Desenvolvimento Pessoal

3 truques rápidos para melhorar sua memória:

Existem pessoas que podem se lembrar mais de 20.000 dígitos de PI; e existem pessoas que podem se lembrar de todas as páginas e todas as palavras de um livro; pessoas que podem memorizar mais de 1.500 cartas consecutivas; mas não conseguem se lembrar do que comeram no almoço de ontem.



Essas pessoas não nascem com habilidades especiais. Na verdade, elas conhecem truques simples que elas implementam para disparar a sua capacidade memorial.

Aqui estão 3 truques simples que vão  ajudá-lo a memorizar o que precisa:

Crie uma história


O segredo em lembrar está no formato que você  “grava”, aquilo que você quer lembrar. É muito mais fácil lembrar-se de  uma história, em vez de uma lista de supermercado. Pense nesta história por um momento: “você está tentando lavar suas roupas e  colocar o sabão em sua máquina de lavar, liga a máquina e vai para a cozinha para fazer um sanduíche só com o pão. Você come o sanduíche, mas sente sede. Abre a geladeira e bebe o leite. Depois do sanduíche, você precisa ir ao banheiro mas precisa reabastecer o papel higiênico. Depois de fazer o seu trabalho você quer relaxar por um momento e beber uma taça de vinho.

É mais fácil lembrar a história ao invés de uma lista que diz: “detergente, pão, leite, papel higiênico e vinho” apesar de não parecer.

Na história você tem muito mais detalhes para lembrá-lo dos eventos seguintes (aquilo que você precisa comprar) do que usando uma lista curta. Além disso, há o elemento emocional de imaginar-se fazendo todas essas tarefas, fortificando a sua memória.

Profissionais dizem que quanto mais ridícula é a história, mais você conseguirá se lembrar dela.



Visualize uma imagem

Dizem que uma imagem vale mais do que 1.000 palavras e se isso for verdade, então, comprimir dados em uma imagem pouparia um monte de espaço e energia.

Quando observamos uma imagem, podemos olhar para todos os detalhes simultaneamente.


Se você está tentando lembrar do nome de alguém, visualize um objeto que irá ajudar a lembrá-lo no futuro. Para uma mulher chamada “Joana”, pense na joaninha; para alguém chamado “Paulo” imagine algo que o lembre de São Paulo.

Você pode imaginar qualquer imagem que associe com o nome. No entanto, a maioria dos nomes já estão ajudando muito, como “Rosa”, por isso não é tão difícil.


Crie um acrônimo


Uma das melhores maneiras de comprimir uma grande quantidade de dados em um “arquivo menor” criar um acrônimo das primeiras letras dos elementos.

É muito mais útil lembrar apenas 1 palavra com 10 letras ao invés de 10 palavras, certo?

Usando o exemplo anterior, tente lembrar “dplpv”! É muito mais fácil do que lembrar “detergente, pão, leite, papel higiênico, vinho”, não é?

E na maioria dos cenários você terá cartas para criar uma palavra existente que irá, além disso, facilitar o seu trabalho para lembrar. Por exemplo “matagal” pode estar para “molho, azeite, tempero, açúcar, geleia, arroz e leite” ficando uma forma interessante de se lembrar das coisas.


Se você implementar todos os truques que mencionamos neste artigo, não temos dúvida de que sua memória vai se tornar  muito mais eficiente e você parecerá de outro planeta para as outras pessoas.

________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Coach Code


O dia em que decidi ser feliz,constatei (feliz), que sou uma pessoa que vive com o coração.

Artigo Anterior

5 coisas para nunca se gabar:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.