4 dicas para praticar a gratidão em momentos desafiadores:

A primeira coisa que devemos saber é que é impossível acrescentar algo em nossas vidas, quando não somos gratos.

Todos nós sabemos que a gratidão é a chave mestra que abre a porta para a realização de nossos sonhos, mas o que não sabemos ainda, é que a gratidão pode ser expressa de inúmeras formas.

Quando somos gratos o universo se move ao nosso favor, é como se o nosso criador dissesse “É isso aí, você está seguindo o caminho certo”.

Mas como podemos explorar o máximo que o universo tem a nos oferecer?

Como ser grato em momentos difíceis?

Como praticar a gratidão quando não se tem dinheiro, saúde ou paz?

1. Ser grato na falência

A falência financeira é algo que todos temem passar, existem pessoas que passam pela falência e depois recuperam tudo o que perderam e há pessoas que passam a vida endividadas e não conseguem juntar dinheiro, mas o que as diferem? Qual é o padrão?

Ser grato quando não se tem dinheiro é algo desafiador, pois devemos mudar o padrão de pensamento. Uma dica importante que sugiro é ser grato por buscar ideias para enriquecer. Mas, como assim?

Bem, se você quer ter prosperidade financeira primeiramente agradeça ao universo, agradeça por ter a capacidade de pensar em como ganhar dinheiro, agradeça por ter mãos para buscar seu sustento, agradeça por ter olhos para observar as circunstâncias, agradeça por ter um cérebro saudável para gerar algo inovador.

Mesmo não tendo dinheiro podemos ser gratos por ter sabedoria em buscá-lo, sendo assim, o universo agirá ao seu favor


2. Ser grato na doença

Muitas pessoas, diariamente, temem quando recebem um diagnóstico ruim sobre sua saúde, dependendo do que vem escrito dentro no envelope do exame é o suficiente para desestabilizar qualquer ser humano. Mas como podemos praticar a gratidão em momentos de doença?

A melhor maneira para ter gratidão em um momento controverso deste é agradecer ao universo por ter forças, agradecer por respirar mesmo que fracamente, agradecer por poder ter tato para tocar os que o amam, agradecer por orar e ter a oportunidade de pedir uma segunda chance.

Mesmo que você não ande, não fale, não enxergue, agradeça por pensar, por ter a mente saudável, agradeça por ter conhecimento, agradeça ao universo agora, pois você já sabe que é na gratidão e na oração que muitos conseguem a cura, e isto já foi comprovado pela ciência, pessoas gratas conseguem ser mais saudáveis.


3. Ser grato na perda

Todas as pessoas passam por isso, pois não somos seres isolados. A perda de um ente querido. Como ter gratidão em um momento tão devastador?

Seria hipocrisia aconselhar em ser grato quando se perde alguém que ama. Haverá momentos que podemos agradecer ao universo por levar alguém que esteja passando por um terrível sofrimento físico, pois não devemos segurar ninguém aqui nesta terra, sabendo que essa pessoa está em sofrimento, isso seria egoísmo. A gratidão virá somente depois, quando entendemos a razão por passarmos pela perda. Podemos ser gratos ao universo por conseguir superar a dor, lembrando que superar a perda não alivia o sentimento da saudade, pois somos seres insubstituíveis.


4. Ser grato em situações limite

O estresse está na lista das doenças que mais foi diagnosticada nas últimas décadas, e quando passamos por uma situação de desafio ou medo tendemos a sobrecarregar nossos corpos com sentimentos negativos ou ruins. Digo isto, pois pessoas que estão sofrendo, ou passando por uma situação de limite tendem a reclamar das circunstâncias as quais elas estão inseridas, isso gera desmotivação na vida de quem passa por isso, causando revolta ou dúvida acerca do futuro. Esses sentimentos devem ser evitados, pois não conseguimos transmitir para o universo nossa gratidão.

Pessoas que estão passando por esses momentos delicados poderão expressar com sinceridade sua gratidão ao universo, mas a primeira coisa que elas devem focar é em mudar o padrão de pensamento e buscar algo de positivo nesta situação.

Não é fácil dependendo do grau ou estado em que está a doença, mas devemos começar por algum lugar. No caso do estresse, a melhor situação é começar a agradecer por ter resistência em enfrentar inúmeros problemas de uma só vez, não são todas as pessoas que conseguem isso.

Concluindo, somos seres adaptáveis. Para cada situação desafiadora que passamos, devemos sempre expressar nossa gratidão ao universo. Essa ação é primordial para fazer a grande engrenagem funcionar!

O universo continua girando e não devemos interromper seu funcionamento sendo ingratos. Lembrem-se de que: quanto mais formos gratos, mais rápido alcançaremos nossos objetivos.

______________

Direitos autorais da imagem de capa: ambrozinio / 123RF Imagens



Deixe seu comentário