39 maneiras de impulsionar o poder do seu cérebro:

16min. de leitura
1) Medite: meditação tem sido conhecido por aumentar o QI, aliviar o estresse e promover níveis mais elevados de funcionamento do cérebro. A meditação também ativa o “córtex pré-frontal” do cérebro, uma área responsável pela capacidade de pensamento avançado e desempenho.
 
2) Faça um desenho: Desenhar estimula o hemisfério direito do cérebro e inspira a criatividade. Pegue seus lápis de cor e começe a desenhar o caminho para um cérebro poderoso.
3) Faça exercícios: exercício de longo prazo tem sido comprovada para aumentar o poder do cérebro e até mesmo criar novos neurônios no cérebro. Vá para fora e obter uma alta off natural de sua própria química do cérebro através de exercícios!
 
4) Evite “Junk Food”: foi comprovado que “Junk food” diminui a energia do corpo e promove a “confusão mental”. Corte o “junk food” de sua alimentação, e colha os benefícios de um cérebro mais focado.
5) Respire fundo: A respiração profunda na verdade, aumenta os níveis de oxigênio e de fluxo sanguíneo para o cérebro. 10 a 15 minutos de respiração profunda diárias podem fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida e potencial de funcionamento do cérebro.
 
6) Aprenda uma nova língua: Aprender acrescenta mais estrutura para o cérebro e melhora os centros da fala do cérebro. Hablas espanol? Quem sabe este pode ser o momento para você entrar numa classe ou um programa para complementar suas habilidades no seu trabalho e aumentar o poder do cérebro!
7) Ria mais: O riso provoca a liberação natural de endorfinas do cérebro – substâncias químicas que amenizam a dor e aumentam o bem-estar geral. O riso é um bem conhecido, redutor de estresse natural. Ria de uma comédia, de uma piada, e aumente os níveis de endorfina!
8) Participe de um bom debate: um bom e saudável debate fortalece a capacidade do cérebro de pensar rapidamente e aplicar a inteligência a situações verbais. Trabalhe para aumentar o poder do cérebro envolvendo-se em debates saudáveis.
 
9) Beba vinho tinto: O álcool com moderação tem sido provado por fazer bem para o cérebro. Por quê? É rico em antioxidantes – substâncias químicas que realmente protegem o cérebro! Uma taça por dia para mulheres e duas para os homens é geralmente considerado uma quantidade saudável.
10) Coma de forma saudável: Você sabe o que “saudável” significa?Então por que não comer de forma saudável e melhorar o seu cérebro? O cérebro requer uma certa quantidade de energia para alcançar seu nível máximo de funcionamento. Comendo bolo de chocolate e batatas fritas em vez de peixe e legumes, bem, talvez seja por isso que você não consiga pensar com clareza.
 
11) Mude o seu ambiente: Para manter o cérebro estimulado corretamente, é importante manter a mudar seu ambiente. Conduzir uma nova rota para trabalhar, comer em um restaurante novo na sexta-feira à noite. Faça coisas novas e mude o ambiente, pois ajuda a mudar o cérebro!
12) Definia metas: Estabelecer metas ativa áreas do cérebro associadas com o pensamento positivo e a ação. Definir metas é ótimo para alcançar o sucesso e prosperidade na vida e impulsionar o seu cérebro.
 
13) Escute música: Estudos comprovam que ouvir música fortalece o hemisfério direito do cérebro e, literalmente, muda a estrutura. Esses mesmos estudos descobriram que as pessoas que escutam a música geralmente são mais inteligentes e têm mais inteligência emocional do que aqueles que não o fazem.
 
14) Seja empático: Ser empático e tentar entender as emoções dos outros é uma habilidade que seu cérebro pode aprender. Ser empático é, definitivamente, um jeito poderoso de permitir que o seu cérebro se relacione com as emoções dos outros.
15) Evite o estresse: Um pouco de estresse não fará mal a ninguém. Muito estresse realmente provoca aumentos prejudiciais do hormônio “cortisol”, que em níveis elevados, mata as células cerebrais e suprime o funcionamento do cérebro.
 
16) Pense positivamente: Se você é muito bom em pensar positivamente, há chances de que você já tenha um cérebro mais poderoso do que aqueles “pensam negativamente.” Tire 10 minutos por dia para pensar mais positivamente e comece a perceber uma melhora na capacidade de pensar e solucionar os problemas do dia a dia.
 
17) Faça “Brainstorm”: Uma boa sessão de “brainstorming” para pensar em idéias novas e estimulantes é uma ótima maneira de aumentar a sua capacidade do cérebro para pensar de forma criativa. “Brainstorming” é realmente uma maneira diferente de pensar que vai equipar o seu cérebro com um impulso de criatividade rápida.
18) Escreva um artigo: A escrita está ligada a uma memória melhor e expressão de pensamentos. Quando você escreve, você está fortalecendo a capacidade natural do seu cérebro para transmitir pensamentos e sentimentos. Escrever é uma ótima maneira de exercitar a sua capacidade de analisar e construir um processo de pensamento com raciocínio crítico. Revistas, agendas, entradas de blog e histórias de escrita são formas fenomenais para preencher seu cérebro.
 
19) Aprenda a visualizar: A visualização tem sido associada com foco num nível mais profundo.A visualização tem sido associada a baixa no estresse, aumento da criatividade e melhora no desempenho entre mente-corpo.
20) Tire um tempo para dormir: Certifique-se de cumprir sempre a necessidade do seu cérebro para dormir. O sono limpa a desordem mental e leva embora pensamentos sem importância. Conseguir uma boa noite de sono também pode ser a diferença entre uma memória afiada e os esquecimentos. Cada um tem diferentes necessidades de sono, não deixe de cumprir o seu! Se você não conseguir dormir o suficiente – tire um cochilo …
21) Faça palavras cruzadas: Palavras cruzadas trazem a capacidade do seu cérebro para pensar criticamente e recordar memórias do passado. O desafio de completar palavras cruzadas é definitivamente mentalmente revigorante e estimulante. Se você gosta de ler o jornal, não se esqueça de conferir a seção de palavras cruzadas diariamente e construir o poder do cérebro!
22) Leia Livros: livros de leitura ensinam o seu cérebro a se adaptar e absorver grandes quantidades de informação em curtos períodos de tempo. Livros desafiam suas habilidades de raciocínio e habilidades de memorização, bem como aumento de vocabulário e as habilidades de raciocínio crítico. Você não só aprende alguma coisa nova com a leitura de um livro, mas também seu poder cerebral aumenta à medida que você lê mais livros.
23) Ouça música clássica: Ouvir música clássica ativa o hemisfério esquerdo do cérebro, e é por isso que a música clássica geralmente ajuda os alunos a melhorarem em matemática e redação. Se você ainda não tentou ouvir algum Mozart, considere esta sensação! Mozart tem sido associada a um aumento de 80% nos índices de inteligência espacial!
24) Tire uma soneca: Tirar um cochilo foi provado através de pesquisas que melhoram significativamente o desempenho e habilidades do pensamento. Se você estiver se sentindo cansado ao longo do dia e ter tempo para tirar uma soneca rápida, é recomendado. Sonecas são uma maravilhosa fonte de reforço mental, e reciclagem rápida.
 
25) Desligue a TV: Assistir TV pode não ser a única razão pela qual o cérebro começa a apodrecer, mas é um ingrediente-chave para o processo de apodrecimento. Um pouco de TV nunca fez mal a ninguém, mas definitivamente diminui o seu poder de raciocínio. O ato de assistir TV diminui as ondas cerebrais e provocam um declínio na aptidão do cérebro.
26) Pinte um quadro: Seja capaz de visualizar onde você quer pintar e deixe a criatividade sair. A pintura é um exercício que recebe o pleno funcionamento do lado direito do cérebro e melhora o seu lado criativo. Se você não tentou pintar um quadro, deixe sua mente livre para criar e permita sentir-se mais criativo.
 
27) Chore quando sentir vontade: Não tenha medo de chorar quando for a hora certa! Chorar realmente cura as emoções e promove a circulação saudável dentro do cérebro. Aqueles que são capazes de chorar realmente estão limpando o interior de seu cérebro, que é outra maneira muito saudável para aumentar o poder do cérebro.
 
28) Coma menos: Comer muita comida tem o efeito de diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro e aumentando o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo.
29) Coma o café da manhã: Estudo  comprova que crianças que não costumavam tomar café da manhã, por algum tempo e após começaram a tomar café da manhã, tiveram melhoras nas notas de matemática. O café da manhã é a refeição mais importante do dia – ele fornece ao seu corpo combustível para o resto do dia. Se você não tem tempo para tomar um café da manhã completo ao acordar, pelo menos faça tipo de lanche saudável. Você daria a seu cérebro uma vantagem poderosa!
30) Saia para uma caminhada: Exercício definitivamente beneficia o cérebro, e caminhar é uma ótima forma de exercício que é fácil e muito eficaz para aumentar a capacidade intelectual. Caminhar põe sua mente em um estado relaxado de pensamento claro e função cerebral. A caminhada dá o seu cérebro a chance de passear e libertar-se de quaisquer pensamentos perturbadores.
 
31) Imite os outros: Ser capaz de imitar as ações e falar de outras formas ativa várias áreas do cérebro que normalmente estão inativas. Imitando os outros, pode ser feito de uma forma divertida, de forma lúdica, e pode melhorar o poder do cérebro e da capacidade natural do cérebro de se adaptar rapidamente quando confrontados com novas situações.
 
32) Resolva quebra-cabeças: resolver quebra-cabeças é uma ótima maneira de estimular a sua capacidade do cérebro para pensar e processar as informações de forma crítica. Quebra cabeças são instigantes, desafiadores e uma atividade divertida. A grande coisa sobre quebra-cabeças é que eles exigem a atividade no hemisfério esquerdo do cérebro para trabalhar, e transferem as informações para o centro visual do hemisfério direito do cérebro. Quer um cérebro mais integrado? Resolver um quebra-cabeça!
33) Reduza o consumo excessivo de álcool: O álcool em moderação não é terrível para o cérebro, porém o excesso de álcool é prejudicial para a saúde do cérebro e suas funções. Se você quiser aumentar o poder do cérebro, cortar o álcool é uma ótima maneira de fazê-lo. O álcool pode causar problemas de memória e incentivar “lapsos mentais”.
34) Viva uma vida sem drogas: Todo mundo sabe que as drogas são ruins para si. Drogas não incentivam a criatividade, eles matam a criatividade e destroem as células cerebrais. Dependendo da droga, os efeitos podem variar de hemorragia cerebral, a perda de células, a deficiência no crescimento neuronal. Viva livre das drogas e manter o cérebro mais poderoso!
35) Beba sucos naturais: Beber sucos de vegetais e frutas frescas revitalizam o cérebro e fornece os nutrientes necessários para suas células de uma forma refrescante. A maioria dos sucos fornecem ao seu cérebro nutrientes vitais que, por sua vez, lhe proporcionam mais energia mental e foco.
36) Faça sexo: Ter relações sexuais é uma ótima maneira de liberar hormônios vitais naturalmente no cérebro. Quando envolvido em um relacionamento amoroso, o sexo melhora a conexão social, bem como a inteligência emocional. O sexo permite aliviar o stress, e é uma ótima maneira de dar a seu cérebro um impulso. Há chances de que o sexo também irá melhorar a sua confiança e capacidade de pensar positivamente!
 
37) Mantenha-se em aprendizagem: Se você estiver na escola, as chances são boas que você vai aumentar seu poder cerebral! Ocupando-se trabalho da escola, estudos para provas, significam dar a seu cérebro um bom treino nas áreas de auto-disciplina, aprendizado e processamento mental. Permaneça na escola, ou faça alguma coisa para estar sempre aprendendo algo novo!
 
38) Faça perguntas: Fazer perguntas é uma forma fenomenal para manter o cérebro em forma. Adquira o hábito de questionar os outros e os seus pensamentos. As perguntas podem provocar novos pensamentos e idéias e é uma ótima maneira de aumentar o poder do cérebro!
 
39) Releia esta listagem: Quer aumentar seu poder cerebral? Releia esta lista e destaque os métodos que você pode aplicar à sua vida. Imprima essa lista e deixe em algum lugar que você vai ver todos os dias. Dessa forma, quando você ver a lista, você pode dar uma olhada e escolher aleatoriamente uma atividade para aumentar o seu poder de cérebro! Tente uma coisa por vez, e vá adquirindo novos hábitos.

Este texto foi traduzido e adaptado, clique aqui para ler o original.



Tente coisas novas e
Alimente uma vida mais saudável!
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* Matéria atualizada em 03/12/2015 às 10:00






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