina D foram capazes de perder mais peso do que as que tomaram um suplemento placebo. Os cientistas disseram que o cálcio e a vitamina D extras têm um efeito inibidor do apetite.

Esse é um grande indicador de que você deve adicionar suplementos e alimentos ricos em vitamina D na sua dieta, para que possa colher mais benefícios na perda de peso.



2. Essa vitamina também pode ser uma grande ajuda no combate à depressão

Uma pesquisa norueguesa submeteu pessoas com depressão a suplementos de vitamina D e descobriu que esse experimento provocou melhora em seus sintomas.

Outro estudo concentrado em pessoas com fibromialgia mostrou que a deficiência de vitamina era mais presente nos pacientes que também apresentavam ansiedade e depressão.


3. A vitamina D pode ajudar no combate a doenças

Alguns estudos comprovaram que essa vitamina pode ajudar no combate a doenças.

  • Um estudo de 2006, publicado no Journal of the American Medical Association, mostrou que a vitamina pode ajudar na educação do risco de esclerose múltipla.
  • De acordo com as descobertas de um estudo de 2008, a vitamina D também pode diminuir as chances de desenvolvermos doenças cardíacas.
  • Essa vitamina também é uma poderosa ajuda para reduzir a probabilidade de se desenvolver gripe, segundo uma pesquisa de 2010.

Como podemos perceber, a vitamina D é realmente essencial para uma boa qualidade de vida. Então, para ajudar você a incorporá-la em sua dieta, aqui está uma lista dos alimentos ricos dessa vitamina!

  • Peixes (salmão, sardinha, atum, óleo de fígado de bacalhau).
  • Frutos do mar (camarão, ostras).
  • Cogumelos.
  • Ovos.
  • Fígado de galinha.
  • Vísceras em geral.

E também em alimentos fortificados, como:

  • Cereais.
  • Margarina.
  • Iogurtes.
  • Leite.
  • Suco de laranja.

Esperamos que essas dicas o ajudem a fazer dessa vitamina parte de sua vida. Afinal, os benefícios são incríveis!

Gostou das dicas?

Comente abaixo e compartilhe o artigo com os amigos nas redes sociais!

 

Este conteúdo tem caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.